Aula 6 - Dados estatísticos e suas representações gráficas Flashcards
Livro: Estatística - BONAFINI, F.C.
Páginas 12-18.
Como construir uma distribuição de frequência para um conjunto de dados:
- definir o número de classes. Recomendam-se de 5 a 20;
- identificar a amplitude total e aferir a largura de classe, obtida quando se divide a amplitude pelo número de classes;
- encontrar os limites de classe superior e inferior para cada;
- contar a ocorrência dentro das classes e definir a distribuição de frequência.
Ponto médio: quando se somam os limites superior e inferior de uma classe e se divide o resultado por 2.
Frequência relativa: é um valor que corresponde à porcentagem. É obtida quando se divide a frequência que se quer calcular sobre o valor total de indivíduos.
Frequência acumulada: é o resultado da soma da frequência alternativa de uma classe com a de todas as outras inferiores a ela.
Fronteira de classe: somam-se os dois limites e os dividem por 2.
Histograma: um diagrama de barras que atende a três requisitos - as barras devem ser desenhadas encostadas entre si; no eixo vertical ficam as frequências de classes e no horizontal, as subdivisões.
Polígonos de frequência: nele, os eixos x e y do histograma são os mesmos. O que muda é a representação gráfica dos dados. Em vez de barras, utilizam-se pontos que simbolizam a intersecção do ponto médio com a frequência como referência e traça-se uma linha que unifique todos os valores.
Ogiva: ou gráfico de frequência acumulada, tem como principal função nos possibilitar identificar o quanto determinada classe é responsável ou não por um acréscimo na quantidade total. O caminho para a produção de uma ogiva é o seguinte:
- construir: construa uma distribuição de frequência que inclua as frequências acumuladas.
- definir: defina os eixos vertical e horizontal. O vertical (y) terá as frequências acumuladas; no horizontal vão os pontos máximos das fronteiras de classe.
- conectar: conecte os pontos, da esquerda para a direita, traçando uma reta.
Diagrama ramo-e-folhas: divide os dados de acordo com sua ordem de grandeza; dividimos as dezenas de um lado e as unidades de outro.
Diagrama de pontos: devemos traçar uma linha horizontal e nela dispor os valores da variável, inserindo um ponto sobre cada ocorrência identificada.
Gráfico setorial: ou gráfico de pizza, pode ser aplicado também em variáveis qualitativas.