ARQUIVOLOGIA Flashcards
O que são arquivos?
Para o DBTA
- Conjuntos de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independente da natureza do suporte.
- Instituição ou serviço que tem por finalidade a custódia, o processamento técnico, a conservação e o acesso a documentos.
- Instalações onde funcionam arquivos.
- Móvel destinado a guarda de documentos.
O que é o princípio da proveniência?
Também chamado de princípio do respeito aos fundos ou método histórico, é o conjuntos de documentos de uma mesma proveniência, os arquivos devem respeitar a sua origem, devem respeitar o lugar de onde vêm, ou seja, a sua proveniência.
Qual a diferença de fundos abertos e fundos fechados?
Nos fundos abertos, novos documentos podem ser acrescentados pois a entidade produtora continua em funcionamento. Já nos fundos fechados, em geral não se pode mais acrescentar documentos pois a entidade produtora encerrou suas atividades.
O que o princípio da organicidade?
Para o DBTA a organicidade é relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora.
Dessa forma o princípio da Organicidade nada mais é do que a relação que é naturalmente estabelecida entre os documentos que são produzidos por uma mesma entidade produtora.
O que é o princípio da unicidade?
Independentemente de sua forma, gênero, tipo ou suporte, os
documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função de seu contexto de produção.
O termo arquivo pode ser utilizado para denominar o local onde um acervo documental será conservado, bem como para designar um órgão governamental cuja finalidade é guardar e conservar documentações
Correto!
Quais as definições de arché, archeion e archivum?
Arché –> “Palácio dos Magistrados”,
Archeion –> “Local de guarda e depósito de documentos” e
Archivum -> “Local de guarda de documentos e outros títulos”.
A constituição do fundo arquivístico de determinado órgão público é resultado da aplicação do princípio da proveniência.
CORRETO!
Lembre-se do Princípio da Proveniência, que estudamos ao longo da aula: o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também é chamado princípio do respeito aos fundos. Em relação aos fundos, lembre-se que o DBTA diz que são conjuntos de documentos de uma mesma proveniência e que é um termo que equivale à arquivo. Então, para não complicar, fundo e arquivo são sinônimos.
Os documentos são acumulados de acordo com as atividades da instituição, ou seja, sua acumulação ocorre dentro das transações por ela executadas.
CORRETO!
o princípio da Cumulatividade/Naturalidade diz que
o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica. Lembre-se que ao longo do tempo a entidade vai natural e progressivamente acumulando documentos produzidos de forma orgânica e relacionados as suas atividades. Esse princípio está, portanto, diretamente ligado a própria definição de Arquivos.
O que são documentos?
Unidades de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato.
Informação: “elemento referencial, noção, ideia ou mensagem contida em um documento”. É o significado que está contido em um suporte e, com ele, forma o documento.
Suporte: “Material no qual são registradas as informações”. Exemplos comuns de suportes são papel, microfilme, CD, DVD, pendrive, etc. Note que o suporte é o elemento físico que contém uma
informação. Os dois, conjuntamente, formam um documento.
Formato: Conjunto das características físicas de apresentação, das técnicas de registro e da estrutura da informação e conteúdo de um documento. Exemplos: livro, caderno, mapa, planta, etc.
Definição de documentos
Documento é sempre constituído por Suporte + Informação, ou seja, o suporte é o material no qual são registradas informações. Exemplos: Papel, disco magnético, fita magnética, filme de nitrato, papiro, pergaminho, argila, CD, DVD, pen drive, entre outros.
(VUNESP/CM Piracicaba-SP/Arquivista/2019) Os documentos são constituídos por elementos internos e externos, sendo que alguns teóricos incluem, também, elementos intermediários e de utilização.
Quando se classifica um documento em pré-original, original ou pós-original é o mesmo que classificálo segundo:
FORMA
A classificação de acordo com a Forma é também conhecida por Tradição Documental. Lembre-se que há um termo chamado “ingenuidade documental” que é o grau de relação de um documento com seu original. É disso que estamos falando quando nos referimos a classificação quanto à Forma do documento.
Em relação a sua forma um documento pode ser considerado uma minuta (pré-original), um original ou uma cópia (pós original). Há ainda elementos entre esses estágios, como os rascunhos, ampliações, etc.
Pela unicidade, cada documento deve assumir um lugar único na estrutura documental do grupo ao qual pertence no universo documental.
CORRETO
A classificação nada mais é do que o ato de reunir os iguais e segregar os diferentes. Essa atividade, para ser bem executada, precisa levar em consideração o contexto em que o item está inserido. Um mesmo documento pode assumir uma classificação dentro de um conjunto A e outra dentro do conjunto B.
Assim, a classificação deve estar atenta à Unicidade. Característica/Princípio esse que dá ao documento um lugar único dentro do conjunto o qual está inserido.
O que é o princípio da Organicidade?
Se um arquivo é formado por um conjunto de documentos que se originam de ações articuladas em prol da missão de uma entidade, tem-se que ele resulta em um todo orgânico cujas partes são inter-relacionadas de modo a fornecer o sentido do conjunto.
VUNESP 2019 O modelo orgânico corresponde ao princípio norteador da organização dos fundos com arranjo interno determinado pela estrutura, função e tipologia.
Princípio arquivístico segundo o qual o arquivo deve conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu. Trata-se da definição do princípio:
Do respeito à ordem original
Atenção, algumas bancas podem utilizar os outros nomes dados a esse princípio, como: Ordem Primitiva ou Santidade. Ele orienta que seja conservado a ordem física ou intelectual dos documentos.
Qual o princípio arquivístico que, de acordo com as normas de descrição arquivísticas, norteia a organização da descrição do geral para o particular?
Respeito aos fundos
“O princípio de que a descrição arquivística procede do geral para o particular é uma consequência prática do princípio do respeito aos fundos”.