ARQUIVOLOGIA Flashcards

1
Q

O que são arquivos?

A

Para o DBTA

  • Conjuntos de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independente da natureza do suporte.
  • Instituição ou serviço que tem por finalidade a custódia, o processamento técnico, a conservação e o acesso a documentos.
  • Instalações onde funcionam arquivos.
  • Móvel destinado a guarda de documentos.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O que é o princípio da proveniência?

A

Também chamado de princípio do respeito aos fundos ou método histórico, é o conjuntos de documentos de uma mesma proveniência, os arquivos devem respeitar a sua origem, devem respeitar o lugar de onde vêm, ou seja, a sua proveniência.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Qual a diferença de fundos abertos e fundos fechados?

A

Nos fundos abertos, novos documentos podem ser acrescentados pois a entidade produtora continua em funcionamento. Já nos fundos fechados, em geral não se pode mais acrescentar documentos pois a entidade produtora encerrou suas atividades.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O que o princípio da organicidade?

A

Para o DBTA a organicidade é relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora.
Dessa forma o princípio da Organicidade nada mais é do que a relação que é naturalmente estabelecida entre os documentos que são produzidos por uma mesma entidade produtora.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O que é o princípio da unicidade?

A

Independentemente de sua forma, gênero, tipo ou suporte, os
documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função de seu contexto de produção.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O termo arquivo pode ser utilizado para denominar o local onde um acervo documental será conservado, bem como para designar um órgão governamental cuja finalidade é guardar e conservar documentações

A

Correto!

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Quais as definições de arché, archeion e archivum?

A

Arché –> “Palácio dos Magistrados”,
Archeion –> “Local de guarda e depósito de documentos” e
Archivum -> “Local de guarda de documentos e outros títulos”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

A constituição do fundo arquivístico de determinado órgão público é resultado da aplicação do princípio da proveniência.

A

CORRETO!
Lembre-se do Princípio da Proveniência, que estudamos ao longo da aula: o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também é chamado princípio do respeito aos fundos. Em relação aos fundos, lembre-se que o DBTA diz que são conjuntos de documentos de uma mesma proveniência e que é um termo que equivale à arquivo. Então, para não complicar, fundo e arquivo são sinônimos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Os documentos são acumulados de acordo com as atividades da instituição, ou seja, sua acumulação ocorre dentro das transações por ela executadas.

A

CORRETO!
o princípio da Cumulatividade/Naturalidade diz que
o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica. Lembre-se que ao longo do tempo a entidade vai natural e progressivamente acumulando documentos produzidos de forma orgânica e relacionados as suas atividades. Esse princípio está, portanto, diretamente ligado a própria definição de Arquivos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O que são documentos?

A

Unidades de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato.
Informação: “elemento referencial, noção, ideia ou mensagem contida em um documento”. É o significado que está contido em um suporte e, com ele, forma o documento.
Suporte: “Material no qual são registradas as informações”. Exemplos comuns de suportes são papel, microfilme, CD, DVD, pendrive, etc. Note que o suporte é o elemento físico que contém uma
informação. Os dois, conjuntamente, formam um documento.
Formato: Conjunto das características físicas de apresentação, das técnicas de registro e da estrutura da informação e conteúdo de um documento. Exemplos: livro, caderno, mapa, planta, etc.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Definição de documentos

A

Documento é sempre constituído por Suporte + Informação, ou seja, o suporte é o material no qual são registradas informações. Exemplos: Papel, disco magnético, fita magnética, filme de nitrato, papiro, pergaminho, argila, CD, DVD, pen drive, entre outros.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

(VUNESP/CM Piracicaba-SP/Arquivista/2019) Os documentos são constituídos por elementos internos e externos, sendo que alguns teóricos incluem, também, elementos intermediários e de utilização.
Quando se classifica um documento em pré-original, original ou pós-original é o mesmo que classificálo segundo:

A

FORMA
A classificação de acordo com a Forma é também conhecida por Tradição Documental. Lembre-se que há um termo chamado “ingenuidade documental” que é o grau de relação de um documento com seu original. É disso que estamos falando quando nos referimos a classificação quanto à Forma do documento.
Em relação a sua forma um documento pode ser considerado uma minuta (pré-original), um original ou uma cópia (pós original). Há ainda elementos entre esses estágios, como os rascunhos, ampliações, etc.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Pela unicidade, cada documento deve assumir um lugar único na estrutura documental do grupo ao qual pertence no universo documental.

A

CORRETO
A classificação nada mais é do que o ato de reunir os iguais e segregar os diferentes. Essa atividade, para ser bem executada, precisa levar em consideração o contexto em que o item está inserido. Um mesmo documento pode assumir uma classificação dentro de um conjunto A e outra dentro do conjunto B.

Assim, a classificação deve estar atenta à Unicidade. Característica/Princípio esse que dá ao documento um lugar único dentro do conjunto o qual está inserido.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O que é o princípio da Organicidade?

A

Se um arquivo é formado por um conjunto de documentos que se originam de ações articuladas em prol da missão de uma entidade, tem-se que ele resulta em um todo orgânico cujas partes são inter-relacionadas de modo a fornecer o sentido do conjunto.

VUNESP 2019 O modelo orgânico corresponde ao princípio norteador da organização dos fundos com arranjo interno determinado pela estrutura, função e tipologia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Princípio arquivístico segundo o qual o arquivo deve conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu. Trata-se da definição do princípio:

A

Do respeito à ordem original
Atenção, algumas bancas podem utilizar os outros nomes dados a esse princípio, como: Ordem Primitiva ou Santidade. Ele orienta que seja conservado a ordem física ou intelectual dos documentos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Qual o princípio arquivístico que, de acordo com as normas de descrição arquivísticas, norteia a organização da descrição do geral para o particular?

A

Respeito aos fundos
“O princípio de que a descrição arquivística procede do geral para o particular é uma consequência prática do princípio do respeito aos fundos”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

IMPORTANTE GRAVAR

A

Arquivo - é a acumulação ordenada de documentos, em sua maioria textuais, criados por
uma instituição ou pessoa, no curso de sua atividade, e preservados para a consecução de
seus objetivos, visando a utilidade que poderão oferecer no futuro.
Biblioteca - é o conjunto de material, em sua maioria impresso, disposto ordenadamente
para estudo, pesquisa e consulta.
Museu - é uma instituição de interesse público, criada com a finalidade de conservar,
estudar e colocar à disposição do público conjuntos de peças e objetos de valor cultural.
Centro de Documentação - é o órgão de documentação que colige (reúne), armazena,
classifica, seleciona e dissemina toda a informação e documentos sob seu poder. Inclui
atividades da biblioteconomia, da arquivística e da informática.

18
Q

O arquivo tem natureza natureza organizacional e operacional?

A

NÃO!
Natureza organizacional e operacional: esta é um pouco mais complexa. A natureza é na verdade orgânica, como vimos acima e não organizacional. O conceito “operacional” também não é o melhor a esta altura. Deveria ser usado o conceito “funcional” para arquivo. Dessa forma arquivos tem documentos que são gerados de maneira orgânica e funcional e não organizacional e operacional.

19
Q

Artigo 26 - Fica criado o Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), órgão vinculado ao
Arquivo Nacional, que definirá a política nacional de arquivos, como órgão central de um
Sistema Nacional de Arquivos (SINAR).
§ 1º - O Conselho Nacional de Arquivos será presidido pelo Diretor-Geral do Arquivo
Nacional e integrado por representantes de instituições arquivísticas e acadêmicas,
públicas e privadas.
§ 2º - A estrutura e funcionamento do conselho criado neste artigo serão estabelecidos em
regulamento.

A

O mais importante é você gravar que o Conarq define a política nacional de arquivos e é o órgão central do SINAR - Sistema Nacional de Arquivos.

20
Q

MUITO CUIDADO

A

Chamo atenção desse tema pois, embora muito específico, sempre foi um tema cobrado pelas bancas e que pode gerar confusão ao aluno. A partir de agora, se a banca não fizer qualquer referência ou citar a Lei 8.159/1991, o Conarq continua sendo “vinculado” ao Arquivo Nacional, porém, caso cite o Decreto 10.148/2019, o Conarq passa a ser “instituído no âmbito do Arquivo Nacional” e não mais vinculado.
Cuidado!!

21
Q

ATENÇÃO

A

Inciso III - a redação antiga dizia que competia ao Conarq propor ao Ministro de Estado da
Justiça normas legais necessárias ao aperfeiçoamento e à implementação da política
nacional de arquivos públicos e privados. A nova redação diz que cabe ao Conarq, propor
ao mesmo Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública atos normativos (e não
normas legais) necessários ao aprimoramento e à implementação da política nacional de
arquivos públicos e privados.

Inciso X - a redação antiga dizia que competia ao Conarq propor ao Presidente da
República, por intermédio do Ministro de Estado da Justiça, a declaração de interesse
público e social de arquivos privados. A nova redação diz que cabe ao Conarq, propor ao
Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública (e não mais ao Presidente da
República!) a declaração de interesse público e social de arquivos privados.

Inciso III - a redação antiga previa dois representantes do Poder Judiciário Federal no
Conarq. Na nova redação, a representatividade caiu para apenas um, embora o Executivo
e o Legislativo continuem com dois. Preste atenção pois não é algo intuitivo.

22
Q

O órgão vinculado ao Arquivo Nacional, que definirá a política nacional de arquivos, como órgão central de um Sistema Nacional de Arquivos (SINAR) é a/o:

A

CONARQ - Conselho Nacional de Arquivos
A banca está se referindo ao Conarq, e toma como base a redação da Lei 8.159/1991 e não a nova redação do Decreto 10.148/2019, ou seja, refere-se ao Conarq como órgão vinculado ao Arquivo Nacional.

23
Q

O que é o SINAR?

A

SINAR é um sistema composto por diversas organizações brasileiras (especialmente órgãos de documentação) relacionadas à Arquivística no país. Sua principal função é a implementação de uma política nacional de arquivos. Tem como órgão central o próprio Conarq.

24
Q

O que é o diagnostico arquivistico?

A

O Diagnóstico Arquivístico é um instrumento de controle da eficiência organizacional. Este
tem por objetivo avaliar e planejar normas e procedimentos, tomar medidas corretivas,
controlar periodicamente a padronização da gestão de documentos e verificar os fatores
que limitam o funcionamento das áreas de Arquivo e Protocolo.

25
Q

O princípio segundo o qual “os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos” é o da

A

PROVENIÊNCIA
Princípio da Proveniência, procedência ou de respeito aos fundos (respect des fonds): Respeitar o órgão de origem mantendo separados os documentos de cada órgão e a ordem estrita da disposição dos documentos no interior de um fundo. Princípio da proveniência, procedência ou de respeito aos fundos (respect des fonds): segundo esse princípio, os arquivos devem ser organizados por fundos ou núcleos de uma mesma fonte produtora.

26
Q

Paes (2005) define a “unidade de arquivamento, formada por documentos diversos, pertinentes a um determinado assunto ou pessoa” como

A

DOSSIê
DOSSIÊ: unidade de arquivamento formada por documentos diversos, pertinentes a um determinado assunto ou pessoa (PAES, p. 26, 2004).

FUNDO: é o conjunto de documentos de uma mesma proveniência (Dicionário brasileiro de terminologia arquivística, p. 97, 2005).

27
Q

Qual princípio estabelece que o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras?

A

Princípio da proveniência

28
Q

Como é definida a teoria das trÊs idades?

A

Para o DBTA a Teoria das 3 Idades é a teoria segundo a qual os arquivos são “considerados
arquivos correntes, intermediários ou permanentes, de acordo com a frequência de uso
por suas entidades produtoras e a identificação de seus valores primário e secundário”.

29
Q

Artigo importante para decorar

A

Art. 8º - Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e
permanentes.
§ 1º - Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem
movimentação, constituam objeto de consultas frequentes.
§ 2º - Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente
nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação
ou recolhimento para guarda permanente.
§ 3º - Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico,
probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.

30
Q

O que são arquivos correntes? ou primeira idade ou primeira fase?

A

Conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, pelo seu valor primário, é objeto de
consultas frequentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração.

31
Q

O que são arquivos intermediários ou de segunda idade ou segunda fase?

A

São aqueles que não são mais de uso corrente, a consulta é restrita ao produtor.
Os arquivos intermediários são transitórios e, também, são conhecidos como “limbo”, “pré-arquivo” ou “purgatório”.
Conjunto de documentos originários de arquivos correntes, com uso pouco frequente, que
aguarda destinação. Também chamado pré-arquivo.

32
Q

O que são arquivos permanentes?

A

É a terceira e ultima fase do ciclo de vida dos arquivos.
Conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função de seu valor.
Também chamado arquivo histórico.
Nesta fase do ciclo vital o arquivo e seus documentos passam a interessar mais aos pesquisadores (fins científicos, sociais e culturais) do que aos produtores. Sendo assim os arquivos Permanentes devem situar-se em lugares acessíveis e dotados de salas de pesquisas para atender ao público como centros culturais, de informação, Universidades, etc. Considerando que a consulta é liberada ao público (especialmente no caso de arquivos públicos), é importante também que possuam salas de consulta adequadas.

33
Q

Quais são as sete funções arquivisticas mais aceitas hoje?

A

Rosseau e Couture: São elas: criação / produção, classificação, avaliação, descrição, aquisição, difusão e preservação.

34
Q

Um documento que é classificado de acordo com sua espécie, significa que:

A

É a configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nesse contidas.

35
Q

(VUNESP/Pref. Itapezvi-SP/Arquivista/2019) De acordo com a terminologia arquivística, a relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora é a definição de:

A

Organicidade
. Organicidade segundo Heloísa Bellotto é a qualidade
segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, as funções e as atividades da entidade
produtora/acumuladora em suas relações internas e externas. Note que este conceito se refere ao vínculo estabelecido entre as atividades da instituição e os documentos produzidos. É a isso basicamente que se atribui a Organicidade (produção orgânica de documentos, ou seja, relacionada as atividades da organização) e não as relações estabelecidas com o fundo, que remete a alternativa anterior que se refere à Unicidade.

36
Q

O princípio, segundo o qual os arquivos devem se organizar conforme a competência
e as atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável por sua produção ou acumulação, é o da:

A

Proveniência O princípio da proveniência é um princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio do respeito aos fundos.

37
Q

Documento autêntico é aquele que:

A

É de fato o que parece ser. O princípio da Autenticidade diz respeito à qualidade
de um documento e não se relaciona com o seu conteúdo. Diz o princípio que o documentonão sofreu qualquer tipo de alteração, corrompimento ou adulteração.

38
Q

) Em um arquivo histórico municipal, as coleções
privadas não devem ser misturadas aos documentos oriundos da administração municipal. Os princípios arquivísticos que provocam essa interdição no caso de assuntos idênticos e no caso de assuntos diferentes, são, respectivamente:

A

Princípio do respeito aos fundos em ambos os casos.
Os arquivos devem respeitar a sua origem, devem respeitar o lugar de onde vêm, ou seja, a sua proveniência. Dessa forma, ao ser arquivado em qualquer local e com base no princípio da Proveniência (ou do Respeito aos Fundos), este arquivo não deve nunca ser
misturado a arquivos provenientes de outros locais, ou de outros fundos. Isso vale para os dois casos do enunciado. O princípio também é conhecido por “Método Histórico”.

39
Q

.(VUNESP/CM Piracicaba-SP/Arquivista/2019) No que diz respeito à acumulação, a qualidade que difere um documento de arquivo daquele que integra uma coleção é a:

A

Naturalidade
Atenção pois o princípio da Naturalidade é mais conhecido por Cumulatividade. Mas é necessário conhecer as duas definições. É exatamente este princípio que se relaciona ao caráter de formação progressiva, natural e orgânica dos arquivos. É com base nele que
um arquivo naturalmente produzido por uma entidade difere de outro adquirido ou colecionado, por exemplo, por uma biblioteca.

40
Q

Ao conjunto de procedimentos técnicos e operacionais referentes às atividades de produção, tramitação, classificação, avaliação e arquivamento de documentos, dá-se o nome de

A

Gestão de documentos
Lei 8.159/91:
Art. 3º - Considera-se** gestão de documentos** o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

41
Q

As saliências colocadas na parte superior das pastas de arquivo, em que se colocam os nomes pertinentes a cada uma, são denominadas

A

PROJEÇÕES