35. Metabolismo de Lipoproteínas Flashcards
🔅Metabolismo de lipídios exógenos (alimentares)
- 95% dos lipídios alimentares são Triglicerídeos e o restante Fosfolipídios, AG livres, colesterol (presente nos alimentos como colesterol esterificado) e vitaminas lipossolúveis
Os triglicerídios alimentares são digeridos no estômago e no duodeno em monoglicerídios e AGL por lipase gástrica, emulsificação pelo peristaltismo vigoroso do estômago e lipase pancreática. Os ésteres alimentares de colesterol são desesterificados em colesterol livre por esses mesmos mecanismos.
Monoglicerídios, AGL e colesterol livre são então solubilizados no intestino pelas micelas dos ácidos biliares, que os transportam para os vilos intestinais para serem absorvidos.
Uma vez absorvidos pelos enterócitos, são remontados em triglicerídios e empacotados com colesterol em QM, a maior das lipoproteínas.
Os QM transportam triglicerídios e colesterol alimentares dos enterócitos, através dos vasos linfáticos, para a circulação.
Nos capilares dos tecidos adiposo e muscular, a apoproteína C II (apo C II) dos QM ativa a lipoproteína lipase (LPL) endotelial, que converte 90% dos triglicerídeos dos QM em AGL e glicerol, os quais são captados pelos adipócitos e pelas células musculares para utilização como fonte e armazenamento de energia.
Os remanescentes de QM, ricos em colesterol, circulam então de volta para o fígado, onde são removidos em um processo mediado pela apo E.
🔅Metabolismo de lipídios endógenos
Os lipídios sintetizados ou empacotados no fígado são distribuídos aos tecidos periféricos pela VLDL. A extração dos lipídeos da VLDL converte, gradualmente, parte da VLDL em LDL, que transporta o colesterol para os tecidos extrahepaticos ou de volta para o fígado. O fígado capta LDL, remanesceste de VLDL (lipoproteína de densidade intermediária ou chamada de IDL) e os remanescentes de por endocitose mediada por receptor. O excesso de colesterol nos tecidos extra-hepáticos é transportado de volta ao fígado como HDL pelo transporte reverso do colesterol
METABOLISMO DOS LIPÍDIOS
Na circulação, os lipídios são transportados na forma de agregados lipoproteicos conhecidos como lipoproteínas.
Principais lipoproteínas plasmáticas 1. Metabolismo exógeno Quilomícrons Remanescentes 2. Metabolismo endógeno VLDL IDL LDL HDL
Lipoproteína é um agregado de moléculas, com um núcleo central hidrofóbico rico em triglicerídeos e éster de colesterol, sendo circundado por uma monocamada de glicerofosfolipídeos (Colesterol livre, os fosfolipídeos e as proteínas (apoproteina/apoliproteinas), estão dispostos na porção periférica)
As lipoproteínas de interesse: quilomicron (QM: 1000nm), VLDL (70nm), IDL (40nm), LDL (20nm), HDL (10nm) e a Lipoproteína A (Lp a).
🔅QM é uma proteína que só está no plasma do indivíduo saudável depois da refeição. Quando você colhe o sangue de um indivíduo de jejum de mais de 12 horas, não pode ter mais QM no sangue, a não ser que esse paciente tenha uma doença, uma dislipidemia (gordura no sangue). É formado no _____. É uma partícula rica em triglicéride da dieta, mas também contém o colesterol que você comeu.
🔅VLDL é formada no ____. É uma lipoproteína que serve para transportar o triglicéride que foi sintetizado no fígado. Toda vez que alimentamos, a gente converte o excesso de carboidrato e aminoácido em gordura no fígado, e isso tem que ser enviado para o tecido adiposo que é o local de armazenamento.
🔅LDL é o resultado do ______. Ela é sintetizada no plasma e faz o transporte de colesterol para os tecidos extra-hepáticos.
🔅HDL é sintetizada no _____ e resultado do catabolismo do _____. Ela faz o transporte reverso do colesterol.
🔅QM
Fonte: enterócito (cl do ID e IG) - Juntou o colesterol + éster de colesterol + triglicéride e formou o QM no enterócito
🔅Lipoproteína de muito baixa densidade (VLDL)
Fonte: fígado
🔅Lipoproteína de baixa densidade (LDL)
Fonte: catabolismo da VLDL
🔅Lipoproteína de alta densidade (HDL)
Fonte: sintetizado no fígado, intestino e também é resultado do catabolismo do QM e VLDL.
___: transporta triglicerídeo exógeno no sangue
___: transporta triglicerídeo endógeno
___: principal transportadora de colesterol; níveis aumentados no sangue aumentam o risco de IAM
___: retira colesterol do sangue; níveis aumentados associados a diminuição do risco de IAM
QM: transportadora de triglicerídeo exógeno no sangue;
VLDL: transporta triglicerídeo endógeno;
LDL: principal transportadora de colesterol; níveis aumentados no sangue aumentam o risco de infarto agudo do miocárdio;
HDL: retira colesterol do sangue; níveis aumentados associados a diminuição do risco de infarto agudo do miocárdio.
Níveis aumentados de ____ no sangue aumentam o risco de IAM
Níveis de aumentados ____ está associado a diminuição do risco de IAM
LDL
HDL
⚠️altas concentrações de LDL e baixas concentrações de HDL são os principais fatores de risco de doença cardíaca aterosclerótica
( ) A lipoproteína é o agregado molecular responsável pelo transporte de lípideos em meios líquidos, já que eles não se misturam facilmente com o plasma sanguíneo. Desta forma, as gorduras são revestidas com fosfolipídeos, colesterol e proteínas; a fração proteica é chamada de apoproteína.
( ) As lipoproteínas são complexos de lípidos e proteínas que transportam colesterol na corrente sanguínea. Os níveis plasmáticos de colesterol das lipoproteínas de baixa densidade (LDL) estão directamente relacionados com
a incidência de eventos coronários e mortalidade cardiovascular.
( ) Mesmo sem a ligação com as apoliproteínas, os lipídios são capazes de serem transportados pelo plasma sanguíneo, se estiverem ligados à albumina.
V
V
F
Todas as lipoproteínas são constituídas de um núcleo, contendo triglicéride e éster de colesterol, envolvidos por uma monocamada de fosfolípide(monocamada tem colesterol livre e proteína). As lipoproteínas são iguais (núcleo, colesterol, éster de colesterol, triglicéride, monocamada), mas recebem nomes diferentes por que a porcentagem de cada componente varia.
Apoproteina do:
- HDL:
ApoA-I
Dislipidemia é q elevação do colesterol ou triglicerídeos no plasma, ou a diminuição dos juvenis de ___ que contribuem para o desenvolvimento de aterosclerose
HDL
⚠️QM é uma lipoproteína que só está no plasma do indivíduo saudável após a refeição. Em análise de sangue de um indivíduo de jejum de +12h, caso haja QM é provável que tenha uma dislipidemia.
Cl da mucosa intestinal (____) secretam “QM nascentes” (contêm TG e colesterol esteríficado e dois tipos de apoproteínas que são sintetizadas no enterócito: ____ e _____).
Atinge o plasma, recebe __ e ___, ativando a Lipoproteína– Lipase (LPL): hidrolisa os TGs e libera AG para o tecido adiposo e outros tecidos periféricos»_space; vesícula funde-se ao lisossomo (hidrólise do QM)»_space; libera aminoácidos, colesterol livre e AG
QM sintetizados são transportados para o CG, onde são empacotados em vesículas secretoras que são liberadas, por exocitose, no espaço extracelular
enterócitos
apo B-48 / apoproteínas A-I, A-II e A-IV
Apo E / Apo CII
VLDL contêm ___, são sintetizadas no fígado e transportam triglicerídios e colesterol para os tecidos periféricos.
A VLDL é a forma como o fígado excreta o excesso de triglicerídeos derivados dos AGL no plasma e os remanescentes dos QM
A ___ na superfície da VLDL ativa a __ endotelial para quebrar triglicerídios em AGL e glicerol, que são captados pelas células.
Ésteres de colesterol são transferidos do HDL para o VLDL, e TG do VLDL são transferidos para o HDL. Assim VLDL converte-se em LDL
- hdl troca os ésteres de colesterol (CE) por triacilglicerídeo (TG) com as lipoproteínas, convertendo VLDL em LDL
• A medida que as VLDL atravessam a circulação, ocorre a diminuição de tamanho e aumento da densidade.
• IDL é produto do processamento de VLDL e QM pela LPL.
São VLDL e QM remanescentes ricos em colesterol removidos pelo fígado ou metabolizado pela lipase hepática em LDL, que retém a apo B100
Apo B-100
apo C-II / LPL
- a síntese da VLDL se eleva com o aumento dos AGL intra-hepáticos, como ocorre nas dietas ricas em gorduras e quando o tecido adiposo libera o excesso de AGL diretamente na circulação (EX: na obesidade , no diabetes mellitus descompensado).
LDL é resultado do catabolismo da VLDL e IDL. É sintetizado no plasma e faz o transporte de colesterol (lipoproteína mais rica em colesterol) para os tecidos extra-hepáticos (fornece colesterol aos tecidos periéricos)
• Retêm Apo B100 e perdem outras apoproteinas para o HDL
⚠️Cerca de 40 a 60% dos LDL são eliminadas pelo fígado em um processo mediado por apo B e receptores hepáticos de LDL. O restante é captado por receptores hepáticos e não hepáticos (scavenger).
-LDL entra em contato com a superfície celular (receptores para ApoB100)»_space; sofre endocitose, e funde-se a vesículas. Em seguida forma Endossomos, e por fim ocorre separação do LDL do seu Receptor
Os receptores hepáticos são regulados negativamente pela chegada do colesterol ao fígado vindo dos QM e por aumento de gordura alimentar saturada; podem ser regulados positivamente pela redução da gordura alimentar e do colesterol.
Os receptores scavenger não hepáticos, principalmente em macrófagos, captam o excesso de LDL oxidada circulante não processada pelos receptores hepáticos. Monócitos ricos em LDL oxidada migram para o espaço subendotelial onde se transformam em macrófagos; esses macrófagos captam mais LDL oxidada e formam células espumosas/esponjosas dentro das placas ateroscleróticas (são cls repletas de gordura de processo inflamatório do vaso)
O tamanho das partículas de LDL varia de grande e flutuante a pequeno e denso. LDL pequena e densa é especialmente rica em ésteres de colesterol e está associada a distúrbios metabólicos como hipertrigliceridemia e resistência à insulina.
⚠️OBS. Deficiência de receptores de LDL causa uma elevação nos níveis plasmáticos de LDL (arteriosclerose)
HDL é sintetizado no fígado, intestino e resultado do catabolismo do QM e VLDL. Realiza o _____
São, inicialmente, lipoproteínas sem colesterol, sintetizadas tanto pelos enterócitos como pelo fígado. Obtém colesterol dos tecidos periféricos e de outras lipoproteínas e transporta para onde for mais necessário: outras células, outras lipoproteínas (utilizando a proteína de transferência de colesteril éster [CETP]) e o fígado (para depuração). Seu efeito final é antiaterogênico.
O efluxo de colesterol livre das células é mediado pelo transportador ABCA1, que se associa à ApoA-I para produzir a HDL nascente.
O colesterol livre do HDL nascente é então esterificado pela enzima LCAT, produzindo HDL madura.
transporte reverso do colesterol.
- O papel antiaterogênico da HDL é atribuído às suas atividades anti-inflamatória, antitrombótica e antioxidante, além de sua participação no transporte reverso de colesterol (TRC), processo pelo qual a HDL remove colesterol dos tecidos periféricos, incluindo macrófagos da íntima arterial, e o transporta para o fígado para ser excretado pela bile
- A HDL tem uma proteína chamada APO A1 que é super importante. A HDL tem que se ligar na superfície da célula e retirar o colesterol que está lá dentro. Como que a HDL sabe onde que ela tem que se ligar para que isso aconteça, para que haja remoção do colesterol de dentro da célula? Por isso que a HDL tem a APO A1 que vai interagir com o receptor para fazer a remoção do colesterol.
(Papel do HDL na transferência de proteínas)
HDL fornece as proteínas ___ e ___ para o QM nascente, permitindo que o QM nascente um QM maduro, podendo ser transportado pelo sangue.
🔅
(Papel do HDL na transferência de lipídeos)
Além das prontonas, o HDL retira colesterol dos tecidos extra-hepáticos e das lipoproteínas
- hdl troca (dia) os ésteres de colesterol (CE) por TG (recebe) com as lipoproteínas, convertendo VLDL em LDL
🔅
(Papel do HDL na esterificação do colesterol pela LCAT)
A LCAT é ativada pela proteína ____ do HDL
🔅
(Papel do HDL na conversão de VLDL em LDL)
LDL possui apenas Apo-B100 e maior conteúdo de ésteres de colesterol quando comparada à VLDL e IDL
- VLDL tem Apo-CII, Apo-B100 e Apo-E
- IDL tem Apo-B100 e Apo-E
- LDL tem Apo-B100
ApoCII e ApoE
Ou seja, o QM nascente já tendo a Apo B-48, precisa da ApoCII e ApoE para amadurecer, e receber essas ptn do HDL.
Ok, e após a ativação da LPL o QM maduro devolve para o HDL a proteína ApoCII transformando-se em QM remanescente (somente com a ApoE)
🔅
Apo-A1
( ) De acordo com as suas características físico-químicas são divididas em: quilomícrons, VLDL (lipoproteína de muito baixa densidade), LDL (lipoproteína de baixa densidade) e HDL (lipoproteína de alta densidade).
( ) O LDL, que são as lipoproteínas de alta densidade, são partículas diminutas que, mesmo quando em grandes concentrações, não são capazes de turvar o plasma.
( ) As lipoproteínas são produzidas exclusivamente no intestino e são responsáveis pelo transporte do HDLcolesterol na circulação linfática.
V
F (LDL é baixa densidade, alta seria o HDL)
F