3. Autonomia da vontade Flashcards
O que diz o Art. 2º, § 2o da Lei n. 13.140/2015 sobre a obrigatoriedade de permanecer em procedimento de mediação?
O Art. 2º, § 2o da Lei n. 13.140/2015 afirma que ninguém será obrigado a permanecer em procedimento de mediação.
Como serão regidas a mediação e a conciliação de acordo com o CPC/2015, Art. 166, § 4o?
De acordo com o CPC/2015, Art. 166, § 4o, a mediação e a conciliação serão regidas conforme a livre autonomia dos interessados, inclusive no que diz respeito à definição das regras procedimentais.
O que destaca o Manual de Mediação Judicial do CNJ sobre a possibilidade de cooperação entre as partes em um procedimento de mediação?
O Manual de Mediação Judicial do CNJ destaca que, embora as partes não possam ser pressionadas para fazer um acordo, o mediador pode demonstrar que a cooperação entre os “adversários” pode ser a melhor saída. A ideia é que em um acordo, ambos podem sair ganhando, e não necessariamente um sai ganhando e o outro sai perdendo.
Quem é John Nash, e como sua teoria dos jogos é abordada no Manual de Mediação Judicial do CNJ?
John Nash, ganhador do Nobel em 1994 e inspiração para o filme “Uma Mente Brilhante”, é mencionado no Manual de Mediação Judicial do CNJ no contexto da teoria dos jogos. O manual aborda a ideia de que, seguindo a teoria de John Nash, em um acordo de mediação, não necessariamente um lado sai ganhando e o outro perdendo; ambos podem sair ganhando.