3. Atenção Primária à Saúde Flashcards
Quais são os atributos da APS?
- Nucleares: Primeiro contato, longitudinalidade, integralidade e coordenação de cuidado.
- Derivados: Orientação familiar, comunitária e cultural.
Explique o conceito de primeiro contato presente nos atributos da APS.
o Primeiro contato (acesso ou atenção ao primeiro contato): Fonte de cuidado do usuário sempre que precisar, respeitando uma acessibilidade plena (consulta instantânea, funcionários presentes, etc).
Agenda verticalizada: Organizada via programa de ajuda.
Agenda horizontalizada: Consultas de demanda aguda e programada sem diferenciação.
Acesso avançado: Busca de atendimento -> acolhimento -> agendamento de consulta no dia ou nos próximos dias. Faz com que a unidade se adapte à demanda que a população tem, diminuindo Δt de espera e o absenteísmo.
Agendamento dia (“book on the day”): Agendamentos no início da manhã e quando as vagas exaurirem o paciente deve retornar no dia seguinte (não há agendamento de consulta para outros dias, somente o do dia atual).
Agendamento aberto (“open acess”): Não há agendamento, contudo os usuários sabem que serão atendidos no dia que procurarem.
Explique o conceito de longitudinalidade presente nos atributos da APS.
- Fonte regular (contínua) de cuidado ao longo do tempo criando vínculo com a equipe (rotatividade de funcionários também fere o princípio da longitudinalidade) e usuários (intimidade para conversar sobre problemas e conhecimento a fundo da vida do paciente).
Explique o conceito de integralidade presente nos atributos da APS.
- Enxergar o pcte como um todo, abordando o biopsicossocial rompendo a atenção unicamente ao processo de saúde-doença realizando um trabalho preventivo, de promoção, curativo e de reabilitação, cuidando do doente e não da doença.
Explique o conceito de coordenação de cuidado presente nos atributos da APS.
(coordenação da atenção): Ordenadora da rede de atenção de saúde disponível integrando todos os pontos de contato (referência e contrarreferência; encaminhamento é um termo errado).
Explique o conceito de cada um dos atributos derivados presentes nos atributos da APS, citando um exemplo de cada.
o Orientação familiar: Entender o contexto familiar, as doenças presentes, na família, quando se inicia um quadro de dç e quando se prescreve o TTO necessário. Ex: Pcte com DM (pai e mãe têm DM? É genético?). Pcte deve comer menos e praticar AF (tem com que o filho ficar para se exercitar? A familiar ajuda a pcte a comer menos?).
o Orientação comunitária: Conhecimento dos problemas da comunidade (entender como a comunidade funciona realizando uma participação social e coletando dados. Fator religioso forte? Alta taxa de gestante menor de idade?). Ex: Entender os riscos de criminalidade quando se instruem um pcte a fazer uma caminhada no seu bairro.
o Competência cultural: Como a sociedade funciona tentando adequar a APS às suas características. Ex: Fazer panfletos em outra língua caso haja um grande numero de usuários de outra nacionalidade.
O que é a PNAB?
(política nacional de atenção básica): Diretrizes e organização da atenção básica/primária, exigindo território definido, equipe multiprofissional, gestão qualificada e cuidado integrado, recomenda que a ESF é a melhor forma de organizar a APS, explica a responsabilidade de todos os entes (ministérios da saúde, secretarias estaduais e municipais), integração entre as vigilâncias de AB e saúde.
Quais são as principais exigências da PNAB?
“FART”
* Territorialização: Distrito (território todo incluindo mata e território não habitável), moradia (delimitada onde as pessoas vivem), área (território de responsabilidade da UBS), microárea (subdivisão do território área, de responsabilidade de uma das equipes de saúde).
o Mutável: Ainda que mais difícil a parte física mudar, existe também a quantidade populacional e a exigência de complexidade dessa.
* Adscrição: Cadastramento da população incluindo a mesma no território área.
* Resolutividade: 85% das queixas devem ser resolvidas na APS aliviando as especialidades. ↓densidade tecnológica (RM, TC, etc), ↑grau de tecnologia leve (vínculo, método clínico centrado na pessoa), ↑grau de complexidade (porta aberta – todos os casos possíveis).
* Funcionamento: 40h/s, população de 2-3,5k por equipe, até 4 equipes.
o ESF: Médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, ACS (750 usuários por ACS).
o eAB (equipe da atenção básica): Médico, enfermeiro e auxiliar, podendo ser mais de um profissional para cumprir as 40h/s (prejudica o princípio de longitudinalidade e de integralidade).
- NASF (núcleo de apoio à saúde da família): Enfraquecido pois não recebe mais renda para isso. Reforçam a resolutividade.
- eMulti: Estratégica (foco em profissional que supre a carência comunitária).
Quais as características de resolução de queixas da APS no quesito densidade tecnológica, grau de tecnologia e grau de complexidade? Explicar brevemente cada uma delas.
↓densidade tecnológica (RM, TC, etc), ↑grau de tecnologia leve (vínculo, método clínico centrado na pessoa), ↑grau de complexidade (porta aberta – todos os casos possíveis).
85% das queixas devem ser resolvidas na APS aliviando as especialidades.
Quais profissionais devem compor a equipe de ESF / eAB? Qual a carga horária que essa equipe deverá cumprir semanalmente? Quais atributos são feridos quando essa carga horária é cumprida por 2 equipes dividindo parte do horário?
40h/s, população de 2-3,5k por equipe, até 4 equipes.
o ESF: Médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, ACS (750 usuários por ACS).
o eAB (equipe da atenção básica): Médico, enfermeiro e auxiliar, podendo ser mais de um profissional para cumprir as 40h/s (prejudica o princípio de longitudinalidade e de integralidade).
O que é o previne Brasil e quais os 4 componentes que formam aquele?
- Financiamento federal da APS que antes era estipulado em PAB fixo + variável (mediante estratégias implementadas) e agora é em 4 componentes. Multiplicadores poderão ser aplicados uma única vez.
- Capitação ponderada: Referente a per capita pela população cadastrada e não a população total, aumentada pelos multiplicadores.
o Vulnerabilidade socioeconômica: Multiplicador.
o Faixa etária: Multiplicado.
o Classificação geográfica: Quanto mais remoto maior peso. - Pagamento por desempenho: Indicadores com parâmetros e metas com maior ou menor peso.
- Incentivo a ações estratégicas: Programa gerando incentivos federais.
- População: Estimativa populacional.
Explique de forma breve o registro clínico orientado por problemas.
(RCOP – ReSOAP): Forma de registro em prontuário.
* Subjetivo: Centrado na pessoa, as informações que o paciente oferece (QD e HMA).
* Objetivo: Centrado no profissional, quantificar as informações coletadas correlacionando com EF e LAB/IMG.
* Avaliação: Resultado do cruzamento das informações coletadas no S e no O (HD) + informações acessórias (vícios, AP, etc).
* Plano: Conduta tomada baseado na avaliação realizada (CD).
Explique o método clínico centrado na pessoa.
(MCCP): Torna o paciente um protagonista do seu próprio processo de cuidado. Contudo não desconsidera a opinião do profissional, não é só usado na medicina, não é mais custoso e não prolonga a consulta.
1. Explorar a saúde, dç e experiencia: Explicativas subjetivas (percepção) e sentimentos dos que adoecem (experiencia).
2. Entender a pessoa como todo: Compreensão do indivíduo + família + contexto social. Realizar perguntas abertas
3. Elaborar plano conjunto: Dar protagonismo ao plano que o próprio paciente terá que implementar.
4. Intensificar relação médico-pcte: Aprimorando a longitudinalidade a cada encontro (melhorando a relação).