11. Perfis e Indicadores Demográficos Flashcards

1
Q

Qual a principal importância os perfis e indicadores demográficos?

A
  • Alocação de recursos humanos e financeiros. Ex: Distribuição de número limitados de vacinas para COVID às populações mais suscetíveis (idosos, diabéticos, etc).
    DX situacional: Problemas, necessidades e situação de saúde da comunidade

DX situacional: Problemas, necessidades e situação de saúde da comunidade (agravos, causa de morte mais prevalente, etc).
* Estimativa rápida: Informações provenientes de pessoas chaves envolvidas na comunidade.
* Territorialização: Conhecimento pessoal do território para entender as necessidades do mesmo.
* Sistema de informação: Acesso ao sistema para utilização dos dados já coletados via sistemas como SINAM, declaração de óbito, etc.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Defina o indicador demográfico de natalidade.

A

Taxa de natalidade (nº de nascidos vivos em relação à população residente). Diminui em todas as regiões do BR, tendo o norte e nordeste taxas maiores que outros estados (nem sempre podemos assumir valores nacionais como padrão para todo o território).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Defina o indicador demográfico de reprodução.

A

Taxa de fecundidade, estimando o número médio de filhos por mulher ao longo do seu período fértil (nº de nascidos vivos em relação ao nº de mulheres entre 15-49). Taxas inferiores a 2,1 evidenciam insuficiência para reposição demográfica. O BR encontra-se em declínio com taxas inferiores a 1,6.
o Causas: Urbanização, inserção ao mercado de trabalho, método contraceptivo eficiente, redução da mortalidade infantil.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Defina o indicador demográfico de envelhecimento.

A

Alcance de idades maiores aumentando a porcentagem de idosos em relação à população total. Sul e sudeste possuem índices mais altos em relação ao norte e centro-oeste.
o Causas: Melhoria socioeconômica e de saúde aliado a diminuição da natalidade e fecundidade, aumento de expectativa de vida dos idoso
o Envelhecimento populacional: Aferindo a proporção de idosos em relação aos jovens (nº de residentes >60a em relação aos residentes <15a).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Defina o indicador demográfico de razão de masculinidade.

A

O quanto de homens em relação às mulheres (nº de H em relação ao nº de M). Quanto maior, mais masculino a população é.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Defina o indicador demográfico de expectativa de vida ao nascer.

A

Nº esperado de anos de vida de uma pessoa se mantido as mesmas condições desde o seu nascimento. Sintetiza o efeito da mortalidade mostrando o quanto a pessoa vai viver em consequência quando irá morrer e quanto, então, a população é saudável.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Quais as faixas etárias envolvem o cálculo de dependência total?

A

o Dependência total: Indica a parte da população que depende da parte produtiva para ser sustentada. Envolve crianças, adolescentes e idosos (nº de residentes com 0-14a e >60ª em relação aos residentes dos 15-59a). Valores elevados mensuram um nº maior de população que precisa ser sustentada e logo encargos assistenciais mais elevados. Há declínio no BR pois ainda há valor alto no denominador (ainda há muitos trabalhadores, resultado de antigas altas taxas de natalidade que resultaram nos adultos de hoje. Contudo estamos em transição), contudo isso está se alternando. Norte e nordeste possui os valores mais elevados pela taxa de fecundidade ainda ser alta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Em qual posição da evolução da transição demográfica o BR se encontra?

A
  • Fim de desaceleração e inicio de estabilização.

Estudo dos indicadores demográficos, ou seja, nascimento, reprodução, morte, característica da população (gênero, idade, etc), etc.
* Pré-transição (BR em república velha): Equilíbrio em média alta entre taxas de natalidade e mortalidade visto desenvolvimento socioeconômico baixo fazendo com que a baixa qualidade de vida resulta em mortes prematuras. Muitos jovens e poucos idosos.
o Causas: Ruralização, pobreza, educação e saúde precárias, epidemias, condição sanitária ruim.
* Aceleração (1ª metade do século XX no BR): Explosão demográfica por crescimento populacional visto redução da mortalidade advindo das melhorias sociais e de saúde.
* Desaceleração (BR após década de 70): Redução da natalidade visto urbanização, inserção ao mercado de trabalho, método contraceptivo eficiente, redução da mortalidade infantil, etc.
* Estabilização (BR ainda não chegou, mas caminha para): Natalidade e mortalidade se equilibram em média baixa. Poucos nascem e poucos morrem gerando controle no crescimento e consequente envelhecimento populacional.
* Descréscimo: Diminuição da população absoluta tendo taxa de mortalidade > que a de natalidade gerando crescimento vegetativo negativo. Nº de idoso > que a economicamente ativa gerando problema previdenciários.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Defina o conceito de triplas carga de doenças.

A

Se convive com alta prevalência simultânea das 3 dçs que deveriam estar presentes em períodos diferentes, correspondentes aos seus respectivos períodos de transição.
o Dç infectoparasitárias e relacionadas à reprodução.
o DCNT.
o Causas externas.

Em países desenvolvidos essas etapas ocorreram de forma gradual. Já em subdesenvolvidos, a transição de forma rápida culminou em melhora incompleta dos fatores socioeconômicos, ou seja, esse não acompanhou no mesmo ritmo a evolução epidemiológica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Quais são os 3 fatores de evolução da transição epidemiológica?

A
  1. Substituição de dç transmissível por não transmissível.
  2. Deslocamento da carga de morbimortalidade dos grupos mais jovens para mais idosos (doenças que acometem idosos são mais prevalentes das que acometem jovens visto idosos serem a maior parte da população).
  3. Substituição de predominância de mortalidade para morbidade (maior adoecimento e cronificação visto as melhores condições de saúde e acesso à essa).
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Qual ponto que marca a transição nutricional vista no BR?

A

Redução da desnutrição e aumento da obesidade + sedenterismo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Defina os seguintes sistemas de informação em saúde: SIM, SINASC, SINAM e SIH.

A

DATASUS responsável pelo tratamento das informações recebidas pelos sistemas de informações e consequente disponibilização dessas informações através de indicadores (TABNET), boletins epidemiológicos, alocação de recursos, etc.
* SIM: Sistema de informação sobre mortalidade alimentado pela declaração de óbito. Analisa causas de mortalidade e suas características (sexo, idade, etc).
* SINASC: Sistema de informação sobre nascidos vivos alimentado pela declaração de nascido vivo.
* SINAM: Sistema de informação de agravos de notificação alimentado pela ficha individual de notificação. Analisa causas de morbidade.

Outros:
* SI-PNI: Sistema de informação do padrão nacional de imunização.
* SIA-SUS: Sistema de informação ambulatorial alimentado pelo APAC (autorização de procedimento de alta complexidade) e BPA (boletim de produção ambulatorial).
* SIAB/e-SUS AB: Sistema de informação de atenção básica alimentado pela produção e pelo PEC (prontuário eletrônico do cidadão).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Defina vulnerabilidade e quais os 3 fatores que propiciam essa e consequentemente o adoecimento?

A
  • Incapacidade de proteger seus próprios interesses (saúde, social, educação, etc) por déficit de poder, educação, financeiro, etc.
  • Individual: Emocional, cognitivo, genético/etnia/sexo, etc do ser.
  • Social: Aspectos culturais, econômicos e sociais determinando oportunida de acesso a bens e serviços (marginalização social). Ex: Aqui o sexo também entra mas não como predisposição genética e sim como riscos advindos de uma sociedade machista.
  • Programática (institucional): Organização de programas social para a proteção do individuo. Ex: Recursos destinados, governabilidade, acesso ao serviço.
  • IVS: Índice de vulnerabilidade social construído a partir do ADH (IBGE) envolvendo infraestrutura urbana, capital humano e renda/trabalho. Quanto mais próximo do 1, representará maior a vulnerabilidade.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O que define o modelo de Dahlgren e Whitehead e quais a composição desse modelo?

A
  • Define fatores sociais que influenciam no desenvolvimento de uma melhor ou pior saúde (determinante sociais indo do micro ao macro).
  • Individual: Características micro como sexo, idade, genética, estilo de vida, vícios, etc.
  • Redes sociais e comunitárias: Pressão dos pares para vícios ou estilo de vida saudável, propagandas, etc.
  • Determinantes estruturais: Condições de trabalho, ambiente, desemprego, educação, habitação, saneamento básico, etc.
  • Condições ambientais e socioeconômicas: Características macro. Ex: Efeito estufa aumentando a incidência de raios solares intensificando a chance de desenvolvimento de um CA.

https://pt-static.z-dn.net/files/d85/426851b9d9ba25575160a35ed4fc5718.png

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly