2 - NORMAS PROCESSUAIS CIVIS Flashcards
Que leis alteraram o Código de Processo Civil de 2015?
As leis 13.256 e 13.___ ambas de ___.
Que leis alteraram o Código de Processo Civil de 2015?
As leis 13256 e 13636 ambas de 2016.
Qual a extensão do CPC relativamente ao processo coletivo e ao processo nos juizados?
Tradicionalmente os códigos processuais voltam-se ao tratamento das demandas ___, legando a leis ___ o tratamento do processo coletivo. O CPC, no entanto, trouxe regulação das demandas coletivas criando microssistema - trata-se do ___ de resolução de ___ ___ e recursos especial e extraordinário ___; assim, trata de forma mais aprofundada a litigiosidade de ___ ou repetitiva. Também quanto aos ___, o tratamento do CPC é apenas pontualmente tratado, na medida em que existem três leis específicas: lei dos juizados especiais cíveis e ___, especiais ___ e especiais da Fazenda Pública.
Qual a extensão do CPC relativamente ao processo coletivo e ao processo nos juizados?
Tradicionalmente os códigos processuais voltam-se ao tratamento das demandas individuais, legando a leis esparsas o tratamento do processo coletivo. o CPC, no entanto, trouxe regulação das demandas coletivas criando microssistema, trata-se do incidente de resolução de demandas repetitivas e recursos especial e extraordinário repetitivos; assim, trata de forma mais aprofundada a litigiosidade de massa ou repetitiva. Também quanto aos juizados, o tratamento do CPC é apenas pontualmente tratado, na medida em que existem três leis específicas: lei dos juizados especiais cíveis e criminais, especiais federais e especiais da Fazenda Pública.
O que são as normas fundamentais do processo civil?
Trata-se dos ___ primeiros artigos, que, em grande medida, reproduzem dispositivos ___, demonstração clara da constitucionalização do processo. O atual CPC é o primeiro a trazer uma espécie de “___ ___”; observe-se, no entanto, que o rol constante do CPC não é ___, pois existem direitos fundamentais processuais não trazidos ao seu texto, caso do ___ ___ ___
O que são as normas fundamentais do processo civil?
Trata-se dos 12 primeiros artigos, que, em grande medida, reproduzem dispositivos constitucionais, demonstração clara da constitucionalização do processo. O atual CPC é o primeiro a trazer uma espécie de “parte geral”; observe-se, no entanto, que o rol constante do CPC não é exaustivo, pois existem direitos fundamentais processuais não trazidos ao seu texto, caso do devido processo legal.
Quanto às normas fundamentais do processo civil, qual artigo mais claramente indica o fenômeno de constitucionalização?
Indubitavelmente o artigo ___, que de forma expressa atrela o CPC à Constituição. Saliente-se o uso dos termos ___ e ___, já que “___” é expressão que se refere tanto às ___ quanto aos princípios, de sorte que interpreta-se como inadequada a inclusão da expressão ___, de natureza axiológica, e não normativa.
Quanto às normas fundamentais do processo civil, qual artigo mais claramente indica o fenômeno de constitucionalização?
Indubitavelmente o artigo primeiro, que de forma expressa atrela o CPC à Constituição. Saliente-se o uso dos termos normas e valores, já que “norma” é expressão que se refere tanto às regras quanto aos princípios, de sorte que interpreta-se como inadequada a inclusão da expressão valores, de natureza axiológica, e não normativa.
Qual a origem do princípio do devido processo legal?
Para a maioria dos autores data do século ___, com a ___ ___ de João Sem-Terra, de 1215. Na CF está no inciso ___do artigo 5º, trata-se de controle do exercício de poder vinculando mesmo as mais altas autoridades, instrumento de combate à ___.
Qual a origem do princípio do devido processo legal?
Para a maioria dos autores data do século XIII, com a Magna Carta de João Sem-Terra, de 1215. Na CF está no inciso LIV do artigo 5º, trata-se de controle do exercício de poder vinculando mesmo as mais altas autoridades, instrumento de combate à tirania.
O devido processo legal é compreendido em duas dimensões, explique.
A primeira dimensão é a chamada ___, ou devido processo legal ___, conjunto de garantias processuais de contraditório e de natureza ___ no processo ___, para garantir máxima participação dos sujeitos no processo. A dimensão ___, ou devido processo legal material ou ___, advém da Common Law norte-americana, que exige ___ e razoabilidade de todos os julgados.
O devido processo legal é compreendido em duas dimensões, explique.
A primeira dimensão é a chamada formal, ou devido processo legal procedimental, conjunto de garantias processuais de contraditório e de natureza dialógica no processo cooperativo, para garantir máxima participação dos sujeitos no processo. A dimensão substancial, ou devido processo legal material ou substantivo, advém da Common Law norte-americana, que exige proporcionalidade e razoabilidade de todos os julgados.
Qual a extensão do devido processo legal relativamente às espécies de processo?
O princípio central das normas fundamentais do processo abrange também os procedimentos ___ e ___, além do jurisdicional, porque todo exercício de poder normativo deve ter alguma forma de controle.
Qual a extensão do devido processo legal relativamente às espécies de processo?
O princípio central das normas fundamentais do processo abrange também os procedimentos administrativo e legislativo, além do jurisdicional, porque todo exercício de poder normativo deve ter alguma forma de controle.
Comente o artigo 2º do CPC
Esse artigo diz respeito a dois princípios, dispositivo e inquisitivo, e suas respectivas regras, regra da ___ e regra do ___ ___. O próprio artigo 2º traz a possibilidade de exceções previstas em lei, não só leis ___, mas no próprio CPC. São os casos de procedimentos iniciados de ___, como a ___ de autos e a arrecadação de ___ ___, bem como de incidentes iniciados de ofício, como o incidente de arguição de inconstitucionalidade e incidente de resolução de demandas repetitivas. Por outro lado, afasta-se o impulso oficial em algumas situações, como no ___ de ___ de obrigação pecuniária, em que é necessária a provocação para o desenvolvimento.
Comente o artigo 2º do CPC
Esse artigo diz respeito a dois princípios, dispositivo e inquisitivo, e suas respectivas regras, regra da inércia e regra do impulso oficial. O próprio artigo 2º traz a possibilidade de exceções previstas em lei, não só leis esparsas, mas no próprio CPC. São os casos de procedimentos iniciados de ofício, como a restauração de autos e a arrecadação de herança jacente, bem como de incidentes iniciados de ofício, como o incidente de arguição de inconstitucionalidade e incidente de resolução de demandas repetitivas. Por outro lado, afasta-se o impulso oficial em algumas situações, como no cumprimento de sentença de obrigação pecuniária, em que é necessária a provocação para o desenvolvimento.
Comente a respeito do princípio da inafastabilidade da jurisdição.
Tal princípio busca garantir a tutela ___ e também a tutela ___, isto é, respectivamente, ameaça ou ___ a direito; como desdobramento desse princípio temos a busca da ___ do acesso à jurisdição, removendo-se barreiras de natureza jurídica ou ___, casos da assistência judiciária gratuita e da Defensoria como ___ ___ à justiça, além da previsão do STF de vedação a uma ___ ___sem limite sobre o valor da causa.
Comente a respeito do princípio da inafastabilidade da jurisdição.
Tal princípio busca garantir a tutela preventiva e também a tutela repressiva, isto é, respectivamente, ameaça ou lesão a direito; como desdobramento desse princípio temos a busca da facilitação do acesso à jurisdição, removendo-se barreiras de natureza jurídica ou financeira, casos da assistência judiciária gratuita e da Defensoria como função essencial à justiça, além da previsão do STF de vedação a uma taxa judiciária sem limite sobre o valor da causa.
Que dispositivo trata do dever de estímulo a autocomposição?
Fala-se aqui do artigo ___ em seus parágrafos 1º a 3º, referentes à arbitragem, à conciliação, à mediação tanto ___ quanto ___ do processo, buscando-se a redução da cultura de litigiosidade no Brasil. Enunciados do fórum permanente de processualistas civis, FPPC buscam estimular métodos de solução consensual nas instâncias ___, no processo de ___, no cumprimento de sentença, bem como na ___.
Que dispositivo trata do dever de estímulo a autocomposição?
Fala-se aqui do artigo 3º em seus parágrafos 1º a 3º, referentes à arbitragem, à conciliação, à mediação tanto dentro quanto fora do processo, buscando-se a redução da cultura de litigiosidade no Brasil. Enunciados do fórum permanente de processualistas civis, FPPC, buscam estimular métodos de solução consensual nas instâncias recursais, no processo de execução, no cumprimento de sentença, bem como na liquidação.
Que outros princípios acompanham o princípio da razoável duração do processo?
Trata-se da efetividade, em outras palavras, ___ ___, bem como primazia do julgamento de mérito; esses princípios estão todos localizados no artigo ___, sendo que, expressão “duração razoável”, é ___ ___ ___ ser entendido conforme o caso concreto.
Que outros princípios acompanham o princípio da razoável duração do processo?
Trata-se da efetividade, em outras palavras, atividade satisfativa bem como primazia do julgamento de mérito; esses princípios estão todos localizados no artigo 4º, sendo que, expressão “duração razoável”, é conceito jurídico indeterminado devendo ser entendido conforme o caso concreto.
Qual a relação entre o princípio da razoável duração do processo e o princípio da celeridade?
A doutrina compreende celeridade como rapidez, mas o processo efetivo e adequado não é célere, devendo durar o tempo ___, o que se pode encontrar no texto do artigo 6º, quando se fala em “___ ___”; o que se dá até em função dos princípios da segurança jurídica, ___ e ___.
Qual a relação entre o princípio da razoável duração do processo e o princípio da celeridade?
A doutrina compreende celeridade como rapidez, mas o processo efetivo e adequado não é célere, defendo durar o tempo necessário, o que se pode encontrar no texto do artigo 6º, quando se fala em “tempo razoável”; o que se dá até em função dos princípios da segurança jurídica, previsibilidade e adequação.
Qual a finalidade primordial do processo?
Está consubstanciada no princípio da primazia (também ___ ou ___) do julgamento de mérito, do artigo 4º. Tal princípio consagra a teoria moderna das ___ ___ segundo a qual meros defeitos de forma não invalidam atos processuais se atingirem suas finalidades. A FPPC tem enunciados no sentido de aplicação da correção ou ___ de atos com vício em todas as fases do processo, em ___processuais, bem como na instância recursal.
Qual a finalidade primordial do processo?
Está consubstanciada no princípio da primazia (também prevalência ou prioridade) do julgamento de mérito, do artigo 4º;. Tal princípio consagra a teoria moderna das invalidades processuais, segundo a qual meros defeitos de forma não invalidam atos processuais se atingirem suas finalidades. A FPPC tem enunciados no sentido de aplicação da correção ou convalidação de atos com vício em todas as fases do processo, em incidentes processuais, bem como na instância recursal.
Comente acerca do princípio da boa-fé.
Constante do Artigo ___ do CPC, impõe ___ de conduta a todos, inclusive ao juiz, como já evidenciado tanto em posições do STF quanto em enunciados. A boa-fé constante do referido dispositivo é ___, e não psicológica, tratando-se da chamada boa fé objetiva. assim, a boa-fé, sem adjetivação, equivale à boa-fé objetiva. No direito ___, por exemplo, há hipóteses de previsão de boa-fé subjetiva: “o possuidor de boa-fé tem direito aos ___”. Saliente-se que também os ___, o Ministério Público e o Defensor devem se comportar conforme a boa-fé objetiva, traduzida na prática como conduta ___, leal e nunca ___. Outra faceta do princípio está relacionada ao dever de cooperação para a solução integral do mérito com duração razoável, isto é, a parte não pode criar dificuldades infundadas ou ___.
Comente acerca do princípio da boa-fé.
Constante do Artigo 5º do CPC, impõe lealdade de conduta a todos, inclusive ao juiz, como já evidenciado tanto em posições do STF quanto em enunciados. A boa-fé constante do referido dispositivo é comportamental, e não psicológica, tratando-se da chamada boa fé objetiva. assim, a boa-fé, sem adjetivação, equivale à boa-fé objetiva. No direito civil, por exemplo, há hipóteses de previsão de boa-fé subjetiva: “o possuidor de boa-fé tem direito aos frutos”. Saliente-se que também os peritos, o Ministério Público e o Defensor devem se comportar conforme a boa-fé objetiva, traduzida na prática como conduta transparente, leal e nunca contraditória. Outra faceta do princípio está relacionada ao dever de cooperação para a solução integral do mérito com duração razoável, isto é, a parte não pode criar dificuldades infundadas ou protelar.
Cite quatro desdobramentos decorrentes da boa-fé processual.
Proibição de condutas ___, proibição de ___ de ___, proibição de comportamento contraditório e ___processual, ou seja, perda de situação jurídica em razão de não exercício reiterado.
Cite quatro desdobramentos decorrentes da boa-fé processual.
Proibição de condutas dolosas, proibição de abuso de direito, proibição de comportamento contraditório e supressio processual, ou seja, perda de situação jurídica em razão de não exercício reiterado.
Comente acerca do princípio da cooperação.
Constante do artigo ___, busca decisão de mérito justa e ___, pela criação de uma ___ de ___, em que os sujeitos devem evitar vícios que extingam o processo sem mérito, ajam com transparência e lealdade, pelo que profundamente ligado ao princípio da boa-fé ___, ou boa-fé objetiva.
Comente acerca do princípio da cooperação.
Constante do artigo 6º, busca decisão de mérito justa e efetiva, pela criação de uma comunidade de trabalho, em que os sujeitos devem evitar vícios que extingam o processo sem mérito, ajam com transparência e lealdade, pelo que profundamente ligado ao princípio da boa-fé processual, ou boa-fé objetiva.
Quais os quatro deveres que decorrem do princípio de cooperação?
Deveres de ___, de prevenção, de consulta e de ___.
Quais os quatro deveres que decorrem do princípio de cooperação?
Deveres de esclarecimento, de prevenção, de consulta e de auxílio.
O que significa dever de esclarecimento?
Trata-se de decorrência do princípio de ___, válido para as ___, que devem deixar claro suas intenções, bem como para o juiz que deve esclarecer pontos controversos no ___, sem espaço para dúvidas.
O que significa dever de esclarecimento?
Trata-se de decorrência do princípio de cooperação, válido para as partes, que devem deixar claro suas intenções, bem como para o juiz que deve esclarecer pontos controversos no saneamento, sem espaço para dúvidas.
O que significa o dever de prevenção?
Diferentemente do dever de esclarecimento, que é voltado para ___ e juiz, o dever de prevenção é exclusivo do magistrado, que deve deixar claro para as partes os ___ de uma prática ou de uma não prática, para que se eliminem vícios e se corrijam irregularidades evitando a extinção ___ o processo ___ mérito.
O que significa o dever de prevenção?
Diferentemente do dever de esclarecimento, que é voltado para partes e juiz, o dever de prevenção é exclusivo do magistrado, que deve deixar claro para as partes os riscos de uma prática ou de uma não prática, para que se eliminem vícios e se corrijam irregularidades evitando a extinção prematura do processo sem mérito.
O que é o dever de consulta?
Mais um dos deveres decorrentes do princípio da ___ constante do artigo 6º, volta-se exclusivamente para o juiz, que deve consultar as partes sobre qualquer ponto do processo que não tenha sido alvo de debate, ainda que possa reconhecer do tema de ___. Guarda profunda relação não só com o referido artigo 6º, mas também com artigo ___, que, por sua vez, veda a chamada “___ ___”.
O que é o dever de consulta?
Mais um dos deveres decorrentes do princípio da cooperação constante do artigo 6º, volta-se exclusivamente para o juiz, que deve consultar as partes sobre qualquer ponto do processo que não tenha sido alvo de debate, ainda que possa reconhecer do tema de ofício. Guarda profunda relação não só com o referido artigo 6º, mas também com artigo 10, que, por sua vez, veda a chamada “decisão surpresa”.
O que é o dever de auxílio?
Último dos ___deveres decorrentes do princípio da ___, liga se à isonomia, à paridade de ___e à concretização da igualdade ___no processo. O juiz remove obstáculos que as partes enfrentem, sendo que parte da doutrina considera que apenas nas hipóteses expressas é possível aplicação do referido dever, pois haveria, de outra forma, ferimento à ___; já outra parcela entende ser o dever de auxílio justamente a concretização da chamada igualdade ___.
O que é o dever de auxílio?
Último dos quatro deveres decorrentes do princípio da cooperação, liga se à isonomia, à paridade de armas e à concretização da igualdade material no processo. O juiz remove obstáculos que as partes enfrentem, sendo que parte da doutrina considera que apenas nas hipóteses expressas é possível aplicação do referido dever, pois haveria, de outra forma, ferimento à imparcialidade; já outra parcela entende ser o dever de auxílio justamente a concretização da chamada igualdade material.
O que é o princípio da efetividade?
No caso das normas ___ do processo, o princípio da efetividade encontra-se nos artigos ___ e ___, e significa que deve ter o sistema processual instrumentos ___ para que se faça cumprir as decisões, da mesma forma como se houvesse adimplemento ___. Um exemplo é a cláusula geral ___ do artigo 139, inciso IV.
O que é o princípio da efetividade?
No caso das normas fundamentais do processo, o princípio da efetividade encontra-se nos artigos 4º e 6º, e significa que deve ter o sistema processual instrumentos coercitivos para que se faça cumprir as decisões, da mesma forma como se houvesse adimplemento espontâneo. Um exemplo é a cláusula geral executiva do artigo 139, inciso IV.
Art. 139. O juiz dirigirá o processo conforme as disposições deste Código, incumbindo-lhe:
IV - determinar todas as medidas ___, coercitivas, ___ ou sub-rogatórias necessárias para assegurar o cumprimento de ordem judicial, inclusive nas ações que tenham por objeto prestação ___;
Art. 139. O juiz dirigirá o processo conforme as disposições deste Código, incumbindo-lhe:
IV - determinar todas as medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias necessárias para assegurar o cumprimento de ordem judicial, inclusive nas ações que tenham por objeto prestação pecuniária;
Art. 513. O cumprimento da sentença será feito segundo as regras deste Título, observando-se, no que couber e conforme a natureza da ___, o disposto no Livro II (processo de ___) da Parte ___ deste Código.
§ 1º O cumprimento da sentença que reconhece o dever de pagar quantia, ___ ou ___, far-se-á a requerimento do ___.
Art. 513. O cumprimento da sentença será feito segundo as regras deste Título, observando-se, no que couber e conforme a natureza da obrigação, o disposto no Livro II (processo de execução) da Parte Especial deste Código.
§ 1º O cumprimento da sentença que reconhece o dever de pagar quantia, provisório ou definitivo, far-se-á a requerimento do exequente.
Art. 523. No caso de condenação em quantia ___, ou já fixada em ___, e no caso de decisão sobre parcela ___, o cumprimento definitivo da sentença far-se-á a requerimento do ___, sendo o executado ___ para pagar o débito, no prazo de ___ dias, acrescido de ___, se houver.
Art. 523. No caso de condenação em quantia certa, ou já fixada em liquidação, e no caso de decisão sobre parcela incontroversa, o cumprimento definitivo da sentença far-se-á a requerimento do exequente, sendo o executado intimado para pagar o débito, no prazo de 15 (quinze) dias, acrescido de custas, se houver.
Art. 712. Verificado o ___ dos autos, eletrônicos ou não, pode o juiz, de ___, qualquer das partes ou o ___ ___, se for o caso, promover-lhes a ___.
Parágrafo único. Havendo autos ___, nesses prosseguirá o processo.
Art. 712. Verificado o desaparecimento dos autos, eletrônicos ou não, pode o juiz, de ofício, qualquer das partes ou o Ministério Público, se for o caso, promover-lhes a restauração.
Parágrafo único. Havendo autos suplementares, nesses prosseguirá o processo.