Zoonoses Flashcards
Com relação a Leishmaniose Visceral:
O teste rápido imunocromatográfico é a técnica padrão-ouro para a identificação de formas amastigotas do parasito, em material biológico obtido preferencialmente da medula óssea (por ser um procedimento mais seguro), ou então do linfonodo ou do baço
“Parasitológico
É a técnica padrão-ouro para a identificação de formas amastigotas do parasito, em material biológico obtido preferencialmente da medula óssea (por ser um procedimento mais seguro), ou então do linfonodo ou do baço. Este último deve ser realizado em ambiente hospitalar e em condições cirúrgicas. Examinar o material aspirado de acordo com esta sequência: exame direto, isolamento em meio de cultura (in vitro) e isolamento em animais suscetíveis (in vivo), bem como novos métodos de diagnóstico.”
O botulismo em cães, bovinos e aves o quadro é caracterizado por uma paralisia flácida descendente simétrica.
Botulismo em humanos pode apresentar paralisia flácida descendente e nos animais é ascendente.
“EM ANIMAIS
Em cães, bovinos e aves o quadro é caracterizado por uma paralisia flácida ascendente simétrica.
A eliminação de L. monocytogenes nas fezes, em bovinos, pode variar com o tempo e está associada com a contaminação da silagem. A eliminação do agente pelas fezes pode ocorrer como parte de um surto ou ser eliminada esporadicamente. Comumente, subtipos isolados de infecções em humanos não tem relação com os encontrados na silagem.
A eliminação de L. monocytogenes nas fezes, em bovinos, pode variar com o tempo e está associada com a contaminação da silagem. A eliminação do agente pelas fezes pode ocorrer como parte de um surto ou ser eliminada esporadicamente. Comumente, subtipos isolados de infecções em humanos são também encontrados na silagem. Um animal pode albergar mais de um sorotipo e a eliminação do agente nas fezes pode variar radicalmente de um dia para o outro
A internalina – fator de virulência da Listeria monocytogenes - hidrolisam os lipídios da membrana, causando a ruptura da célula
“Os fatores de virulência que parecem estar associados à patogenicidade de L. monocytogenes são:
Listeriolisina O (LLO): é uma hemolisina determinante da patogenicidade desta espécie bacteriana. A sua função provável é mediar a lise dos vacúolos que contém as células bacterianas.
Fosfolipases: hidrolisam os lipídios da membrana, causando a ruptura da célula.
p60: é uma proteína secretada por L. monocytogenes e parece estar associada à capacidade invasiva da bactéria.
Internalina: é uma proteína envolvida no mecanismo de invasão da célula do hospedeiro”.
O botulismo intestinal resulta da ingestão de esporos presentes no alimento, seguida da fixação e multiplicação do agente no ambiente intestinal, onde ocorre a produção e absorção de toxina. A ausência da microbiota de proteção permite a germinação de esporos e a produção de toxina na luz intestinal.
Correto
O inquérito sorológico canino censitário para Leishmaniose Visceral deve ser realizado por meio da identificação de cães infectados, objetivando o controle para a realização da eutanásia, como também para avaliar a prevalência. Deverá ser realizado anualmente, por no mínimo dois anos consecutivos, independentemente da notificação de novos casos humanos confirmados de LV.
Errado, são 3 anos
O método sorológico mais utilizado para o diagnóstico das riquetsioses (padrão ouro) é a Imuno-histoquímica realizada em amostras de tecidos obtidas em biópsia de lesões de pele de pacientes infectados, em especial os graves, ou em material de necrópsia, como fragmentos de pulmão, fígado, baço, coração, músculos e cérebro
Errada. O método sorológico mais utilizado e padrão ouro é o RIFI.
“Reação de imunofluorescência indireta (RIFI)
Método sorológico mais utilizado para o diagnóstico das riquetsioses (padrão ouro)”.
A imuno-histoquímica em lesões vasculíticas de pele é considerada o método mais sensível para a confirmação de febre maculosa na fase inicial da doença.
Correta
“Pesquisa direta da riquétsia
- Imuno-histoquímica − realizada em amostras de tecidos obtidas em biópsia de lesões de pele de pacientes infectados, em especial os graves, ou em material de necrópsia, como fragmentos de pulmão, fígado, baço, coração, músculos e cérebro. A imuno-histoquímica em lesões vasculíticas de pele é considerada o método mais sensível para a confirmação de febre maculosa na fase inicial da doença”.
Em geral, os anticorpos são detectados a partir do 7o até o 10o dia de doença. Já os anticorpos IgG aparecem pouco tempo depois dos IgM e são os mais específicos e indicados para interpretação diagnóstica. Os anticorpos IgM podem apresentar reação cruzada com outras doenças (dengue, leptospirose, entre outras) e, portanto, devem ser analisados com critério.
Correta
“Em geral, os anticorpos são detectados a partir do 7o até o 10o dia de doença. Os anticorpos IgM podem apresentar reação cruzada com outras doenças (dengue, leptospirose, entre outras) e, portanto, devem ser analisados com critério. Já os anticorpos IgG aparecem pouco tempo depois dos IgM e são os mais específicos e indicados para interpretação diagnóstica”.
O diagnóstico laboratorial por RIFI é estabelecido pelo aparecimento de anticorpos específicos, que aumentam em título com a evolução da doença, no soro de pacientes. Deve-se coletar a primeira amostra de soro nos primeiros dias da doença (fase aguda) e a segunda amostra de 14 a 21 dias após a primeira coleta.
Correta
“O diagnóstico laboratorial por RIFI é estabelecido pelo aparecimento de anticorpos específicos, que aumentam em título com a evolução da doença, no soro de pacientes. Deve-se coletar a primeira amostra de soro nos primeiros dias da doença (fase aguda) e a segunda amostra de 14 a 21 dias após a primeira coleta”.
A presença de um aumento de duas vezes nos títulos de anticorpos, observado em amostras pareadas de soro, é o requisito para confirmação diagnóstica pela sorologia. O processamento das amostras deve ser preferencialmente pareado, ou seja, nas mesmas condições e analisadas pelo mesmo operador.
Errado.
“A presença de um aumento de quatro vezes nos títulos de anticorpos, observado em amostras pareadas de soro, é o requisito para confirmação diagnóstica pela sorologia. O processamento das amostras deve ser preferencialmente pareado, ou seja, nas mesmas condições e analisadas pelo mesmo operador”.
Sobre o Mormo:
A imunidade é predominantemente mediada por anticorpos (imunidade humoral)
A imunidade no Mormo é predominantemente celular! Vale lembrar da Maleinização (utilização de um extrato proteico de maleína que gera uma hipersensibilidade tipo 4 – retardada – baseada por reações celulares).
“ (…)A imunidade é predominantemente mediada por células.”
Em equídeos a principal via de infecção é a digestiva, através de alimentos e água contaminados. Outras vias, tais como a respiratória e a cutânea, são frequentemente menos envolvidas
Correto
As mulheres grávidas soronegativas para T. gondii não devem manter contato com gatos, solo ou ingerir carne malpassada.
Não devem manter contato com fezes de gatos, e não apenas com gatos.
“As mulheres grávidas soronegativas para T. gondii não devem manter contato direto com fezes de gatos, solo ou ingerir carne malpassada. Devem beber água tratada, e fazer sorologia antes da gravidez, e pelo menos trimestralmente durante a gestação. Pacientes imunodeprimidos com sorologia negativa também devem fazer exames periódicos diagnosticando a infecção logo no início”.
Sobre Febre Amarela:
O diagnóstico pela sorologia pode ser realizado pelo método de captura de anticorpos da classe IgG, pela técnica ELISA, a partir do 7o dia de início de sintomas (amostra conservada em freezer a -20oC)
Incorreta. A sorologia busca anticorpos da classe Igm, e não IgG. “Sorologia: Pode ser realizada pelo método de captura de anticorpos da classe IgM, pela técnica ELISA, a partir do 7o dia de início de sintomas (amostra conservada em freezer a -20Oc)”.