Epidemiologia Flashcards
O que é Infecciosidade ou Infectividade?
É a capacidade que tem o agente etiológico de penetrar e multiplicar-se em determinado organismo, ou seja, de causar infecção, independentemente da ocorrência ou não de agravos à saúde.
O que é um estudo de coorte?
É a observação de determinado grupo de indivíduos ao longo do tempo, com o objetivo de estabelecer as possíveis associações entre a exposição e a frequência no aparecimento da doença em foco. É um tipo de estudo que permite abordar hipóteses etiológicas, produzindo medidas de incidência e, portanto, medidas diretas de risco.
Os dados obtidos mediante a observação da coorte são traduzidos em coeficientes indicativos dos fatores em estudo
Qual a definição de Coeficiente de Incidência
Também é chamado de coeficiente de morbidade incidente. Mede o risco que correu um indivíduo daquela população de ser atingido por aquela enfermidade, naquele período de tempo, e tem por objetivo avaliar a frequência com que estão surgindo casos novos da doença na população.
A estimativa de população pelo método natural consiste em?
Consiste em somar à cifra do último censo o aumento determinado por nascimentos e imigração e subtrair a diminuição ocasionada por óbitos e emigração.
A repetibilidade de um teste consiste em?
É a reprodução dos resultados em testes realizados pelo mesmo operador.
A reprodutibilidade em um teste é?
É reprodução dos resultados em testes realizados por diferentes operadores.
Na estimativa de populações, o método aritmético consiste em?
Admite que aumente o mesmo número de indivíduos a cada ano. Portanto, o crescimento seria constante
O valor preditivo do teste independe da prevalência.
Falso
O mesmo não ocorre com o valor preditivo do teste, que depende da prevalência.
Quanto maior a verdadeira prevalência da enfermidade, maior o valor preditivo positivo do teste.
Já o valor preditivo negativo diminui conforme aumenta a prevalência.
Qual a diferença entre variação cíclica e variação sazonal de uma doença?
Cíclica: É uma flutuação na ocorrência de doenças cuja periodicidade envolve espaços de tempo que
ultrapassam o período de um ano. Essa variação pode ser observada mais comumente quando o agente etiológico apresenta alta patogenicidade, mas confere imunidade relativamente duradoura.
Sazonal: É um tipo de variação no qual as flutuações periódicas na ocorrência da enfermidade estão relacionadas com uma estação ou uma época do ano em particular.
Qual a definição de persistência nas características dos agentes etiológicos?
Reflete a capacidade de um agente de permanecer em uma população de hospedeiros por tempo prolongado, ou indefinidamente. Trata-se, pois, de uma característica estreitamente associada às demais propriedades do agente.
Quais são os erros que não provêm das amostragens?
Erro de medida, erro de não resposta, erro de processamento e erro de seleção das unidades.
Qual a definição de variação ou tendência secular das doenças?
É uma variação na ocorrência de determinada enfermidade observada após longos períodos de tempo. Essa tendência pode ser influenciada por diversos fatores, mas geralmente resulta de ação humana.
O que é o Índice vital de Pearl?
Expressa a dinâmica populacional e é obtido pela relação entre o número de nascidos vivos e o número de óbitos observados em determinada população, em determinado período de tempo.
A virulência independe da infectividade e pode variar tanto de um hospedeiro para outro como entre estirpes de um mesmo agente.
É o grau de severidade da reação patológica que o agente etiológico provoca no hospedeiro. A virulência independe da infectividade e pode variar tanto de um hospedeiro para outro como entre estirpes de um mesmo agente.
Em relação a amostragem, existe uma diferença fundamental entre estrato e conglomerado. O conglomerado é homogêneo internamente, mas um difere do outro. Já o estrato é heterogêneo internamente no que diz respeito à característica investigada, e os estratos não diferem muito entre si.
Falso
O estrato é homogêneo internamente, mas um difere do outro. Já o conglomerado é heterogêneo internamente no que diz respeito à característica investigada, e os conglomerados não diferem muito entre si.
Na amostragem aleatória simples, as unidades a serem examinadas são selecionadas sem nenhum procedimento previamente planejado.
Falso
As unidades a serem examinadas são selecionadas da população por um PROCEDIMENTO aleatório.
Muito cuidado!!! Existe um procedimento, devendo ser aleatório.
A cadeia epidemiológica é composta por agente etiológico, hospedeiro e ambiente.
Falso Os elementos citados na assertiva compõem a tríade epidemiológica. A cadeia epidemiológica é composta por: - Fonte de infecção, - Via de eliminação, - Meio de transmissão e - Porta de entrada.
No erro de processamento, não se incluem as informações deliberadamente falsas proporcionadas por entrevistados.
Falso
Aqui se incluem as informações deliberadamente falsas proporcionadas por entrevistados. Além disso, dados utilizados podem conter registros errados, com codificação equivocada, manipulados de forma deficiente ou então omitidos.
Os estudos de casos-controles são longitudinais retrospectivos. Partem de grupos de casos seguramente diagnosticados e retroagem em sua história, buscando fatores que possam ser imputados como causais.
Verdadeiro
Consiste em comparar o grupo de atingidos com o grupo de não atingidos, em relação à presença ou ausência do fator em estudo.
Reservatório é definido como um hospedeiro vertebrado, de mesma espécie da considerada, no qual o agente etiológico se instala, multiplica-se e é eliminado para o ambiente.
Falso
É um hospedeiro vertebrado, de espécie diferente da considerada, no qual o agente etiológico se instala, multiplica-se e é eliminado para o ambiente.
Exatidão é a capacidade do teste de fornecer medições consistentes quando repetido, isto é, capacidade de apresentar elevada reprodutibilidade.
Falso
Isso é a definição de Precisão.
Exatidão é a capacidade do teste de fornecer resultados que, na média, se aproximam do valor verdadeiro, embora possam apresentar variação entre si.