PNSS (PS2) Flashcards

1
Q

Em relação à Instrução Normativa nº 8, de 3 de abril de 2007, em que aprova as normas para o Controle e a Erradicação da Doença de Aujeszky (DA) em suídeos domésticos, a serem observadas em todo o território nacional:

Quando a Unidade Federativa não possuir um Plano Estadual, a vacinação com vacinas inativadas deverão ser realizadas durante o período de quarentena ou isolamento na granja, antes de introduzir os suídeos no rebanho.

A

Correto

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Tendo como base a Instrução Normativa nº 19, de 15 de fevereiro de 2002:

A fim de atender às exigências para serem livres de brucelose, as granjas de reprodutores deverão realizar provas sorológicas, com intervalo de seis meses ou por outro prazo definido pelo DSA/SDA e disponibilizado no endereço eletrônico do MAPA, utilizando o antígeno acidificado tamponado ou outro aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e indicado para o caso, devendo os soros reagentes ser submetidos a provas complementares do 2- mercaptoetanol ou soroaglutinação lenta.

A

Errado

Os soros reagentes devem ser submetidos a provas complementares do 2-ME ou Fixação de Complemento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

As atividades de erradicação da PSC serão mantidas na zona livre e ampliadas, com propósito final de erradicação da doença no Território Nacional com a implantação de estratégias de atuação, como: controle da desinfecção de veículos, equipamentos e ambientes; sacrifício sanitário de suídeos acometidos ou suspeitos de estarem acometidos de PSC e seus contatos; proibição da utilização de vacinas contra a PSC em todo o Território Nacional, exceto em zonas definidas pelo DDA.

A

Correto

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Considerando a IN 19/2002, que dispõe normas a serem cumpridas para a Ce

Após atendidas as condições sanitárias e de biossegurança, as granjas de reprodutores de suídeos certificadas serão avaliada para uma classificação inicial e reavaliadas semestralmente, quanto ao grau de vulnerabilidade das mesmas à entrada de agentes patogênicos.

A

Errado

3.2. A granjas de reprodutores de suídeos certificadas, cumpridos os itens anteriores, serão avaliadas para uma classificação inicial e reavaliadas anualmente, quanto ao grau de vulnerabilidade das mesmas à entrada de agentes patogênicos, conforme a tabela 1.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Em relação à Instrução Normativa nº 8, de 3 de abril de 2007, em que apr

No caso de não ser observada presença de atividade viral por ocasião do inquérito soroepidemiológico inicial para conhecimento da situação epidemiológica para a DA, a Unidade da Federação que atender o disposto nas normas e nas exigências da Organização Mundial de Saúde Animal poderá solicitar ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como Instância Central e Superior, a certificação provisória como zona livre ou provisoriamente livre de DA.

A

Errado

Poderá solicitar a certificação imediata.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Plantel: conjunto das fêmeas e machos utilizados em um estabelecimento de criação para fins de terminação.

A

Errado

Está incorreta, visto que plantel é o conjunto das fêmeas e dos machos utilizando em um estabelecimento para fins de reprodução.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Prevalência: número total de animais infectados em um determinado momento, dividido pelo número total de animais sob risco de adquirir a infecção, no mesmo momento ou não.

A

Errado

Está incorreta, pois a prevalência deve ser no mesmo momento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Rebanho: conjunto de todos os suídeos criados sob condições comuns de manejo, num mesmo estabelecimento de criação ou não.

A

Errado

Está incorreta, pois o rebanho deve ser num mesmo estabelecimento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Vazio sanitário: período em que um estabelecimento de criação permanece sem quaisquer animais após a realização da limpeza e desinfecção das instalações.

A

Errado

Está incorreta, porque não necessariamente precisa estar sem animais, e sim SEM SUÍDEOS.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Suídeo acometido de DA: qualquer suídeo no qual foram constatados sinais clínicos ou lesões compatíveis com a DA, com diagnóstico laboratorial comprovado por meio de exame em laboratório oficial ou credenciado; e
Suídeo infectado pelo VDA: qualquer suídeo no qual não foram constatados sinais clínicos ou lesões compatíveis com a DA, mas que apresenta reação positiva ao teste laboratorial realizado em laboratório oficial ou credenciado.

A

Correta

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A ampicilina, amoxicilina e a doxiciclina não eliminam de forma eficiente a bactéria dos túbulos renais.

A

Errado

A ampicilina e a amoxicilina não eliminam de forma eficiente a bactéria dos túbulos renais, mas a doxiciclina se mostra eficiente na eliminação do estado de portador renal na dose de 5mg/Kg, a cada 12 horas, por 14 dias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Em relação à INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 47 DE 18 DE JUNHO DE 2004 em que aprova o REGULAMENTO TÉCNICO DO PROGRAMA NACIONAL DE SANIDADE SUÍDEA – PNSS, O cadastro dos estabelecimentos de criação de suídeos deverá ser atualizado anualmente.

A

Correto

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Tendo como base a Instrução Normativa nº 19, de 15 de fevereiro de 2002:

As formas sistemáticas e periódicas de constar, qualificar e quantificar o nível de saúde de granjas de reprodutores para determinada doença ou infecção é considerado como avaliação de sanidade.

A

Errado

Não há menção de “avaliação de sanidade” nesta legislação, e sim “Monitoria Sanitária”.

“1.1.18. Monitoria sanitária: são formas sistemáticas e periódicas de constatar, qualificar e quantificar o nível de saúde de granjas de reprodutores para determinada doença ou infecção;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Em relação à Instrução Normativa nº 6, de 9 de março de 2004, em que aprova as normas para a erradicação da peste suína clássica (PSC) a serem observadas em todo o território nacional:

Algumas das medidas a serem realizadas na zona externa de vigilância são: proibição de ingresso e egresso de animais de outras espécies de estabelecimentos situados na zona externa de vigilância, exceto com a autorização do serviço veterinário oficial; proibição da retirada de suídeos de qualquer estabelecimento de criação, com qualquer finalidade, até 15 dias após a conclusão das operações preliminares de limpeza e desinfecção no foco. Exceção será feita àqueles destinados ao abate imediato em matadouro com inspeção federal ou estadual, a critério do serviço veterinário oficial. Decorrido o período de 15 dias mencionado, poderá ser concedida, pelo serviço veterinário oficial, autorização para retirada de suídeos de qualquer estabelecimento situado na zona externa de vigilância, diretamente para outro estabelecimento na mesma zona.

A

Errado

“Art. 15. Na zona externa de vigilância serão aplicadas as seguintes medidas:

I - recenseamento de todos os estabelecimentos de criação;

II - proibição de circulação e do transporte de suídeos em vias públicas ou privadas;

III - proibição do trânsito de materiais que possam estar contaminados, exceto aqueles que tenham sido limpos e desinfetados, em conformidade com os procedimentos definidos pelo serviço veterinário oficial e após inspeção pelo médico veterinário oficial;

IV - proibição de ingresso e egresso de animais de outras espécies de estabelecimentos situados na zona externa de vigilância, exceto com a autorização do serviço veterinário oficial;

V - proibição da retirada de suídeos de qualquer estabelecimento de criação, com qualquer finalidade, até 10 dias após a conclusão das operações preliminares de limpeza e desinfecção no foco. Exceção será feita àqueles destinados ao abate imediato em matadouro com inspeção federal ou estadual, a critério do serviço veterinário oficial.

§ 1º Decorrido o período a que se refere o inciso V deste artigo, poderá ser concedida, pelo serviço veterinário oficial, autorização para retirada de suídeos de qualquer estabelecimento situado na zona externa de vigilância, diretamente para outro estabelecimento na mesma zona.

§ 2º As medidas aplicadas na zona externa de vigilância serão mantidas até que todos os suídeos existentes no foco e seus contatos tenham sido submetidos ao sacrifício sanitário e que a totalidade dos suídeos de todos os estabelecimentos localizados nessa zona tenham sido submetidos a exames clínicos e sorológicos”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

As manifestações comuns da Brucelose Suína são aborto, esterilidade temporária ou permanente, orquite, claudicação, paralisia posterior, espondilite e, ocasionalmente, metrite e formação de abscesso.

A

Correto

“Sinais Clínicos e Lesões

Os sinais dependem consideravelmente da localização. As manifestações comuns são aborto, esterilidade temporária ou permanente, orquite, claudicação, paralisia posterior, espondilite e, ocasionalmente, metrite e formação de abscesso.

A incidência de aborto pode ser de 0 a 80%. Os abortos também podem ocorrer no início da gestação e não serem detectados. Geralmente, as matrizes que abortam no início da gestação voltam ao estro logo depois e são recriadas. A esterilidade em fêmeas e machos reprodutores é comum e pode ser a única manifestação. A esterilidade em fêmeas é frequentemente temporária, mas pode ser permanente. Em javalis, pode ocorrer orquite, geralmente unilateral, e a fertilidade parece estar reduzida. Entre as principais lesões, a orquite e metrite geralmente estão presentes”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Tendo como base a Instrução Normativa nº 19, de 15 de fevereiro de 2002:

As granjas GRSC “A” são consideradas “bem protegidas”, obtendo pontuação de 0 a 3,0 pontos (desde que não tenha nenhum critério com pontuação 2 ou 3) na classificação inicial quanto ao grau de vulnerabilidade à entrada de agentes patogênicos, sendo reavaliadas anualmente

A

Errado

“3.2. A granjas de reprodutores de suídeos certificadas, cumpridos os itens anteriores, serão avaliadas para uma classificação inicial e reavaliadas anualmente, quanto ao grau de vulnerabilidade das mesmas à entrada de agentes patogênicos, conforme a tabela 1.

3.2.1. Classificação das granjas quanto ao grau de vulnerabilidade a patógenos externos:

a) granja “A”: bem protegida - de 0 a 5,0 pontos, desde que não tenha nenhum critério com pontuação 2 ou 3;

b) granja “B”: vulnerabilidade baixa - até 8,0 pontos, desde que não tenha nenhum critério com pontuação 3 e não se enquadre como granja “A”;

c) granja “C”: vulnerabilidade moderada - de 8,0 a 12,0 pontos, desde que não se enquadre como granja “B”;

d) granja “D”: altamente vulnerável - com 13,0 ou mais pontos”.

17
Q

Tendo como base a Instrução Normativa nº 19, de 15 de fevereiro de 2002:

A granja de reprodutores de suídeos será certificada livre de Pneumonia Micoplásmica ou Enzoótica caso não tenha sido constatada a presença de Mycoplasma hyopneumonia em 2 exames sorológicos consecutivos iniciais, com intervalo de 30 dias em 10 leitões com mais de 10 semanas de idade ou não tenha sido constatada lesões pulmonares de PM em 3 exames consecutivos iniciais de matadouro, com intervalo de 30 dias, de 10 suínos com 5 a 6 meses de idade.

A

Errado

“4.2. Pneumonia Micoplásmica (PM)

4.2.1. A granja de reprodutores será considerada livre de Pneumonia Enzoótica se:

  • Não for constatada a presença de Mycoplasma hyopneumoniae em 3 exames sorológicos consecutivos iniciais, com intervalo de 30 dias, de 30 leitões com mais de 10 semanas de idade. Se houver sorologia positiva e ausência de lesões ao abate, os animais vivos com sorologia positiva deverão ser submetidos à lavagem bronquial e colheita de material para PCR - NESTED e/ou cultivo de Mycoplasma hyopneumoniae.
  • Não for constatada lesões pulmonares de PM em 3 exames consecutivos iniciais de matadouro, com intervalo de 30 dias, de 30 suínos com 5 a 6 meses de idade. Caso lesões de PM sejam encontradas, as mesmas deverão ser submetidas a exames de histopatologia, seguido de teste de imunoperoxidase ou imunofluorescência para Mycoplasma hyopneumoniae.

4.2.2. Para manutenção da certificação esses exames deverão ser repetidos, uma única vez, a cada 6 meses, com todos os resultados negativos”.

18
Q

Na suinocultura tecnificada, são raras as infecções por M. avium (agente causal da tuberculose animal clássica), sendo o M. bovis o agente etiológico mais frequentemente implicado nas lesões detectadas no abatedouro.

A

Errado

“Etiologia

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, crônica, causada por bactérias álcoolácido-resistentes (BAAR) do gênero Mycobacterium. Os suínos são suscetíveis a infecções por Mycobacterium bovis, Mycobacterium tuberculosis e agentes do Complexo Mycobacterium avium (Complexo MAIS ou Complexo M. avium). Na suinocultura tecnificada, são raras as infecções por M. bovis (agente causal da tuberculose animal clássica), sendo o M. avium o agente etiológico mais frequentemente implicado nas lesões detectadas no abatedouro. O Complexo M. avium inclui M. avium avium (bacilos da tuberculose aviária), M. avium hominissuis (isolado de pessoas, suínos e outros mamíferos), M. intracellulare (doença em animais de sangue frio) e M. scrufolaceum.

Epidemiologia

A doença em suínos é raramente diagnosticada em suínos vivos. Em suínos podem não ocorrer perdas econômicas relacionadas a doença clínica, porém vísceras com lesões tuberculosas são descartadas e carcaças inteiras podem ser condenadas ou requerer tratamento térmico antes de liberadas para o consumo humano. Nos animais domésticos, as micobacterioses têm maior importância em suínos, nos quais são mundialmente relacionadas ao Complexo MAIS. Trabalhos mostram frequência elevada de isolamento de M. avium em tecidos de suínos abatidos. No Brasil, o complexo MAIS é considerado o mais importante grupo de bactérias envolvido em infecções desse tipo em suínos. Estudos para verificação dos agentes encontrados em linfonodos suínos demonstram que M. avium é o mais frequente”.

19
Q

Considerando a IN 19/2002, que dispõe normas a serem cumpridas para a Certificação de Granjas de Reprodutores Suídeos, julgue o seguinte item.

Para a sarna, a granja certificada deverá apresentar resultados negativos a três exames de raspado de pele, com intervalo de 6 meses, de 10 reprodutores e 10 suínos de terminação, identificados pelo veterinário oficial, por meio de exame clínico, como potenciais portadores de sarna.

A

Errado

3.3.9. Para a sarna, serão utilizados dois exames de raspado de pele, com intervalo de 2 a 3 meses, de 5 reprodutores e 5 suínos de terminação, identificados pelo veterinário oficial, por meio de exame clínico, como potenciais portadores de sarna. Todos deverão apresentar resultados negativos.

20
Q

Considerando a IN 19/2002, que dispõe normas a serem cumpridas para a Certificação de Granjas de Reprodutores Suídeos, julgue o seguinte item.

Caso positivo para sarna em exames de raspado de pele, a certificação será suspensa, devendo ser providenciada o controle, por meio de tratamento medicamentoso, elaborado e implantado pelo responsável técnico.

A

Errado

3.3.9. Para a sarna, serão utilizados dois exames de raspado de pele, com intervalo de 2 a 3 meses, de 5 reprodutores e 5 suínos de terminação, identificados pelo veterinário oficial, por meio de exame clínico, como potenciais portadores de sarna. Todos deverão apresentar resultados negativos.

3.3.9.1. Caso positivo, a certificação será suspensa, devendo ser providenciada a erradicação, por meio de tratamento medicamentoso, elaborado e implantado pelo responsável técnico.

21
Q

Em alguns casos, as leptospiras permanecem nos túbulos renais de hospedeiros incidentais por um curto período de tempo e são eliminadas na urina por alguns dias a várias semanas.

A

Correto

“Em alguns casos, as leptospiras permanecem nos túbulos renais de hospedeiros incidentais por um curto período de tempo e são eliminadas na urina por alguns dias a várias semanas. As leptospiras são eliminadas na urina e secreções genitais de animais persistentemente infectados por meses a anos após infecção inicial, e esses animais se tornam um importante reservatório de infecção, com potencial para transmitir a infecção a outros hospedeiros”.

22
Q

Segundo dados da OIE, a última ocorrência da doença de Aujeszky foi em 2018, sendo Santa Catarina e Paraná o único estado considerado livre da enfermidade.

A

Errado

“A doença é conhecida por ocorrer em partes da Europa, Ásia, América Latina e África, sendo ausente em poucos países (Austrália e Groenlândia) e está erradicado de suínos domésticos em outros países como Nações Europeias, Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia e Japão, entretanto o vírus ainda está presente em suídeos selvagens ou silvestres. No Brasil, a enfermidade é de notificação obrigatória imediata para casos suspeitos para múltiplas espécies (categoria 2 – múltiplas espécies, segundo IN50/2013). Segundo dados da OIE, a última ocorrência da doença foi em 2018. Santa Catarina é o único estado considerado livre da enfermidade”.
* Em janeiro de 2023, tivemos um caso no Rio Grande do Sul

23
Q

Em relação à Instrução Normativa nº 8, de 3 de abril de 2007, em que aprova as normas para o Controle e a Erradicação da Doença de Aujeszky (DA) em suídeos domésticos, a serem observadas em todo o território nacional:

Uma “zona provisoriamente livre de DA” é a zona ou região do país onde a ocorrência da DA atinge menos de 10% do rebanho suídeo e menos de 1% dos estabelecimentos de criação existentes, segundo as recomendações do Código Sanitário dos Animais Terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

A

Errado

“XXIII - Zona livre de DA: zona ou região do país onde a ausência da DA vem sendo sistematicamente demonstrada, segundo as recomendações do Código Sanitário dos Animais Terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), e a vacinação encontra se proibida há pelo menos 2 (dois) anos; e

XXIV - Zona provisoriamente livre de DA: zona ou região do país onde a ocorrência da DA atinge menos de 1% do rebanho suídeo e menos de 10% dos estabelecimentos de criação existentes, segundo as recomendações do Código Sanitário dos Animais Terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)”.

24
Q

Em relação à Instrução Normativa nº 8, de 3 de abril de 2007, em que aprova as normas para o Controle e a Erradicação da Doença de Aujeszky (DA) em suídeos domésticos, a serem observadas em todo o território nacional:

As atividades para o controle e a erradicação da DA serão coordenadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como Instância Central e Superior, devendo ser implementadas após a adesão voluntária da Unidade Federativa, como Instância Intermediária.

A

Correto

“Art. 3º As atividades para o controle e a erradicação da DA serão coordenadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como Instância Central e Superior, devendo ser implementadas após a adesão voluntária da Unidade Federativa, como Instância Intermediária”.

25
Q

Em relação à Instrução Normativa nº 8, de 3 de abril de 2007, em que aprova as normas para o Controle e a Erradicação da Doença de Aujeszky (DA) em suídeos domésticos, a serem observadas em todo o território nacional:

Após a queima dos suídeos sacrificados, faz-se o enterramento, mantendo monitoramento do serviço oficial durante o processo. As valas devem ser construídas, de preferência, na direção dominante dos ventos, com 2,5m de profundidade por 2,5m de largura e o comprimento dependerá do número de animais, sendo que para cada cinco suídeos adultos é necessário 1,5m;

A

Correto

“g) Após a queima, faz-se o enterramento, mantendo monitoramento do serviço oficial durante o processo:

  • As valas devem ser construídas, de preferência, na direção dominante dos ventos, com 2,5m de profundidade por 2,5m de largura e o comprimento dependerá do número de animais, sendo que para cada cinco suídeos adultos é necessário 1,5m;
  • Aconselha-se deixar uma descida de pouco declive, para que os suídeos entrem na vala. A cal não deve ser utilizada, pois retarda o processo natural de decomposição que favorece a inativação do vírus;
  • Depois de coberta a vala, é recomendável cercar a área com tela de arame, a fim de evitar que pequenos animais escavem o lugar;
  • Deve-se efetuar semanalmente, a inspeção das valas e áreas vizinhas, até o repovoamento do estabelecimento de criação.

OBSERVAÇÃO: Nos casos em que o órgão ambiental competente não permitir o enterramento na propriedade, serão utilizados outros locais indicados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”.

26
Q

A sorologia para Peste Suína Clássica pode ser útil para diagnóstico e vigilância. Os anticorpos se desenvolvem relativamente tarde (após 2 ou 3 semanas) na maioria dos animais, mas persistem ao longo da vida. Entretanto, leitões (incluindo javalis) infectados antes ou imediatamente após o nascimento podem ser imunotolerantes.

A

Correto

“A sorologia pode ser útil para diagnóstico e vigilância. Os anticorpos se desenvolvem relativamente tarde (após 2 ou 3 semanas) na maioria dos animais, mas persistem ao longo da vida. Entretanto, leitões (incluindo javalis) infectados antes ou imediatamente após o nascimento podem ser imunotolerantes”.

27
Q

Considerando a IN 19/2002, que dispõe normas a serem cumpridas para a Certificação de Granjas de Reprodutores Suídeos, julgue o seguinte item.

Em relação a classificação das granjas quanto ao grau de vulnerabilidade a patógenos externos, a granja “B” possui vulnerabilidade baixa - até 5,0 pontos, desde que no máximo um critério com pontuação 3 e não se enquadre como granja “A”.

A

Errado

3.2.1. Classificação das granjas quanto ao grau de vulnerabilidade a patógenos externos:

b) granja “B”: vulnerabilidade baixa - até 8,0 pontos, desde que não tenha nenhum critério com pontuação 3 e não se enquadre como granja “A”;

28
Q
A