Tuberculose (Alexia) Flashcards
Qual o agente etiológico da tuberculose?
Mycobacterium tuberculosis // bacilo de Koch
Quais os fatores de risco?
Trabalhadores de presídios
Viajantes para países com alta incidência da doença
Imunocomprometidos
Moradores de rua
Como a transmissão acontece?
Aspiração de partículas contaminadas com o bacilo - fala, espirro, tosse, por infectados com apresentação pulmonar.
Quais as medidas de controle de infecção necessárias?
A transmissão é plena até os 15 dias de tratamento. Pacientes com apresentações pulmonares em internação devem ser isolados e pacientes em casa devem usar máscara cirúrgica durante esse período. Compactuantes (mais de 200h/mês em local fechado) devem fazer o exame.
Explique como se dá a primo-infecção tuberculosa
Os bacilos aspirados chegam aos alvéolos e lá são fagocitados pelos magrófogos, de onde podem ir para outros tecidos (diapedese). Os bacilos sobreviventes, se multiplicam nos fagossomos e depois da destruição do macrófago, existe uma liberação de enzimas que atraem células de defesa para destruição tecidual. Esse processo dá início a uma reação inflamatória que se organiza em granuloma - lesão inicial da tuberculose. Os bacilos permanecem nesse estado de latência por anos e na maioria das pessoas a doença não se instala.
Explique como se dá a infecção primária
Quando a primoinfecção não é contida, seja pela deficiência no desenvolvimento da imunidade celular, seja pela carga infectante ou pela virulência do bacilo.
Explique como se dá a recrudescência
Nos pacientes com a forma latente, ocorre redução da capacidade de resistência ou aumento da carga infecciosa, por reativação endógena.
Como é o quadro clínico da tuberculose primária?
Febre baixa, tosse seca. Em exame de imagem é possível encontrar o Complexo de Ranke, nódulo pulmonar calcificado associado ao linfonodo hilar do mesmo lado também calcificado.
Como é o quadro clínico da tuberculose pós-primária?
Associada a imunosupressão. Febre por mais de 15 dias, tosse, perda de peso, sudorese noturna, anorexia, hemoptise, dispnéia e dor torácica.
Quais os diagnósticos diferenciais de tuberculose?
Sífilis, histoplasmose, pneumonia, DPOC, CA.
Como é e qual o significado clínico do PPD?
Injeção intradérmica de tuberculina. Depois de 48 a 72 horas é feito a leitura palpando-se uma enduração local. Uma enduração de 5mm é considerada positiva.
O PPD diagnostica doença latente, mas pode realizar diagnóstico para criança e gestante.
Como é e qual o significado clínico da pesquisa de BAAR?
A pesquisa de Bacilos Álcool Ácidos Resistentes é feita a partir de amostra de escarro em paciente sintomático respiratório, usado também no acompanhamento e controle de cura. A coloração de Ziehl-Nielsen permite visualização avermelhada (eles não se coram de azul).
Quais os passos necessários depois da confirmação de TB?
TB é uma doença de notificação compulsória e todos os casos são submetidos ao tratamento diretamente observado (observação da deglutição do medicamento). Para ser considerado tratado, devem ocorrer no mínimo 24 doses observadas durante os 2 primeiros meses e 48 doses nos meses subsequentes.
Como é feito o acompanhamento do tratamento? Quais os casos especiais?
A coleta do escarro é nos meses 1 (completo), 4 e 6. O mês 4 e 6 devem ser negativo, depois dos 6 meses e com o raio X normal, o paciente reve alta e é acompanhado por 6 meses.
Paciente com TB pulmonar ativa ou HIV+ fazem baciloscopia mensalmente
Qual é o esquema básico para tratamento de TB em adultos e adolescentes? E gestantes?
2 meses com RIPE (rifampicina + isoniazida + pirazinamida + etambutol), seguido por 4 meses de RI (rifampicina + isoniazida).
Gestantes: associar piridoxina