Trauma nos extremos de idade Flashcards
Quais são os tipos de trauma mais sentidos pela criança? Por que?
Trauma respiratório e neurológico. Por causa da alta complacência da caixa craniana (o musculo não esta bem desenvolvido) e também devido ao fato de os músculos respiratórios não estarem bem desenvolvidos
Qual a particularidade da via área da criança?
Ela é mais curta (facilita perder a via aérea definitiva), e mais fina (facilita o acumulo de secreção), mais anteriorizada (dificulta a intubação), mucosa mais frágil (pode causar sangramento grande na hora de intubar), tônus vagal aumentado (broncoespasmo e bradicardia), região occiptal maior (deixando a cabeça mais fletida e piorando a obstrução).
Qual a particularidade do B na criança?
Como fratura na criança é difícil por ser menos calcificado, uma contusão pulmonar grave, sem fratura de costela. Pneumotórax pode evoluir para um hipertensivo mais rápido. Barotrauma (trauma pulmonar por pressão muito alta da ventilação) é mais comum.
Qual a particularidade do C na criança?
A quantidade de cristaloide é 20ml/kg, se não respondeu da concentrado de hemácia é 10ml/kg. Volemia menor (a perda de sangue está mais próximo de ser a quantidade total da volemia da criança). Nunca pode deixar a criança chegar em choque grau 3 (pq demora pra chegar nessa fase, então qdo chega, ela já esta em estado muito grave), em TCE não pode usar hipotensão permissiva. Primeiro acesso periférico, se não der, vai pro intraósseo (região tibial ou cabeça do úmero)
Qual a particularidade do D na criança?
Particularidade do Glasgow pediátrico, tolera lesões maior que o adulto por ter maior complacência da caixa craniana
Qual a particularidade do E na criança?
Por ter a pele mais fina e menos tecido adiposo, aumenta a chance de ter hipotermia, termorregulação alterada (hipotálamo menos desenvolvido).
Qual as principais causas de morte em criança?
Queda principalmente, acidente automobilístico, queimadura, homicídio e afogamento
Qual a particularidade do A no idoso?
Mucosa frágil, secreção mais ressecada (lubrificar para intubar), mobilidade cervical menor (via área difícil)
Qual a particularidade do B no idoso?
Contusão pulmonar (sangue dentro do saco alveolar) com fratura de costela muito fácil. Aumenta a chance de ter edema agudo de pulmão (se der reposição volêmica igual do adulto, o coração não da conta), uso de medicamentos como betabloc (dificulta saber se esta chocado), diurético, aspirina, hipoglicemiante, antidepressivo, uso de marca-passo
Qual a particularidade do C no idoso?
Acesso periférico calibroso (só cuidado com a volemia)
Qual a particularidade do D no idoso?
Rebaixa nível de consciência muito mais rápido que o adulto. Pode ter um hematoma subdural crônico que agudizou.
Qual a particularidade do E no idoso?
Lesão osteomuscular é a mais frequente no idoso e são muito mais graves,