Trauma abdominal Flashcards
tríade letal?
acidose, coagulopatia e hipotermia
No paciente grave realizamos o tratamento imediato , interrompendo a cirurgia e reoperando posteriormente. V OU F?
F, a cirurgia deve ser interrompida, realizando-se o mínimo necessário e o mais rápido possível (sem anastomose) e controle de sangramento com compressas, é o controle de danos. O paciente é fechado em bloco e levado à UTI, cerca de 24h a 48h depois será reoperado em melhores condições.
Lesão de guidão de bicicleta, classifique o trauma? Qual orgão afetado e exames? Qual se tiver Liquido no FSD?
Trauma abdominal fechado,
é muito comum em criança, levando a um trauma na região epigástrica. Devemos pensar em lesão de pâncreas e em caso de pacientes estáveis e sem peritonite um exame de imagem e dosagem de amilase estarão indicados.
Na presença de líquido livre na cavidade peritoneal, devemos pensar em lesão de delgado ou duodeno e a laparotomia exploradora estará indicada.
Trauma abdominal fechado, qual a conduta hospitalar?
Se instável, indica-se FAST ou lavado peritoneal diagnóstico, pois se houver líquido livre a cirurgia estará indicada.
Se houver estabilidade, indica-se tomografia para avaliar vísceras maciças - se houver lesão de víscera maciça com extravasamento de contraste, indica-se arteriografia com embolização
Paciente com lesão de víscera maciça, estáveis sem extravasamento de contraste, conduta?
tratamento não operatório. Mas fique atento! Se houver sinais de irritação peritoneal na avaliação inicial ou pneumoperitônio, a cirurgia já estará indicada.
Quando considero o LPD positivo?
O lavado peritonial diagnóstico (LPD) positivo (presença de sangue na cavidade abdominal), indica laparotomia. No adulto, a aspiração de 10 mL de sangue já caracteriza o exame como positivo. Na ausência de sangue imediato, realizamos a infusão de 1000 mL de solução cristaloide e será considerado LPD positivo quando houver acima de 500 leucócitos ou 100.000 hemácias no líquido do lavado.
Quais as janelas do FAST? EFAST?
As janelas do FAST são: saco pericárdico (avaliar tamponamento), espaço hepatorrenal (espaço de Morrison), espaço espleno renal ou subfrênico esquerdo e pelve. Existe a possibilidade de se avaliar o tórax com o ultrassom, é o e-FAST ou Fast estendido.
O órgão mais lesado no trauma abdominal fechado?
No trauma penetrante no geral o mais lesado?
trauma penetrante por arma branca?
Se houver o sinal de cinto de segurança?
O órgão mais lesado no trauma abdominal fechado é o baço. No trauma penetrante no geral o mais lesado é o intestino delgado. Mas cuidado, se a pergunta for no trauma penetrante por arma branca a resposta será fígado. Devemos lembrar da lesão de mesentério e intestino delgado sempre que houver o sinal de cinto de segurança.
Ferimentos penetrantes (por arma branca) no dorso, conduta? Descarta quais lesões?
Ferimentos penetrantes (por arma branca) no dorso em pacientes estáveis e sem peritonite devem ser avaliados por TC com triplo contraste (oral, retal e venoso) para descartar lesões retroperitoneais (duodeno, cólon, pâncreas, rins e grandes vasos)
Tipo de lesões Renais e conduta?
Podemos dividir as lesões renais em menores (graus I, II e III), hematomas e lacerações que não atingem as vias excretoras, de tratamento conservador e lesões renais maiores (graus IV e V), com extravasamento de urina no grau IV e explosão renal ou avulsão do pedículo no grau V.A tendência atual é a conduta não operatória, sobretudo na contusão abdominal, em vítimas que se mantém estáveis hemodinamicamente.
Conduta ferimento de arma de fogo instável, e outro paciente com lesão de arma branca?
No trauma abdominal penetrante por arma de fogo a laparotomia exploradora (LE) sempre estará indicada. Na arma branca a necessidade LE depende da gravidade do evento. O primeiro passo é a exploração digital: se a aponeurose estiver íntegra, procede-se a sutura simples. Caso haja penetração da aponeurose, se houver choque, peritonite, evisceração ou sangramento digestivo, indica-se LE; na ausência desses, é o exame de imagem que define a conduta.
O que é comum em crianças após um trauma abdominal fechado envolvendo o guidão da bicicleta?
Lesões na região epigástrica