Câncer colorretal Flashcards
Perfuração de víscera leva ao achado de….?
pneumoperitônio
A síndrome genética mais comum relacionada ao câncer colorretal? Dx? Rastreamento?
HNPCC (câncer colorretal hereditário não polipose) ou síndrome de Lynch, por mutação do P53. Nesse caso, o tumor também é originado de um pólipo, porém não há polipose.Seu diagnóstico se faz através dos critérios de Amsterdã e portadores da síndrome devem realizar colonoscopia a partir dos 20 anos de idade
Os critérios de Amsterdã para o diagnóstico de SX lynch?
ao menos três familiares devem ter câncer colorretal verificado histologicamente; um deve ser parente em primeiro grau dos outros dois; ao menos duas gerações sucessivas devem ser afetadas; ao menos um dos casos deve ter sido diagnosticado antes dos 50 anos e a polipose adenomatosa familiar deve ser excluída
Rastreamento do câncer colorretal ? E se parentes de primeiro grau com câncer colorretal antes dos 50 anos?
O rastreamento do câncer colorretal é realizado com colonoscopia a partir dos 50 anos (45 anos para alguns protocolos internacionais). Em casos de parentes de primeiro grau com câncer colorretal antes dos 50 anos, a primeira colonoscopia deve ser realizada 10 anos antes da idade do diagnóstico do parente.Caso a colonoscopia esteja normal, será repetida de 5 a 10 anos
Se um pólipo adenomatoso de baixo risco for detectado durante a colonoscopia, com que frequência a colonoscopia deve ser repetida?
5 anos
Exames para estadiar CA colorretal?
O estadimaneto do cÂncer colorretal, precisamos de tomografia de abdome e tórax (para avaliar metástase hepática e pulmonar), além do marcador tumoral CEA (antígeno carcinoembrionário)
FR para CA colorretal??
Os fatores de risco mais relacionados ao câncer colorretal são a presença de pólipos adenomatosos, dieta com alto consumo de carne vermelha, gorduras, açucares e pouca fibra; tabagismo; obesidade; ureterossigmoidostomia; doença inflamatória intestinal; é descrita a associação de infecção prévia pelo Clostridium septicum co câncer colorretal, assim como maior predisposição em pessoas com baixos níveis de vitamina D.
fatores de proteção CA colorretal?
consumo de frutas e vegetais; controle do peso, uso de AINES e aspirina
Os tumores de cólon distais costumam ser mais sintomáticos, já os proximais são mais silenciosos, quando geram sintomas os mais comuns são:
massa palpável e anemia
Qual o dx? osteoma de mandíbula, dentes extranumerários e tumores desmoides.
A síndrome de Gardner é uma variante da polipose adenomatosa familiar (pólipos adenomatosos)
Indicação de EDA e Colono?
Todo paciente que apresente sangue nas fezes ou anemia crônica
imagem clássica do enema opaco em CA do colon?
sinal da maça mordida
A maioria dos TU colorretais originam-se de pólipos adenomatosos e são maioria hereditários, principalmente se acima de 50 anos. V OU F?
F, A grande maioria dos tumores colorretais são esporádicos, mesmo se houver algum caso na família, principalmente se for acima de 50 anos e originam-se de pólipos adenomatosos (os de maior risco são os vilosos, geralmente sésseis).
Explicação fisiopatogica de pq o TU Direito não obstrui e o esquerdo obstrui?
Os tumores do cólon direito costumam crescer para fora da luz (não causando obstrução), levando a um quadro de massa palpável, dor e principalmente anemia crônica. Por outro lado, os do cólon esquerdo crescem para dentro da luz, podendo apresentar mudança de hábito intestinal, fezes em fita e obstrução intestinal
A hemorragia digestiva do câncer colorretal direito geralmente se apresenta com:?
Melena