Otorrinolaringologia - Cirurgia Flashcards

1
Q

Qual é a primeira ação recomendada em caso de epistaxe? Primeira conduta?

A

Em caso de epistaxe primeiramente devemos avaliar a segurança das vias aéreas e estabilidade hemodinâmica. Em um primeiro momento realizamos a compressão digital das narinas por no mínimo 10 minutos e inclinação da cabeça para frente (para evitar deglutição ou aspiração de sangue).Podemos também fazer compressas geladas em face

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quando fazer tamponamento nasal posterior?

A

O tamponamento nasal posterior normalmente é utilizado quando há falha do tamponamento anterior ou quando há forte suspeita do foco de sangramento ser posterior. Procedimentos invasivos como ligadura ou embolização arterial são reservados para casos refratários e graves.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A lavagem do ouvido para remoção de cerume…descreva?

A

A lavagem do ouvido para remoção de cerume é um dos procedimentos descritos no manual de atenção básica do ministério da saúde que orienta: 1. Indicar emolientes ou solução salina, sempre que possível, previamente ao procedimento (como a trolamina [Cerumin] em gotas). 2. Cortar o sclap (butterfly) com aproximadamente 4 cm a partir da extremidade de acoplamento da seringa. 3. Aquecer a solução fisiológica isotônica a 0,9% (soro fisiológico), ainda com o frasco fechado, até a temperatura corporal (37ºC), para evitar nistagmos e desconforto (“banho-maria” ou aquecimento em micro-ondas). 4. Examinar cuidadosamente o canal do ouvido externo e a otoscopia antes do procedimento. 5. Acoplar a seringa com soro aquecido na extremidade não cortada do scalp. 6. Posicionar a toalha, campo cirúrgico ou compressa no ombro do paciente. 7. Sob leve pressão, posicionar a cuba rim, bem justaposta, à cabeça/pescoço do paciente na altura logo abaixo da orelha, para que o soro injetado não o molhe. 8. Após vestir uma luva de procedimentos, introduzir a extremidade cortada do scalp com a concavidade voltada para frente e levemente para cima. Em seguida, sob leve pressão, instilar o soro fisiológico, deixando escoá-lo na cuba rim. 9. Repetir as etapas anteriores quantas vezes forem necessárias. 10. Verificar esporadicamente por meio da otoscopia se há mais cerume a ser removido

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quando a lavagem do ouvido para remoção de cerume deve ser suspenso?

A

O procedimento deve ser suspenso diante das seguintes situações: se não houver mais cerume a ser removido; insucesso após várias tentativas de remoção do cerume; desistência do paciente; dor ou outra intercorrência.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quando temos um inseto como corpo estranho no ouvido a conduta será a sua retirada??

A

morto após lavagem do ouvido com solução oleosa

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Em caso de corpo estranho de ouvido a conduta será?? E se for inseto? o que o paciente relata?

A

a realização de otoscopia com retirada do objeto com pinça.Porém, quando se trata de um inseto, o paciente pode referir zumbido e otalgia intensa, nesse caso, após a confirmação da presença do inseto, podemos “afogar” o inseto com algum tipo de óleo para que ele pare de se mover, e facilite sua retirada causando menos lesões.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

As hemorragias nasais anteriores, tto?

A

As hemorragias nasais anteriores são as mais comuns e a maioria é autolimitada. Caso uma fonte de sangramento seja visualizada, o tratamento de primeira linha consiste em cauterização química ou elétrica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O que é sugerido durante a rinoscopia anterior em caso de sangramento anterior?

A

Limpeza e vasoconstricção local com adrenalina/lidocaína

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly