Tratamento Cirúrgico da Obesidade Mórbida Flashcards
Quais os requisitos para um paciente ser classificado com obesidade mórbida?
45kg superiores ao peso ideal ou IMC>40kg/m²
Qual é a classificação de obesidade sugerida pela OMS?
Uso do IMC: Sobrepeso >25kg/m² Obesidade >30kg/m² Obesidade classe I 30-35 Obesidade classe II 35-40 Obesidade classe III (Mórbida) >40kg/m²
Quais as causas e os tipos de obesidade?
Predisposição genética, ingestão calórica excessiva, baixa atividade física, distúrbios psicológicos e alterações metabólicas e hormonais.
Ginecoide, androide (associada principalmente a DM e HAS) ou mista.
Qual a diferença entre a obesidade visceral e a tipo pêra?
Na visceral ocorre acúmulo de gordura nas vísceras, sendo mais grave, enquanto que na tipo pera a gordura está mais localizada no subcutâneo, sendo menos grave. A localização da gordura pode ser observada por TC.
Quais as principais comorbidades associadas à obesidade?
DM (2-10x mais chance de ter quando obeso), HAS (12x mais chance), Colecistopatias, Hérnia hiatal, Cardiopatias, Artropatias, Dislipidemias, Apneia do sono, Neoplasias e cardiopatias (70% dos cardiopatas são obesos).
Quando ocorre indicação para tratamento cirúrgico da obesidade coberto pelo SUS?
Obesidade tratada por mais de 2 anos, IMC>40kg/m², IMC>35kg/m² com comorbidades, risco cirúrgico aceitável, ausência de doença psiquiátrica grave e ausência de dependência química, idade superior a 16 anos.
Como é realizado o tratamento conservador da obesidade? Ela é efetiva? Justifique.
Dietas hipocalóricas, exercício físico, drogas que inibem a ingesta ou absorção de alimentos. Raramente obtém bons resultados, estimando-se que 90% dos pacientes que realizam esse tipo de tratamento apresentam recidiva da obesidade em 5 anos.
Quais as contraindicações para cirurgia bariátrica?
Limitação intelectual significativa em pacientes sem suporte familiar, Transtorno psiquiátrico não controlado, Doença cardiopulmonar grave, Hipertensão portal com varizes esofágicas e Síndrome de Cushing.
Quais as vias para realização de cirurgia bariátrica?
Laparoscópica ou laparotômica (mais usada pelo menor custo).
Quais os tipos de cirurgia bariátrica e qual é a mais realizada?
Restritivas, Disabsortivas e Mistas (mais realizada).
Qual a base terapêutica da cirurgia bariátrica restritiva? (como ela promove a redução da obesidade?
A base é a redução do volume da câmara gástrica, levando à saciedade precoce e diminuição na ingesta calórica.
Quais as técnicas de cirurgia bariátrica restritivas? Explique cada uma. (4)
Gastroplastia vertical com bandagem (Mason): septação do estômago em uma bolsa proximal superior à curvatura menor pela criação de um orifício com uma banda nele. Balão Gástrico: procedimento exclusivamente endoscópico que deve ser associado a acompanhamento com nutricionista e dieta. Complicações incluem obstrução do piloro e intestinal. Banda Gástrica: colocação de uma banda gástrica ajustável que diminui o orifício de esvaziamento da câmara gástrica. Gastrectomia Vertical (sleeve): gastrectomia longitudinal que torna o estômago em um tubo, o que limita a câmara gástrica além de um mecanismo hormonal (redução na secreção de grelina).
Quando as cirurgias bariátricas exclusivamente disabsortivas são indicadas?
Não são mais indicadas, pois as complicações pós-operatórias eram inevitáveis, tornando-as inaceitáveis, portanto usa-se, hoje, as técnicas mistas para substituir esse tipo de cirurgia (restritiva + disabsortivas).
Quais os tipos de cirurgia bariátrica mista?
Bypass gástrico com Y de Roux, Bypass biliopancreático (Scopinaro) e Duodenal Switch.
Explique o Bypass gástrico com Y de Roux.
Associação entre uma limitação mecânica do reservatório gástrico à limitação funcional tipo dumping (esvaziamento gástrico acelerado), predominando o fator restritivo (começou com gastroplastia vertical com bandagem associada à derivação gástrica em Y de Roux). Perda de peso adequada e duradoura com baixo índica de insucesso e ingestão de menor volume de alimento.