Doença Ulcerosa Péptica Flashcards
As úlceras pépticas podem se desenvolver em locais fora do estômago e duodeno? Em quais situações?
Sim, em situações como DRGE, divertículo de Meckel (mucosa gástrica heterotópica), síndrome de Zollinger-Ellison (jejuno e íleo).
Qual a epidemiologia da DUP? (incidência aumentou ou diminuiu? pq?, prevalencia no sexo, fatores de risco, qual o local mais acometido e a prevalência desse local e idade).
Houve uma diminuição da incidência da DUP pela menor contaminação por Hp, maior erradicação da Hp e maior acesso aos IBPs. Mais presente no sexo masculino (2:1). FR: infecção por Hp, uso de AINEs, tabagismo (não foi comprovado ainda). Maior incidência no duodeno (6-15% da pop.), sendo mais frequente em jovens de 20-50 anos, enquanto que a gástrica prevalece em +60 anos.
Qual a relação entre HCl e a DUP?
A presença de ácido é pré-requisito para o desenvolvimento da DUP, mas ele não precisa, necessariamente, estar em excesso caso ocorre a presença de outros fatores como Hp e AINEs, ocorrendo em casos de hipocloridria o normocloridria. A presença ser pré-requisito é provada por não haver DUP em casos de acloridria.
Qual a secreção pelas células do corpo, fundo e antro gástricos?
O corpo e fundo secretam, próximos à superfície nas fossetas gástricas, muco e HCO3- e, mais profundamente na fosseta, HCl (cél. parietal/oxíntica) e pepsinogênio.
O antro secreta gastrina pelas células G e somatostatina pelas células D.
Quais as substâncias endógenas que estimulam a secreção acida?
Acetilcolina: estímulo vagal, influenciado pela visão e olfato do alimento e paladar.
Histamina: produzida por células parácrinas das cél. oxínticas, sendo estimuladas por acetilcolina e gastrina.
Gastrina: prod. pelas células G do antro em resposta a aumento do pH gástrico e distensão gástrica. Estimula de forma direta e indireta.
Qual substância endógena inibe a secreção ácida?
A somatostatina produzida pelas células D do antro, sendo liberada em resposta ao HCl. Inibe por agir diretamente da cél parietal e por ação indireta, reduzindo a secreção de gastrina.
Cite uma situação em que a secreção de somatostatina está diminuída e por que isso ocorre?
Infecção por Hp no antro, pois essa bactéria destroi as células D, diminuindo a secreção de somatostatina e promovendo hipergastrinemia e hipercloridria.
Como é a produção de muco e bicarbonato pelo estômago e qual sua importância?
Produzidos pelo corpo e fundo gástricos. O muco atua isolando a mucosa do lúmen gástrico, sendo estimulada a sua secreção por distensão gástrica e por prostaglandinas. O HCO3- é responsável por promover um pH próximo de 7 entre o muco e a mucosa, também sendo estimulado por prostaglandinas.
Qual a importância das prostaglandinas na proteção da mucosa gástrica e qual o efeito dos AINEs?
As prostaglandinas produzidas pela COX 1 atuam estimulando a secreção de HCO3-, muco, fluxo sanguíneo e regeneração da mucosa, sendo protetores contra a DUP. A produção de PGs é inibida pelos AINEs, debilitando os fatores protetores da mucosa gástrica.
Qual a patogenia da DUP (geral)?
Ocorre por um desequilíbrio entre os fatores protetores e os fatores agressores da mucosa gástrica associado a um reparo prejudicado das lesões, situações que são promovidas pelo Hp e AINEs.
Como é o envolvimento da Hp no desenvolvimento da DUP?
Duodeno: A infecção por Hp no antro gástrico promove diminuição na secreção de somatostatina por destruição das células D. Essa diminuição promove hipergastrinemia e consequente hipercloridria, o que promove aumento da quantidade de ácido no duodeno. Tal acontecimento desencadeia metaplasia gástrica na mucosa duodenal, permitindo a infecção por Hp nessa região, o que gera duodenite, diminui a secreção de HCO3- pelo duodeno e promove a úlcera.
Qual é a prevalência da Hp no desenvolvimento da DUP?
95% das úlceras duodenais e 70-80% das úlceras gástricas ocorrem pela presença da Hp. No entanto, apenas 15% dos infectados desenvolvem a úlcera.
Quais os tipos de úlcera gástrica?
Tipo I: peq. curv. II: corpo + duodeno. III: reg. pré-pilórica. IV: peq. curv. próximo à JGE.
Qual a influência dos AINEs na patogenia das DUPs?
Os AINEs inibem a produção de PGs por inibirem as enzimas COX. A diminuição de prostaglandinas prejudica todos os mecanismos de defesa da mucosa gástrica contra o ácido e os mecanismos de regeneração, promovendo uma constante agressão do ácido sobre a mucosa e deficiência no reparo, promovendo a úlcera.
Quais fatores aumentam as chances de desenvolvimento da DUP quando há uso de AINEs?
> 60 anos, história prévia de DUP, uso concomitante de glicocorticoide ou AAS (aspirina), altas doses de AINEs, outras comorbidades importantes (IRC, cirrose hepática).