Teoria dos Contratos Flashcards
Quanto ao sujeito, os contratos podem ser classificados como:
- Bipartites e pluripartites/plúrimos/plurilaterais
- Unilaterais e bilaterais/sinalagmáticos
- Individuais e coletivos/normativos
- Pessoais e impessoais
Nos contratos bipartites temos quantos polos na relação jurídica contratual?
Apenas dois.
Assim ocorre com a maioria dos contratos, como a compra e venda (comprador e vendedor), a doação (doador e donatário), a prestação de serviço (prestador e consumidor) etc.
CERTO OU ERRADO:
Nos contratos bipartities, há apenas dois polos na relação jurídica, ou seja, uma pessoa de um lado e uma pessoa do outro.
ERRADO! Há apenas DOIS POLOS e não dois indivíduos. De um lado ou outro poderá haver pluralidade. Pode haver 3 pessoas de um lado e três do outros, por exemplo.
Os contratos que pluripartites, ou plurilaterais, quando:
há mais de dois polos na relação jurídica contratual.
É o caso famoso do contrato social de uma empresa. Por isso, o contrato para constituição de sociedade formado por três pessoas, por exemplo. Há três polos, nesse caso
A exceção de contrato não cumprido se aplica apenas aos contratos:
bipartites.
A exceção do contrato não cumprido tem por base a impossibilidade de se exigir o cumprimento do dever da outra parte, sem que:
o requerente tenha cumprido com a sua.
CERTO OU ERRADO:
A teoria da distribuição dos riscos contratuais, é aplicável aos contratos bipartites mas não ao contrato pluripartites.
CERTO!
Os contratos bipartites podem ser subdivididos em dois grandes grupos:
contratos unilaterais e os contratos bilaterais.
ATENÇÃO
Contratos unilaterais ou bilaterais não se confundem com os negócios jurídicos unilaterais (atos unilaterais de vontade) ou bilaterais (contratos).
Nos contratos unilaterais ou bilaterais é
capaz de criar efeitos jurídicos relevantes para a outra apenas:
uma das partes.
Nos negócios jurídicos unilaterais ou bilaterais para que os efeitos jurídicos sejam criados é necessário o:
consenso.
Nos contratos unilaterais o contrato cria obrigações para:
uma parte.
Nos contratos unilaterais o contrato cria obrigações para:
ambas as partes.
Nos contratos bilaterais, cada contratante é ______ e _______ ao mesmo tempo em vetores contrários.
Nos contratos bilaterais, cada contratante é credor e devedor ao mesmo tempo em vetores contrários.
ou seja, precisa entregar uma obrigação para receber a outra
CERTO OU ERRADO:
A exceção de contrato não-cumprido não se aplica aos contratos unilaterais e contratos bilaterais.
ERRADO! Não se aplica aos contratos unilaterais mas aos bilaterais se aplicam sim.
Nos contratos individuais cada contratante expressa seu ______________ de forma __________, ou seja, esse contrato trata de _______ ______ e ____________.
Nos contratos individuais cada contratante expressa seu consentimento de forma individual, ou seja, esse contrato trata de pessoas certas e determinadas.
Nos contratos coletivos (ou __________) há um ______ _________, que engloba _______ ______, mas apenas _____________.
Nos contratos coletivos (ou normativo) há um acordo normativo, que engloba pessoas certas, mas apenas determináveis.
São exemplos a convenção coletiva de trabalho, no âmbito trabalhista, e o plano de saúde empresarial, no âmbito civil. Nos dois casos, há um intermediário entre os contratantes, sendo que um deles, de maneira coletiva, estabelece as cláusulas que vigerão entre o outro e os contratantes que não participam diretamente do pacto
Nos contratos pessoais (ou _______________ ou _______ ________), a consideração da outra pessoa é elemento determinante de sua __________.
Nos contratos pessoais (ou personalíssimo ou intuitu personae), a consideração da outra pessoa é elemento determinante de sua conclusão. (elemento causal do negócio, motivo determinante).
Isso porque somente aquela pessoa é capaz de executar o contrato, ou porque interessa à parte que seja executado especificamente por aquele
Os contratos pessoais são ________________ (mesmo no caso de _____ ou __________) e nem podem ser _______ (mesmo numa ________ __ ______ ou numa cessão de _______ __________).
Os contratos pessoais são intransmissíveis (mesmo no caso de morte ou interdição) e nem podem ser cedidos (numa assunção de dívida ou numa cessão de posição contratual).
Quanto ao objeto, os contratos podem ser:
- Gratuitos/benéficos e onerosos
- Comutativos e aleatórios
- Principais e acessórios
- Instantâneos e de duração
- Instantâneos de execução imediata e diferida
- Por tempo determinado e indeterminado
Nos contratos onerosos à vantagem equivale a um __________, seja para a _____, seja para um ________, como numa _______.
Nos contratos onerosos à vantagem equivale a um sacrifício, seja para a parte, seja para um terceiro, como numa permuta.
Nos contratos gratuitos, tem proveito:
somente uma parte.
como numa doação, por exemplo
Se aplica a disciplina dos vícios redibitórios e da evicção somente nos contratos:
onerosos.
O vício redibitório é termo do direito civil entendido por _______, de forma ______ na coisa ou bem, de uma _____, e do qual o comprador não poderia _____ ____________ quando efetuou a aquisição.
O vício redibitório é termo do direito civil entendido por defeito, de forma oculta na coisa ou bem, de uma venda, e do qual o comprador não poderia tomar conhecimento quando efetuou a aquisição.
algum problema ou defeito oculto em algo que foi adquirido e pago, mas que, no entanto, o comprador não foi avisado no momento da compra