Pessoa Jurídica - conceito, classificação, começo e fim de sua existência Flashcards
As pessoas jurídicas, _________, _________, ________ ou mesmo ______, são entidades que conglobam _______, ____ ou _____ (________+ ____).
As pessoas jurídicas, coletivas, abstratas, fictícias ou mesmo morais, são entidades que conglobam pessoas, bens ou ambas (pessoas + bens).
Quais são as características da pessoa jurídica?
a.
b.
c.
d.
e.
a. Capacidade de direito e capacidade de fato;
b. Estrutura organizativa;
c. Objetivos comuns dos membros que a formam;
d. Patrimônio próprio e independente dos membros que a formam;
e. Publicidade de sua constituição, dado que, diferente da pessoa natural, a pessoa jurídica não tem “nascimento” propriamente dito.
CARACTERÍSTICAS DAS PESSOAS JURÍDICAS:
a. Capacidade de _______ e capacidade de ____;
b. Estrutura ____________;
c. Objetivos ______ dos membros que a formam;
d. Patrimônio _______ e ____________ dos membros que a formam;
e. Publicidade de sua ____________, dado que, diferente da pessoa natural, a pessoa jurídica não tem “__________” propriamente dito.
CARACTERÍSTICAS DAS PESSOAS JURÍDICAS:
a. Capacidade de direito e capacidade de fato;
b. Estrutura organizativa;
c. Objetivos comuns dos membros que a formam;
d. Patrimônio próprio e independente dos membros que a formam;
e. Publicidade de sua constituição, dado que, diferente da pessoa natural, a pessoa jurídica não tem “nascimento” propriamente dito.
A pessoa jurídica é, portanto, titular de ________ e _______ na ordem civil.
A pessoa jurídica é, portanto, titular de direitos e deveres na ordem civil.
CERTO OU ERRADO:
Os direitos e obrigações da pessoa jurídica são os mesmos que os da pessoa natural.
Obviamente que NÃO! Pessoa jurídica não vota e não tem liberdade sexual, mas tem alguns direitos de personalidade (e sofre dano moral), direitos obrigacionais (pode contratar livremente), direitos reais (pode ser proprietária de bens) e mesmo direitos sucessórios (pode receber bens mortis causa).
A pessoa jurídica não se confunde com os seus ______, __________, _____________ ou _______________.
A pessoa jurídica não se confunde com os seus sócios, associados, instituidores ou administradores.
A autonomia patrimonial das pessoas jurídicas é um instrumento lícito de _________ e ___________ __ ______, estabelecido pela lei com a finalidade de estimular _______________, para a geração de ________, _______, _____ e ________ em benefício de todos.
A autonomia patrimonial das pessoas jurídicas é um instrumento lícito de alocação e segregação de riscos, estabelecido pela lei com a finalidade de estimular empreendimentos, para a geração de empregos, tributos, renda e inovação em benefício de todos.
Quais são as pessoas jurídicas trazidas pelo CC/2002? São duas classificações:
- Quanto a nacionalidade
- Quanto capacidade/função
Quanto à nacionalidade as pessoa jurídicas podem ser:
- nacional ou interna
- estrangeira ou externa
Quanto à capacidade/função as pessoa jurídicas podem ser:
- de direito público
- de direito privado
As pessoas jurídicas nacionais (ou internas) são as nacionais e organizadas em conformidade com a ___ __________ e ________ no país.
As pessoas jurídicas nacionais (ou internas) são as nacionais e organizadas em conformidade com a lei brasileira e sediadas no país.
As pessoas jurídicas estrangeiras ou externa são as estrangeiras, e apesar de organizadas conforme a lei __________ e sediadas em ______ ___________, só podem funcionar aqui se tiverem autorização do _____ _________.
As pessoas jurídicas estrangeiras ou externa são as estrangeiras, e apesar de organizadas conforme a lei alienígena e sediadas em Estado estrangeiro, só podem funcionar aqui se tiverem autorização do Poder Executivo.
As pessoas jurídicas de direito público são regidas por regime jurídico de direito _______, típico do Direito ______________.
As pessoas jurídicas de direito público são regidas por regime jurídico de direito público, típico do Direito Administrativo.
As pessoas jurídicas de direito privado são regidas por regime jurídico de direito _______, típico do Direito _____/___________.
As pessoas jurídicas de direito privado são regidas por regime jurídico de direito privado, típico do Direito Civil/Empresarial.
São pessoas jurídicas de Direito Público Interno:
- União
- Estados
- Municípios
- Distrito Federal
- Territórios
- Autarquias
- Fundações Públicas
- Associações Públicas
- Demais entidades de caráter público criadas por lei
São pessoas jurídicas de Direito Público Externo:
- Estados da comunidade internacional
- Demais pessoas regidas pelo Direito Internacional Público
As pessoas jurídicas de direito público são criadas por:
lei.
As fundações públicas também são chamadas de:
fundações autárquicas.
As pessoas jurídicas de direito público interno que tiverem estrutura de direito privado serão regidas pelas regras do:
Direito Privado.
Ou seja, apesar de serem públicas são tratadas como se privadas fossem.
São exemplos de pessoas jurídicas de direito público interno regidas pelas regras do direito privado:
empresas públicas e das sociedades de economia mista, pois têm estruturas de direito privado.
O Direito Administrativo as chama de “pessoas jurídicas de direito privado”, já que têm regime jurídico de direito privado. O Direito Civil as chama de “pessoas jurídicas de direito público com estrutura de direito privado”, já que foram criadas pelo Estado, mas adotaram uma estrutura de direito privado, ou seja, regime jurídico de direito privado.
As pessoas jurídicas de direito público, a que se tenha dado estrutura de direito privado, mencionadas pelo art. 41, parágrafo único, são as _________ ________ e os entes de ____________ __ _________ ____________, como o ___ (uma _________) ou a ___ (uma entidade ___ _______, como definiu o STF na ADI 3.026/DF).
As pessoas jurídicas de direito público, a que se tenha dado estrutura de direito privado, mencionadas pelo art. 41, parágrafo único, são as fundações públicas e os entes de fiscalização do exercício profissional, como o CFM (uma autarquia) ou a OA (uma entidade sui generis, como definiu o STF na ADI 3.026/DF).
Art. 41
(…)
Parágrafo único. Salvo disposição em contrário, as pessoas jurídicas de direito público, a que se tenha dado estrutura de direito privado, regem-se, no que ______, quanto ao seu _____________, pelas normas _____ ______.
Art. 41
(…)
Parágrafo único. Salvo disposição em contrário, as pessoas jurídicas de direito público, a que se tenha dado estrutura de direito privado, regem-se, no que couber, quanto ao seu funcionamento, pelas normas deste Código.
Eis o rol das pessoas jurídicas de direito privado trazido pelo Código e pelas leis especiais:
1 -
2 -
3 -
4 -
5 -
6 -
7 -
8 -
9 -
10 -
1 - Associações
2 - Sociedades
3 - Fundações
4 - Organizações religiosas
5 - Partidos políticos
6 - Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada
7 - Sindicatos
8 - Empresas Públicas
9 - Sociedades de Economia Mista
10 - Cooperativas
As associações são pessoas jurídicas de direito _______ formadas para fins ___ __________.
As associações são pessoas jurídicas de direito privado formadas para fins não econômicos.
As sociedades são reunião de _______ e ____ ou ________ com objetivo _________ e partilha de __________, ou seja, têm natureza eminentemente
_________.
As sociedades são reunião de pessoas e bens ou serviços com objetivo econômico e partilha de resultados, ou seja, têm natureza eminentemente
lucrativa.
As fundações são complexo de ____, e curiosamente, são pessoas jurídicas sem quaisquer _______ _______/________ em sua instituição.
As fundações são complexo de bens, e curiosamente, são pessoas jurídicas sem quaisquer pessoas físicas/naturais em sua instituição.
As organizações religiosas têm por objetivo a união de ______ para o culto religioso, ___________ ou ________. Por isso, não podem ter fim __________, segundo estabelece o art. 53
As organizações religiosas têm por objetivo a união de leigos para o culto religioso, assistência ou caridade. Por isso, não podem ter fim econômico, segundo estabelece o art. 53
Partidos políticos são ___________ com ideologia ________, cujos membros se organizam para alcançar o _____ ________ e satisfazer os __________ de seus _______.
Partidos políticos são associações com ideologia política, cujos membros se organizam para alcançar o poder político e satisfazer os interesses de seus membros.
As EIRELI’s não são __________, mas novos ____ ________ _____________.
As EIRELI’s não são sociedades, mas novos entes jurídicos personificados.
Os sindicatos são ___________ de ______ e ___________ dos interesses __________ e _____________ de __________, ____________e _____________ _________.
Os sindicatos são associações de defesa e coordenação dos interesses econômicos e profissionais de empregados, empregadores e trabalhadores autônomos.
Empresas públicas são empresas que sempre têm patrimônio _______ e capital _________ da _____.
Empresas públicas são empresas que sempre têm patrimônio próprio e capital exclusivo da União.
As sociedades de economia mista são sociedades constituídas sob a forma de __ e com maioria do capital votante da _____ ou da _____________ ________.
As sociedades de economia mista são sociedades constituídas sob a forma de S.A. e com maioria do capital votante da União ou da Administração Indireta
Cooperativas são um conglomerado de _______ que ______________ se obrigam a contribuir com ____ ou ________ para o exercício de uma atividade _________, de proveito _____, sem objetivo de _____.
Cooperativas são um conglomerado de pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir com bens ou serviços para o exercício de uma atividade econômica, de proveito comum, sem objetivo de lucro.
Esclarece o Enunciado 142 do CJF que os partidos políticos, os sindicatos e as associações religiosas, por terem natureza __________, são classificados como pessoas jurídicas de direito _______.
Esclarece o Enunciado 142 do CJF que os partidos políticos, os sindicatos e as associações religiosas, por terem natureza associativa, são classificados como pessoas jurídicas de direito privado.
Por terem natureza associativa e serem classificadas como pessoas jurídicas de direito privado, os partidos políticos, os sindicatos e as associações religiosas são regidas pelo:
Código Civil.
Evidentemente que a legislação trabalhista traz disposições específicas a respeito dos sindicatos; bem como o faz a legislação eleitoral, no tocante aos partidos políticos.
Quanto às organizações religiosas, sua criação, organização e funcionamento podem sofrer
intervenção estatal?
NÃO!
Determinadas pessoas jurídicas compõem aquilo que se convencionou chamar de Terceiro Setor, que nada mais é do que uma parcela das _________ do interesse do Poder Público a cargo do _____ _______, sem a necessidade de ________ ou de outras medidas de _____ ______________ geralmente utilizadas nesses casos.
Determinadas pessoas jurídicas compõem aquilo que se convencionou chamar de Terceiro Setor, que nada mais é do que uma parcela das atividades do interesse do Poder Público a cargo do setor privado, sem a necessidade de concessão ou de outras medidas de cunho administrativo geralmente utilizadas nesses casos.
Para ONGs, cuja atuação tende à filantropia, existem três títulos que podem ser dados a essas pessoas jurídicas de direito privado:
1 - Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP)
2 - Organização Sociais (OS)
3 - Organizações da Sociedade Civil (OSC)
As organizações sociais são organizações cujas atividades são dirigidas ao:
ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à proteção e preservação do meio ambiente, à cultura e à saúde.
Organizações da Sociedade Civil são organizações
que se dirigem à consecução de finalidades de _________ _______ em regime de _____ __________, por meio de ______ __ _______ ou em _______ __ __________.
Organizações da Sociedade Civil são organizações
que se dirigem à consecução de finalidades de interesse público em regime de mútua cooperação, por meio de termos de fomento ou em acordos de cooperação.
As OS, OSC e OSCIP são qualificações dadas pelo _____ _______ a determinadas pessoas jurídicas de direito privado, sem ____ __________, para que possam receber ________ da Administração Pública para a __________ ___ ____ _________.
As OS, OSC e OSCIP são qualificações dadas pelo Poder Público a determinadas pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, para que possam receber recursos da Administração Pública para a consecução dos seus objetivos.
As OSCIP, OS e as OSC são pessoas jurídicas propriamente ditas?
NÃO! São qualificações dadas a determinadas pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos.
A pessoa jurídica resulta de um ________ _______, a _____________, que depende da ___. Em outras palavras, a pessoa jurídica é uma realidade, ainda que técnica, produzida pelo _______, a partir de uma forma ________.
A pessoa jurídica resulta de um processo técnico, a personificação, que depende da lei. Em outras palavras, a pessoa jurídica é uma realidade, ainda que técnica, produzida pelo Direito, a partir de uma forma jurídica.
Art. 45 do CC/2002
Começa a existência legal das pessoas jurídicas de direito privado com a _________ __ ___ ____________ no respectivo ________, precedida, quando ___________, de autorização ou aprovação do _____ _________, _________-__ no registro todas as alterações por que passar o ato constitutivo.
Art. 45 do CC/2002
Começa a existência legal das pessoas jurídicas de direito privado com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessário, de autorização ou aprovação do Público, averbando-se no registro todas as alterações por que passar o ato constitutivo.
A personificação é a adoção de _____________ ________ a algo que ___ ___ _____________ ainda.
A personificação é a adoção de personalidade jurídica a algo que não tem personalidade ainda.
O que constitui a pessoa jurídica é a:
personalização.
O art. 46 do Código Civil:
O registro declarará:
I -
II -
III -
IV -
V -
VI -
I - a denominação, os fins, a sede, o tempo de duração e o fundo social, quando houver;
II - o nome e a individualização dos fundadores ou instituidores, e dos diretores;
III - o modo por que se administra e representa, ativa e passivamente, judicial e extrajudicialmente;
IV - se o ato constitutivo é reformável no tocante à administração, e de que modo;
V - se os membros respondem, ou não, subsidiariamente, pelas obrigações sociais;
VI - as condições de extinção da pessoa jurídica e o destino do seu patrimônio, nesse caso.
Caso a pessoa jurídica tenha administração coletiva, as decisões se tomarão pela _______ __ _____ ___ _________, salvo se o ___ ____________ ________ __ _________.
Caso a pessoa jurídica tenha administração coletiva, as decisões se tomarão pela maioria dos votos dos presentes, salvo se o ato constitutivo dispuser ao contrário.
Caso a pessoa jurídica tenha administração coletiva, as decisões se tomarão pela maioria dos votos dos presentes, salvo se o ato constitutivo dispuser ao contrário.
E se essas decisões violarem a lei ou estatuto, ou forem eivadas de erro, dolo, simulação ou fraude?
É possível anulá-las no prazo (imprecisamente chamado de) decadencial de 3 anos.
Na hipótese de não existir, por qualquer razão, administrador à pessoa jurídica, o juiz, a requerimento de ________ ___________, nomeará um _____________ __________, __ ___.
Na hipótese de não existir, por qualquer razão, administrador à pessoa jurídica, o juiz, a requerimento de qualquer interessado, nomeará um administrador provisório, ad hoc.
Se a pessoa jurídica for dissolvida ou tiver cassada sua autorização de funcionamento, ocorrerá a:
despersonificação ou despersonalização.
Na despersonificação ocorre a __________ da pessoa jurídica.
Na despersonificação ocorre a dissolução da pessoa jurídica.
Na despersonalização ocorre o abandono da _____ de _____ ___________ entre a ______ ________ e as _______ _______ que dela fazem parte.
Na despersonalização ocorre o abandono da regra de cisão patrimonial entre a pessoa jurídica e as pessoas físicas que dela fazem parte.
Art. 51. Nos casos de dissolução da pessoa jurídica ou cassada a autorização para seu funcionamento, ela _________ para os fins de __________, até que esta se _______.
Art. 51. Nos casos de dissolução da pessoa jurídica ou cassada a autorização para seu funcionamento, ela subsistirá para os fins de liquidação, até que esta se conclua.
Art. 51. Nos casos de dissolução da pessoa jurídica ou cassada a autorização para seu funcionamento, ela subsistirá para os fins de liquidação, até que esta se conclua.
§ 1º Far-se-á, no ________ onde a pessoa jurídica estiver ________, a _________ de sua dissolução.
Art. 51. Nos casos de dissolução da pessoa jurídica ou cassada a autorização para seu funcionamento, ela subsistirá para os fins de liquidação, até que esta se conclua.
§ 1º Far-se-á, no registro onde a pessoa jurídica estiver inscrita, a averbação de sua dissolução.
Art. 51. Nos casos de dissolução da pessoa jurídica ou cassada a autorização para seu funcionamento, ela subsistirá para os fins de liquidação, até que esta se conclua.
(…)
§ 2º As disposições para a liquidação das sociedades aplicam-se, no que couber, às:
demais pessoas jurídicas de direito privado.
Art. 51. Nos casos de dissolução da pessoa jurídica ou cassada a autorização para seu funcionamento, ela subsistirá para os fins de liquidação, até que esta se conclua.
(…)
§ 3º Encerrada a liquidação, promover-se-á o:
cancelamento da inscrição da pessoa jurídica.