Ato Jurídico Lícito e Ilícito Flashcards
Estabelece o art. 185 do Código Civil que aos atos jurídicos lícitos, que não sejam ________ _________, aplicam-se, no que couber, as disposições dos ________ _________.
Estabelece o art. 185 do Código Civil que aos atos jurídicos lícitos, que não sejam negócios jurídicos, aplicam-se, no que couber, as disposições dos negócios jurídicos.
O ato jurídico em sentido amplo é o fato jurídico cujo suporte fático deve ser manifestado _______________ por meio da _______, com um objetivo ________ e ______.
O ato jurídico em sentido amplo é o fato jurídico cujo suporte fático deve ser manifestado conscientemente por meio da vontade, com um objetivo possível e lícito.
CERTO OU ERRADO:
Caso a pessoa não exteriorize a vontade, não existe ato jurídico.
CERTO!
O ato jurídico em sentido amplo se divide em dois:
- ato jurídico em sentido estrito, ou ato não negocial
- negócio jurídico, ou ato negocial.
No ato jurídico em sentido estrito, após a manifestação da vontade, o direito pré-determina os _______ que a conduta ____. Tais efeitos são ____________ e ___________.
No ato jurídico em sentido estrito, após a manifestação da vontade, o direito pré-determina os efeitos que a conduta terá. Tais efeitos são inafastáveis e invariáveis.
No negócio jurídico, a manifestação da vontade é exercida dentro de certos _______, que produzem _______. São os chamados efeitos ___________. Há, aqui, um poder de ___________________, ou seja, eu mesmo posso escolher os _______ _________ que eu quero.
No negócio jurídico, a manifestação da vontade é exercida dentro de certos limites, que produzem efeitos. São os chamados efeitos voluntários. Há, aqui, um poder de autorregulamentação, ou seja, eu mesmo posso escolher os efeitos jurídicos que eu quero.
Quando alguém paga a mim, pratica ato jurídico em sentido:
estrito.
As espécies ilícitas são idênticas às lícitas, exceto em relação à ____________/_____________ com o Direito.
As espécies ilícitas são idênticas às lícitas, exceto em relação à conformidade/contrariedade com o Direito.
Os fatos ilícitos em sentido estrito são as situações em que há ______________ de uma conduta a alguém, independentemente de _____. São os casos de caso ________ e _____ _____.
Os fatos ilícitos em sentido estrito são as situações em que há imputabilidade de uma conduta a alguém, independentemente de culpa. São os casos de caso fortuito e força maior.
Art. 1.251. Quando, por força natural ________, uma porção de terra se destacar de um prédio e se juntar a outro, o dono deste adquirirá a propriedade do _________, se _________ o dono do primeiro ou, sem indenização, se, em um ano, ninguém houver _________.
Parágrafo único. Recusando-se ao pagamento de indenização, o dono do prédio a que se juntou a porção de terra deverá aquiescer a que se ______ a parte acrescida.
Art. 1.251. Quando, por força natural violenta, uma porção de terra se destacar de um prédio e se juntar a outro, o dono deste adquirirá a propriedade do acréscimo, se indenizar o dono do primeiro ou, sem indenização, se, em um ano, ninguém houver reclamado.
Parágrafo único. Recusando-se ao pagamento de indenização, o dono do prédio a que se juntou a porção de terra deverá aquiescer a que se remova a parte acrescida.
O Direito Civil é radicalmente diferente do Direito Penal, cuja ilicitude depende de _____________ ______.
O Direito Civil é radicalmente diferente do Direito Penal, cuja ilicitude depende de comportamento humano.
O ato-fato ilícito é o ato ______ cuja vontade é _________ pela norma jurídica, ou seja, a vontade é ___________.
O ato-fato ilícito é o ato humano cuja vontade é abstraída pela norma jurídica, ou seja, a vontade é irrelevante.
O elemento distintivo do ato ilícito em sentido amplo é a “vontade ____________ da conduta”. Essa conduta pode ser tanto uma ____ como uma _______.
O elemento distintivo do ato ilícito em sentido amplo é a “vontade determinante da conduta”. Essa conduta pode ser tanto uma ação como uma omissão.
Art. 186. Aquele que, por ____ ou _______ ___________, ___________ ou ___________, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente _____, comete ato ilícito.
Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.
CERTO OU ERRADO:
No ato jurídico em sentido amplo, a culpa é elemento necessário da ilicitude.
ERRADO! A vontade de conduta é necessária, não a vontade de causar dano.
Art. 187. Também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os _______ impostos pelo seu fim _________ ou ______, pela ___-__ ou pelos ____ ________.
Art. 187. Também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes.
O elemento principal para diferenciar o ato ilícito em sentido amplo é a:
“vontade determinante da conduta”.
PARA FIXAR
.
O direito civil brasileiro adota o princípio da _____, excepcionando o princípio do _____/____. Entende-se que não há responsabilidade sem _____ em sentido _____.
O direito civil brasileiro adota o princípio da culpa, excepcionando o princípio do risco/dano. Entende-se que não há responsabilidade sem culpa em sentido amplo.
Verifica-se a existência da culpa em sentido amplo quando se exige comportamento _______ do agente e há _______ ao comportamento tomado, contrário ao ordenamento. A culpa é analisada pela _______________ da conduta, ou seja, não num juízo a priori do magistrado, mas uma análise comparada da _______ (_________, _____, _____).
Verifica-se a existência da culpa em sentido amplo quando se exige comportamento diverso do agente e há censura ao comportamento tomado, contrário ao ordenamento. A culpa é analisada pela censurabilidade da conduta, ou seja, não num juízo a priori do magistrado, mas uma análise comparada da censura (probidade, ética, moral).
A culpa em sentido amplo se subdivide em:
culpa em sentido estrito (stricto sensu) e dolo.
A culpa se equipara ao ____, para fins de responsabilidade civil.
A culpa se equipara ao dolo, para fins de responsabilidade civil.
mas atenção: por vezes o Direito Civil distingue a culpa do dolo para imputar responsabilidade ao agente apenas no caso de dolo.
A culpa stricto sensu (sem sentido estrito) baseia-se em três fatores:
- Negligência
- Imprudência
- Imperícia
A negligência é a conduta ________, _______. Esperava-se que o agente tomasse determinada medida (_______ ________), mas ele não ____, se _____, permanece _______. Exige-se prova da ausência de _______ (_______ __________).
A negligência é a conduta omissiva, passiva. Esperava-se que o agente tomasse determinada medida (omissão genérica), mas ele não toma, se omite, permanece passivo. Exige-se prova da ausência de prática (omissão específica).
Exemplo é o motorista que não conserta os freios do carro, após uma revisão, e, posteriormente, bate o carro por falta deles; o dono não coloca focinheira no cachorro, que morde um pedestre no parque.