Tema II: Fatores Gerais de Desenvolvimento Flashcards
Como é a velocidade de processamento em crianças na idade escolar?
Dada uma maior maturação neuronal, as crianças tendem a apresentar uma maior rapidez a implementar e executar processos cognitivos.
Como é avaliada a velocidade de processamento?
Esta capacidade é avaliada em tarefas onde a criança escolar tem de evocar o número de itens de informação na modalidade visual ou auditiva que lhe foi apresentado previamente.
Como é a atenção da criança na idade escolar?
Sustentada, seletiva e flexível.
Como é a atenção sustentada?
A criança já consegue concentrar a sua atenção num objeto/situação durante uma quantidade de tempo considerável em comparação com crianças mais novas.
Como é a atenção seletiva?
A criança já é capaz de direcionar o seu foco atencional para as informação que necessita e deseja, inibindo informações de natureza irrelevante.
Assim, já são capazes de ter um melhor desempenho em tarefas identificadas por Zelazo et. (2013) como a Flanker Task, onde um estímulo target é rodeado por estímulos irrelevantes que ou correspondem ou estão em conflito com a posição que este assume e objetivo é indicar a posição do peixe que aparece no meio.
Como é a atenção flexível?
A criança é mais eficaz a deslocar o seu foco atencional de uma tarefa para outra. Sendo assim, em tarefas como a Dimensional Change Card Sort (DCCS), também presentes no estudo de Zelazo et al. (2013), onde a criança tem de fazer corresponder um estímulo central apresentado a um de dois estímulos presentes consoante a forma ou a cor. As crianças mais velhas conseguem mais facilmente adaptar-se à alteração de características pelas quais se devem guiar para fazer a correspondência.
Como é a memória sensorial da criança em idade escolar?
A memória sensorial é o armazém de memória inicial, onde a informação é processada apenas a nível superficial e sensorial durante frações de segundo. Apresenta poucas mudanças com a idade, sendo que uma criança de 5 anos tem uma capacidade de recordação imediata semelhante à de um adulto.
O que é a memória a longo prazo?
É o armazém teoricamente ilimitado em termos de quantidade e temporalidade onde são guardadas as nossas aprendizagens processuais, emocionais, semânticas e informações episódicas.
Como é a memória de trabalho numa criança na idade escolar?
A memória de trabalho é o armazém a curto prazo responsável por, através da atenção executiva, manter ativas informações que ainda estão a ser manipuladas com o objetivo de resolver um problema. É neste sistema que se encontra um aumento significativo da capacidade durante a idade escolar, devido ao processo de prunning que as crianças já conseguem manter e trabalhar na memória cerca de 5 itens.
Quais são as estratégias de operação sobre a informação utilizadas pelas crianças na idade escolar?
- Chunking - agrupar mentalmente itens para serem mais facilmente retidos e recordados
- Codificação - identificar as informações que são mais importantes de codificar
- Automatização - a capacidade de realizar tarefas automaticamente permite que os recursos cognitivos sejam usados mais eficazmente na aprendizagem de novos conteúdos
- Recordação - recuperar informações da memória de longo prazo com o objetivo de interiorizar mais facilmente novos conteúdos
- Reconhecimento - capacidade de, contemplando várias alternativas, reconhecer aquela que está correta no que toca a conhecimentos semânticos.
O que é a amnésia infantil?
É a incapacidade das crianças mais velhas recapitularem memórias mais distantes do seu passado.
Como é a metacognição e a metamemória na idade escolar?
Durante a idade escolar as crianças tornam-se capazes de refletir sobre os próprios processos cognitivos e o uso de estratégias cognitivas. A metamemória desenvolve-se bastante nesta altura, sendo que aumenta a capacidade de compreender os processos de memória e, portanto, permite recordar ou reter melhor determinadas informações.
Com o desenvolvimento da metamemória, que estratégias mnemónicas surgem?
- Repetição - permite manter informação ativa na memória de trabalho.
- Ajudas externas - como listas de coisas a fazer, para ser mais fácil recuperar a informação.
- Organização - colocar mentalmente as informações em categoriais significativas
- Elaboração - estabelecer associações entre informações a serem lembradas, construindo mentalmente uma imagem ou uma história.
O desenvolvimento da metacognição tem um papel crucial em que situações?
- Comunicação oral de informação
- Persuasão oral
- Compreensão oral e de leitura
- Aquisição de linguagem e da escrita
- Resolução de problemas
- Raciocínio lógico
- Cognição social
- Diversas formas de autoinstrução e autocontrolo.
O que são teorias neo-piagetianas?
Teorias neo-piagetianas incorporam elementos da teoria piagetiana a abordagens de processamento de informações; concentram-se em conceitos, estratégias e habilidades específicas (por exemplo, assumem que as crianças se desenvolvem cognitivamente ao se tornarem mais eficientes no processamento de informações.
Quais os três grandes pressupostos da teoria de Overlapping Waves (Siegler, 1996)?
1 - em qualquer momento, as crianças pensam de forma variada acerca da maioria dos fenómenos;
2 - estas variadas maneiras de pensar competem entre si, não apenas durante curtos períodos transitórios, mas durante longos períodos de tempo;
3 - o desenvolvimento cognitivo envolve mudanças graduais na frequência do uso destas maneiras de pensar, a par da introdução de maneiras mais avançadas de pensar.
Resumidamente, o que defende a teoria de Overlapping Waves?
De um modo geral, o que é defendido por este autor é que à medida que a criança vai envelhecendo e adquirindo mais experiência, as estratégias que esta desenvolve para resolver diversos problemas (através de 5 componentes –
aquisição de estratégia de interesse num dado contexto;
mapeamento do seu uso em novos problemas; fortalecimento da estratégia no contexto original e novos contextos;
refinamento da escolha desta estratégia em detrimento de outras nos contextos em que se apresenta como mais útil;
aumento da eficácia do uso dessa estratégia) vão aumentando, no entanto esta tenderá a selecionar as estratégias mais recentes e avançadas por serem mais eficazes e rápidas em detrimento das estratégias mais antigas e elementares que ela conhece.
O que defende Case na teoria do Desenvolvimento Cognitivo (teoria neo-piagetiana)?
Este autor defendia que a criança evolui cognitivamente quando, graças ao amadurecimento neuronal, existe uma automatização das suas estruturas conceptuais centrais (e.g., números, compreensão de histórias, relações espaciais). Ou seja, quando a criança pratica uma habilidade como contar, esta torna-se cada vez mais rápida e proficiente a usar, não as suas estruturas operatórias como diria Piaget, mas sim estratégias + avançadas associadas às estruturas específicas do campo dos números, o que faz com que haja um aumento do m-space (capacidade de processamento; relacionado com a atenção, memória de trabalho, velocidade de processamento) e, consequentemente, uma canalização desses recursos cognitivos para informações adicionais congruentes e resolução de problemas mais complexos.