Técnicas de Guia Flashcards
Quais os conjuntos de normas que norteiam a atividade do guia quando aplica as técnicas de guia a uma pessoa com deficiência visual?
Saber estar
Ética
Técnica
Boas maneiras
“Posição Básica”
Descrição e Objetivo
Objetivo: Capacitar a equipa para utilizar a técnica de guia de modo eficiente, e servir como base para as outras atividades mais
complexas.
- Com a parte de trás da mão, o guia toca no braço do aluno.
- O aluno percorre com a sua mão o braço do guia até agarrar por cima do cotovelo.
- Depois de agarrar, o aluno deve fixar o dedo grande acima do cotovelo, na parte exterior do braço do guia, e os restantes quatro dedos, no lado interior do braço, numa pega que seja firme mas confortável.
- O ombro do braço do aluno, que agarra o braço do guia, deverá estar atrás do ombro do braço do guia que está a ser agarrado.
- Enquanto caminham, o aluno deverá estar meio passo atrás do guia.
“Mudança de Lado”
Descrição e Objetivo
Objetivo: Capacitar a equipa a mudar de lado independentemente da sua preferência, quer por motivos sociais, quer por facilidade de marcha nalguns contextos.
- Na Posição Básica o guia dá a indicação verbal que o aluno deverá preparar-se para mudar de lado.
- Para iniciar esta ação, o aluno deverá, com a mão que tem livre, agarrar o braço do guia imediatamente acima da mão que já o
agarrava. - Em seguida, o aluno solta a mão que originalmente agarrava o guia e procura o outro braço.
- Quando agarrado o braço, o aluno deverá passar por trás do guia e adotar a Posição Básica com a outra mão.
“Inversão de Sentido de Marcha”
Descrição e Objetivo
Objetivo: Capacitar a equipa na execução de inversões de sentido em situações de espaço reduzido.
- Quando se chega ao ponto onde é necessário inverter o sentido, na Posição Básica o guia dá a indicação verbal que o aluno para iniciar a manobra de inversão de sentido.
- O guia para, dá um quarto de volta e com o braço dá indicação da direção do movimento (para o aluno poder dar um quarto de volta e assim ficarem frente-a-frente). O aluno, sem soltar o braço do guia segura o outro braço livre daquele.
- O aluno solta então o braço inicial, e ambos dão um quarto de volta, de forma a completar a inversão do sentido da marcha e adquirem a Posição Básica.
“Passagem Estreita”
Descrição e Objetivo
Objetivo: Capacitar a equipa a identificar e permitir a passagem por uma abertura estreita, impossível de ser transposta na Posição Básica.
- Na Posição Básica o guia dá a indicação verbal que o aluno se deverá preparar para uma passagem estreita.
- O guia deverá mover o seu antebraço para as suas costa.
- O aluno deverá responder esticando o seu braço e colocando-se atrás do guia, ao esticar o braço o aluno guarda alguma distância do guia, o que lhe vai permitir caminhar sem tropeçar nos pés daquele.
- Depois de transpor a passagem estreita o guia volta a colocar o antebraço na posição normal, e o aluno adota a Posição Básica.
“Abordagem a uma escada”
Descrição e Objetivo
Objetivo: Capacitar a equipa na subida e descida de escadas tendo o guia como referência.
- O guia aproxima-se das escadas, de frente para estas, e para junto ao primeiro degrau. O aluno ao parar fica um passo atrás do guia.
- O guia sobe um degrau encostando a ponta dos pés no final do degrau e para de novo, até o indivíduo também encostar a ponta dos pés ao 1.º degrau (reconhecer o tamanho dos degraus).
- Quando o guia prossegue a subida das escadas, o indivíduo deve seguir atrás dele, ao mesmo ritmo, e mantendo-se um degrau
abaixo. - Quando se chega ao final das escadas o guia deverá parar um pouco, para em seguida o aluno retomar a posição básica.
- A técnica é igual quer para subir, quer para descer escadas, contudo o treino deve ser iniciado pela subida, uma vez que é mais fácil e menos perigoso.
“Passagem por uma Porta”
Descrição e Objetivo
Objetivo: Permitir a equipa uma abordagem correta a uma porta auxiliando o guia na sua transposição.
- O guia tem a responsabilidade de abrir e o aluno a responsabilidade de fechar a porta que vão transpor.
- Quando o guia se depara com uma porta, deve informar o aluno se vão ter de empurrar ou puxar a porta que vão transpor. Caso o aluno não esteja do lado da dobradiça deve em seguida solicitar ao aluno que faça a Mudança de Lado, para ficar com o braço do lado da porta livre.
- O guia abre a porta com a mão livre e mantém-na aberta até o aluno a agarrar.
- O aluno deverá estender o braço para a frente e a fazer um ângulo de noventa graus com o antebraço (a palma da mão deve estar voltada para fora e com os dedos relaxados e juntos) até localizar e agarrar a maçaneta. Se esta estiver numa posição estranha o guia deve informar sobre a localização.
- A partir desse momento, o aluno abre o resto da porta e fecha-a após a passagem (caso a porta feche sozinha, basta largar a porta).
- No final, o aluno deve assumir a Posição Básica.
“Abordagem a uma Cadeira”
Objetivo: Capacitar a equipa para localizar, examinar e sentar-se independentemente numa cadeira.
- O guia leva o aluno até à cadeira, e indica verbalmente a posição desta face ao aluno. O aluno deverá mover o seu pé na direção da cadeira até a contactar.
- Quando isso acontece deverá procurar identificar a localização e posição da cadeira a partir do contacto com o pé.
- O guia coloca o braço do guia na mesa, devendo o aluno deslizar a sua mão até encontrar o tampo.
- Em seguida com as costas da mão o aluno deverá explorar o local onde se irá sentar com a mão (identificar objetos).
- Em seguida contorna a cadeira, até a parte de trás das suas pernas lhe tocarem. Poderá então sentar-se.