Sócrates Flashcards
O que é o homem para Sócrates?
Para Sócrates, o homem é um ser dotado de alma (psique), a qual o diferencia das demais coisas. Nesse contexto, a inteligencia é o instrumento da alma que permite ao homem aprimorar-se mediante a reflexão. Essa reflexão leva à ação virtuosa, , com isto ocorre o aprimoramento moral que aperfeiçoa o caráter e enobrece a alma Esse processo desperta o autoconhecimento.
Nesse sentido, Sócrates desenvolveu o método da dialética, no qual , pelo diálogo filosófico, o indivíduo é levado a reconhecer a própria ignorância (ironia), culminando no “parto das ideias” (maiêutica).
Assim, o homem é tomado como objeto de estudo na filosofia socrática (filosofia antropológica)
Qual é a relação entre o que define o homem e a máxima délfica “Conhece-te a ti mesmo”?
Para Sócrates, o homem é um ser dotado de alma (psique), a qual o diferencia das demais coisas.
Assim, para que o homem possa cuidar de si, conhecer as outras coisas e entender os outros homens é necessário, primeiramente, conhecer a si mesmo.
Cuidar de si mesmo é cuidar da própria alma mais do que do corpo, isso porque o corpo é um instrumento enganoso para que a alma chegue ao conhecimento, por isso o homem precisa se autoconhecer.
Nesse contexto, o homem deve buscar a reflexão e o autoconhecimento para desenvolver-se em plenitude e para agir corretamente na busca pela verdade. Além disso, a reflexão leva à ação virtuosa. Uma vez que o homem possui conhecimento de sua essência ele pode então melhorar sua vida através da ação virtuosa na qual ocorre a união entre a reflexão e a ação, produzindo um melhor estado de vida. Nesse sentido, deve se buscar a verdade em todas as ações que realiza
Dessa maneira, é possível ao homem, após o autoconhecimento, o reconhecimento da propria ignorancia (ironia) e o conhecimento de seus semelhantes, atingir a verdadeira felicidade.
Explique a seguinte afirmação: Sócrates é considerado um grande marco na história do pensamento filosófico, por modificar o eixo das investigações do conhecimento.
O filósofo deixa de analisar especificamente a questão da physis (natureza) e coloca
o homem como foco de seus estudos filosóficos: filosofia antropológica.
Sócrates direciona as questões filosóficas para temas como a Ética, a formação moral, os limites do cohecimento humano e para a formaulação de conceitos universais em oposição ao relativismo dos sofistas (palavra do edital! graças a Deus)
Explique a relação entre as frases “Conhece-te a ti mesmo”e “Só sei que nada sei” com a construção de conhecimento verdadeiro para Sócrates
Sócrates defende que antes de querer conhecer as coisas, os outros ou o mundo, primeiramente o indivíduo necessita conhecer a si mesmo. Assim, o reconhecimento da própria ignorância é o primeiro passo para a construção do conhecimento seguro e verdadeiro.
O princípio da sabedoria está na ideia de que ninguém tem o conhecimento pleno e absoluto sobre todas as coisas.
O autoconhecimento é um dos pontos fundamentais da filosofia socrática. Assim, com a mensagem do Oráculo de Delfos “Conhece-te a ti mesmo”, Sócrates encontra sua verdadeira missão: despertar o conhecimento nas pessoas, por meio da Maiêutica (“parto das ideias”), uma vez que o filósofo defende o inatismo do conecimento. Desse modo, Sócrates desenvolve um filosofia antropológica e que busca conceitos universais. Para o filósofo, os indivíduos deveriam ter liberdade total de pensamentos e ideias
Nesse contexto, o processo de elaboração do conhecimento segue o método dialético, baseado no diálogo.
Por fim, a ausencia de respostas às questões levantadas (aporia) e a maiêutica (o parto da ideias) contituem o fundamento do pensamento socrático (palavra do edital! Graças a Deus)
Cite e explique as etapas do método socrático (metodo dialético)
O método dialético se baseia no diálogo, com ele Sócrates visa ajudar o seu interlocutor a buscar o
conhecimento seguro que mora dentro de si (inatismo). Assim sendo, Sócrates nada ensinava, mas apenas estimulava os seus interlocutores a buscar a verdade que mora dele mesmo.
O método é dividido em:
- Exortação: é convite ao filosofar.
- Ironia: é o momento em que ocorrem os questionamentos, visando a quebra dos preconceitos (purificação da alma), pois elimina os falsos conceitos, os conceitos da DOXA
- Aporia: é o momento em que o indivíduo fica sem respostas às questões levantadas e admite a sua ignorância.
- . Maiêutica: (arte de dar a luz) é o “partejar” das ideias, onde ocorre a revelação dos novos conceitos e conhecimentos seguros, univerais e verdadeiros.
Como a mensagem do Oráculo da Delfos define a missão de Sócrates? Relacione essa missão com o julgamento e morte do filósofo.
O autoconhecimento é um dos pontos fundamentais da filosofia socrática. Assim, com a mensagem do Oráculo de Delfos “Conhece-te a ti mesmo”, Sócrates encontra sua verdadeira missão: despertar o conhecimento nas pessoas, por meio do método dialético (metodo do dialogo), o qual se baseia no questionamento dos conceitos pré-estabelecidos (preconceitos), por meio da ironia, o que leva à aporia (ausencia temporaria de respostas) a fim de revelar novos conhecimentos seguros, universais e verdadeiros, mediante a maiêitica (parto das ideias), uma vez que o filósofo defende o inatismo do conhecimento.
Sendo assim, por meio do autoconhecimento recomendado pelo oráculo, Sócrates defende que o reconhecimento da própria ignorância é o primeiro passo para a construção do conhecimento seguro e verdadeiro.
O princípio da sabedoria está na ideia de que ninguém tem o conhecimento pleno e absoluto sobre todas as coisas.
Dessa forma, Sócrates foi acusado pelas autoridades gregas de
- Corromper a juventude
- Afrontar os deuses (ateísmo)
Uma vez que estimulava o questionamento aos valores morais vigentes em sua filosofia antropológica.
Assim, Sócrates foi ondenado à morte por envenenamento e morreu defendendo até o fim de
sua vida as suas ideias.
Explique como sócrates direciona as questões filosoficas para temas como Ética, formação moral, os limites do conhecimento humano e formulção de conceitos universais.
O filósofo deixa de analisar especificamente a questão da physis (natureza) e coloca o homem como foco de seus estudos filosóficos: filosofia antropológica.
Assim, para que o homem possa cuidar de si, conhecer as outras coisas e entender os outros homens é necessário, primeiramente, conhecer a si mesmo.
O autoconhecimento é um dos pontos fundamentais da filosofia socrática. Assim, com a mensagem do Oráculo de Delfos “Conhece-te a ti mesmo”, Sócrates encontra sua verdadeira missão: despertar o conhecimento nas pessoas, por meio da Maiêutica (“parto das ideias”), uma vez que o filósofo defende o inatismo do conecimento.
Para Sócrates, o homem é um ser dotado de alma (psique), a qual o diferencia das demais coisas.
Nesse contexto, o homem deve usar a inteligencia, instrumento da alma, para aprimorar-se mediante a reflexão. Essa reflexão leva à ação virtuosa. Logo Sócrates discute em sua filosofia temas relacionados à ética e a formação moral, mediante o questionamento de valores pre-estabelecidos (preconceitos)
Nesse sentido, Sócrates desenvolveu o método da dialética, no qual , pelo diálogo filosófico, o indivíduo é levado a reconhecer a própria ignorância , culminando no “parto das ideias” (maiêutica).
O método dialético visa ajudar o seu interlocutor a buscar o conhecimento seguro que mora dentro de si (inatismo). Assim sendo, Sócrates nada ensinava, mas apenas estimulava os seus interlocutores a buscar a verdade que mora dele mesmo.
Assim, na busca por conceitos universais, Sócrates é contrário ao relativosmo dos sofistas.
Cite uma semelhança e duas diferenças entre Sócrates e os Sofistas
Ambos voltam suas anlises filosóficas para o homem (filosofia antropológica) e sua relação com a construção do conhecimento.
Porém discordam em dois pontos:
1. Carater da verdade: Os Sofistas defendiam que a verdade é relativa e a oratória pode ser usada para a persuasão, os conceitos são convenções sociais. Já Socrates busca a formulação de conceitos universais.
- Método de educação: os Sofistas vendiam conhecimento, ensinando a retórica para convencimento argumentativo na ágora. Já Sócrates usava o método dialético, baseado no dialogo, para quebrar preconceitos, por meio da ironia e da aporia e para revelar novas ideias seguras universais e verdadeiras, mediante a maiêutica (parto das ideiais), uma vez que o filosofo defende o inatismo do conhecimento.