Contratualismo Flashcards
Em que se baseia a filolofia contratualista?
Os contratualistas são os filósofos que partem da análise do homem em um estado de natureza, para ingressarem na Sociedade Civil, por meio de um contrato social.
Defina estado de natureza
estado de natureza: é o modo ser do indivíduo antes dele ingressar em comunidade, estágio pré social, anterior a sociabilidade (o indivíduo vive isolado). É um estado hipotético
Incluir palavras chave: Sociedade civil e Contrato social
Defina contrato social
Contrato social: é um pacto artificial (acordo) que provoca a saída do estado de natureza para o ingresso na Sociedade Civil que exige o devido consentimento.
Explique como suge a sociedade civil, apartir da definição de Estado.
Sociedade Civil: nasce com a criação do Estado, enquanto organização social, política, econômica e jurídica, que estabelece as leis e as regras para possibilitar a vida em Sociedade/Comunidade.
Incluir palavras chave: contrato social e estado de natureza
Defina o Estado de Natureza para Hobbes
A natureza humana é má e egoista, seguindo um instinto de sobrevivencia, e, no estado de natureza, os indivíduos possuem um direito ilimitado (a tudo)- plena e total liberdade; Em tese é bom ter tudo, porém como não há tudo para todos os indivíduos, isso geraria uma condição de “guerra de todos contra todos” (conflito e disputa), sendo assim, no estado de natureza reina o medo e a insegurança.
“ O homem é lobo homem” - Conflito/disputa.
Defina o estado de natureza para Rousseau
No estado de natureza, o homem é um bom selvagem inocente, vivendo em um estado de felicidade original, chegando a ser puro e ingênuo (enquanto está isolado). Não existe propriedade privada no estado de natureza e é justamente por isso que os homens têm direito ilimitado (a tudo), o que gerava igualdade e liberdade entre os indivíduos.
Como se dá o falso contrato para Rousseau?
O falso contrato se dá com o nascimento da propriedade privada que surgiu de um roubo daquilo que era comum a todos os indivíduos. O primeiro contrato é falso, pois as pessoas não deram o seu devido consentimento.
Segundo Hobbes, por qual motivo é firmado um contrato social?
O motivo que provoca a passagem do estado de natureza para a Sociedade Civil é a busca pela segurança. É o instinto de conservação da vida (proteção).
Defina o soberano e a soberania para Hobbes
Soberano é quem exerce o Poder: Rei (monarca) ou a Assembleia (um grupo de homens governam). Vale lembrar que pode-se ter uma Assembleia democrática (onde todos os membros que fazem parte da mesma tem o direito de participar) ou uma Assembleia não democrática (na qual apenas parte dos membros participam e os demais funcionam como conselheiros).
A melhor forma de governo para o autor é a Monarquia, poder indivisível (facilita e acelera a tomada de decisões)
Soberania é como o Poder será exercido: Absolutismo (com o Poder centralizado e concentrado) nas mãos do governante.
Comente sobre o direito de insurreição para Hobbes
Para Hobbes, não há direito de rebelião na Sociedade Civil, já que, mediante o contrato social, os homens deram ao governante a soberania absoluta, com vista à manutenção da segurança e da vida, tornando-se súditos .
Assim, se o soberano atentar contra a segurança e a vida de seus súditos, há retorno à guerra de todos contra todos, isto é, a mesma condição de estado de natureza