S. Tomás de Aquino Flashcards
Levando em consideração a teoria de São Tomás de Aquino, explique o que são os Preâmbulos da fé
São certas verdades em relação à fé que podem ser conhecidas por meio de argumentos racionais.
São aquelas verdades que se pode intuir ] com a ajuda da razão, onde só o uso da razão já basta para compreender.
Por exemplo, Deus é criador, a razão pode intuir por ela própria, afinal, deve haver um princípio unificador de todas as coisas.
Mas segundo Santo Tomás de Aquino, tem algo que a razão não pode provar, que Deus é uno e trino ao mesmo tempo, pois é inconcebível isso à luz da razão. Portanto a verdade de que Deus é uno e trino ao mesmo tempo não é um preâmbulo da fé
Relacione fé e razão para São Tomás de Aquino
São Tomás de Aquino é um filosofo medieval, representante da Escolástica, uma corrente que surgiu nas escolas religiosas. Ele busca conciliar fé e razão, mas matendo a superioridade da fé e é conhecido por adaptar as ideias de Aristóteles ao cristianismo
A filosofia está ligada a razão e a teologia está ligada a revelação divina, à fé.
A filosofia e a teologia são ciências distintas, mas não se contradizem. Se há contradição, a filosofia em questão é falsa, pois a revelação divina é sempre superior.
Tanto a teologia quanto a filosofia levam à verdade.
A filosofia auxilia a teologia na compreensão da bíblia, dos dogmas e nas provas da existência de Deus.
Explique a relação entre o intelecto e a realidade sensivel, segundo São Tomá de Aquino, levando em consideração a influencia Aristotélica.
São Tomás de Aquino adapta as ideias de Aristóteles ao Cristianismo.
Segundo Aristóteles o processo de conhecimento se dá pela abstração, que conseiste em retirar de uma matéria particular sua forma universal, partindo do físico para o metafisico
Aquino recorre à Teoria da Abstração para explicar a formação de conceitos universais e relacionar a realidade sensivel com o intelecto.
A razão tem como ponto de partida a realidade sensível , pois cada ente (substância individual) traz a sua forma inteligível, que é a forma da espécie {palavras do edital}
Assim, O conhecimento humano tem início nos sentidos, mas é a capacidade de abstração que forma os conceitos universais.
Os sentidos estão ligados ao corpo (plano material) e a abstração é realizada pelo “intelecto agente”, que está ligado a ALMA (plano espiritual)
Deus deu à matéria a sua forma inteligivel e deu ao homem a capacidade racional
Além disso, Aquino recorre à teoria aristotelica de Ato e Potencia para caracterizar a realidade sensivel e o intelecto: Os Os dados do sentido são potencialmente conceitos universais (conceitos universais em potência). É o “intelecto agente” , o qual já em em si ato, que os transforma em conceitos universais
Explique as provas da existencia de Deus, elaboradas por São Tomás de Aquino, e sua relação com a Teoria da Abstração de Aristóteles.
Segundo Aristóteles o processo de conhecimento se dá pela abstração, que consiste em retirar de uma matéria particular sua forma universal, partindo do físico para o metafisico
São Tomás de Aquino adapta as ideias de Aristóteles ao Cristianismo.
As provas da existência de Deus partem da realidade sensível, mas buscam ultrapassá-la por meio da abstração, culminado na metafísica.
Deus é invisível e infinito mas é demonstrável pelos seus efeito visíveis e finitos
Deus se prova pelos seus efeitos e não pelas suas causas, pois parte-se da criatura, para justificar a necessidade da existência de um criador (Deus).
Assim, o filosofo medieval, elabora as 5 vias para a prova da existencia de Deus
- Pelo movimento: Deus é o primeiro motor imóvel, tudo o que se move é movido por algo, deve haver um primeiro motor (o Ato Puro de Aristóteles)
- Pela causa eficiente: Deus é a primeira causa, afinal sem uma primeira causa, não haveria nenhum efeito. Ele que possibilita a transformação de todas as coisas que existem no mundo.
- Pelo possível/contingente e pelo necessário: Deus é o único ser necessário por si mesmo (a razão de sua existência está na sua própria essência) e é eterno . Já os seres contingentes dependem de outro para existir e são passageiros.
- Pelos graus de perfeição: Deus é o grau máximo de perfeição, afinal deve existir um ser no topo da hierarquia da perfeição, a perfeição absoluta
- Pelo governo no mundo: Há um ente inteligente que ordena a natureza, esse ente é Deus. [essa via tbm é chamada de Finalidade do ser]