Peter Singer Flashcards
Levando em conta a teoria de Peter Singer, explique o princípio da igualdade de consideração
Como defensor do utilitarismo, Peter Singer afirma que uma ação é ética quando considera suas consequências em relação àquele que é afetado, afinal
o Utilitarismo defende a aplicação da ética prática, buscando a diminuição do sofrimento no mundo.
Assim, de acordo com o filosofo ,o parâmetro que deve ser utilizado para aplicação da ética é a senciência, isto é, a capacidade de sentir sensações e ter sentimentos.
Esse deve ser o parametro que norteia o princípio da igualdade de consideração, com vistas a inserir os animais no campo da ética.
Esse principio parte do fato de que, na dor e no sofrimento, os animais são nossos iguais, por isso seu bem-estar deve ser considerado em nossas ações.
Explique a analogia entre racismo e “especismo”
Peter Singer afirma que o ser humano é especista,( fazendo uma analogia com o racismo). Acreditamos que a nossa espécie é superior às outras por isso o interesse delas não precisa ser levado em consideração, suas vidas valem menos e podemos usá-las da maneira que quisermos, seja para alimentação, trabalho forçado, exibição, venda ou como cobaias. Nessa conjuntura , tanto no especismo quanto no racismo e no sexismo, há um grupo que se considera superior e se acha no direito de explorar o outro. Diante desse cenário, os animais encontram-se na condição de seres marginalizados . Logo para efetivar a diminuição do sofrimento no mundo (defesa do utilitarismo) é preciso inserir os animais no campo da ética, partindo do princípio da igualdade de consideração ( na dor e no sofrimento, os animais são nossos iguais)
Explique por que , para Peter Singer, o ato de alimentar-se é uma decisão ética e por que o consumo de carne é uma questão cultural.
(explicar o utilitarismo e o principio de igualdade de consideração)
A escolha alimentar está relacionada à ética e é uma decisão moral, porque é necessário pensar nas consequências do comer, tanto para os animais, para os humanos e para o meio ambiente. “As pessoas precisam parar de pensar na comida apenas como algo que se gosta ou que faz bem à saúde. O ato de comer também é uma decisão ética e moral.”
O filósofo afirma que alimentar-se de carne é uma questão cultural, já que o tratamento dado a determinados animais varia de cultura para cultura.
Nessa conjuntura, um dos maiores desafios é mudar o paradigma da sociedade atual, acostumada a comer carne, e torná-la vegetariana. Só deveríamos nos alimentar de carne se não houvesse outro meio de sobrevivência.
Aponte desafios e vantagens do vegetarianismo
Desafios:
- Especismo
- Questão cultural (paradigma)
- Questão economica (mercado lucrativo - move os 3 setores da economia)
Vantagens:
- menos sofrimento animal
- redução das emissões de gases estufa
- redução do desmatamento
- população mais saudável
- menos riscos de pandemias
Comente sobre o uso de animais na ciencia e relacione com o desafio dos seres marginalizados
As indústrias farmacêutica e de cosméticos preferem usar animais em testes pois é mais barato do que outras alternativas. Dessa forma, buscam sempre reduzir os custos e ampliar a lucratividade sem se importar com o bem estar dos seres.
Ele afirma que o ser humano é especista,( fazendo uma analogia com o racismo). Acreditamos que a nossa espécie é superior às outras por isso o interesse delas não precisa ser levado em consideração, suas vidas valem menos e podemos usá-las da maneira que quisermos, seja para alimentação, trabalho forçado, exibição, venda ou como cobaias. Nessa conjuntura , tanto no especismo quanto no racismo e no sexismo, há um grupo que se considera superior e se acha no direito de explorar o outro. Diante desse cenário, os animais encontram-se na condição de seres marginalizados