Michael Foucault Flashcards
Comente sobre as implicações mútuas entre as condições e os processos históricos de formação dos saberes ocidentais e as relações de poder numa sociedade . (Relacione conhecimento, história e poder)
Segundo Michael Foucault, poder é uma prática social construida historicamente e que se expressa por um conjunto de relações humanas.
Assim, o poder está em toda parte, não porque engloba o todo, mas porque todas as relações humanas são permeadas de relções de poder
Esse tipo de atuação do poder se intensificou a partir do seculo 18 (iluminismo), quando a sociedade passou por uma racionalização de todas as instituições. Com isso, o poder deixa de se restringir ao campo politico (macropoder) e passa atuar de maneira cada vez mais sutil, velada e fragmentada, operando em rede em toda a sociedade. Isso é o que o filosofo chama de micropoder.
Para garantir efetividade, o micropoder requer a utilização de discursos racionais, aparentemente imparciais, que produzam uma realidade, uma verdade e que normalizem as regras.
Nesse contexto,,o conhecimento é o maior instrumento de controle social e quem detém o poder determina o que é conhecimento.
Desse modo, os individuos internalizam as normas sem perceberem as estruturas de dominação. Logo, o micropoder atua de forma a produzir corpos dóceis e uma sociedade disciplinar.
Os corpos dóceis tem seu comportamento moldado para atuar como engrenagens para o funcionamento das estruturas de poder e não se rebelam. Pois, o poder não é meramente repressivo.
A sociedade disciplinar é metaforizada por Foucault no modelo do Panóptico de Jeremmy Behtan, no qual há vigiancia constante sobre os individuos. Nesse contexto, vigiar e controlar a mente torna-se mais eficiente que punir o corpo. Essa vigilancia parte da propria normalização das regras.
Assim, os valores de uma sociedade são construídos historicamente de acordo com os interesses das instituições de poder.
O poder disciplinar regula a vida dos indivíduos e está presente em escolas, hospitais, fábricas, presídios, etc
O problema disso, para Foucault, está na utilização do poder como forma de manipulação e alienação.
Explique em que sentido o poder é pensado como relacional, “produtivo” e normalizador, em detrimento do sentido meramente repressivo
O poder é relacional, pois se configura como prática social que se expressa nas relações humanas
É “produtivo” porque, para foucault, o poder não deve ser descrito como algo meramente repressivo… Mas sim como um artifício que produz, produz a realidade, produz a verdade, de acordo com os interesses daqueles que dominam, os quais utilizam o discurso racional para produzir regras disciplinares as quais normatizam (por isso é normatizador) comportamentos, atitudes e discursos
Nesse contexto,,o conhecimento é o maior instrumento de controle social. Nessas novas relações de poder, quem detém o poder determina o que é conhecimento.
Tudo isso opera de forma sutil, sem que, muitas vezes, o indivíduo perceba que é manipulado. (micropoder)
Nesse sentido, domesticar a mente é mais eficiente que punir o corpo.
O Poder por si só não é algo ruim, afianal, todas as relações humanas são relações de poder
o problema está no uso do poder para alienação.
Nesse contexto, Foucault usa a metáfora do Panóptico para caracterizar a Sociedade disciplinar, na qual vigiar é mais eficiente que punir e em que perdura a vigilância e controle constante, por meio da internalização das normas disciplinares na mente dos indivíduos, o que permite o funcionamento automático das estruturas de poder.
O poder disciplinar regula a vida dos indivíduos e está presente em escolas, hospitais, fábricas, presídios, etc
Diferencie Macropoder X Micropoder
O macropoder é geral, é aquele exercido pelo Estado sobre a coletividade, a fim de corrigir os problemas coletivos.
O micropoder é sutil, controla e manipula o indivíduo sem que, muitas vezes, ele perceba.(velado)
O micropoder é subproduto do macropoder, operando em uma grande teia.
Relacione a importancia da filosofia para Foucault com as relações de poder
O Poder por si só não é algo ruim, afianal, todas as relações humanas são relações de poder
o problema está no uso do poder para alienação.
O valor da filosofia está na possibilidade de expor as estruturas veladas de poder.
Resistência : seriam necessários múltiplos pontos de resistência, assim como o poder opera de forma múltipla.