Descartes Flashcards
Explique como Descartes chega à prova ontológica de Deus.
René Descartes ao afirmar que ele é um ser que duvida e após chegar ao cogito (“penso, logo existo”), o qual é verdade indubitável, conclui que é incompleto e dependente. Logo, surge a ideia de algo completo e independente. Assim, Descartes afirma que esse ser perfeito é Deus, o qual deu ao homem a capacidade de pensamento, chega-se,pois, à prova ontológica de Deus. Sendo assim, o cogito cartesiano é o fundamento de outras verdades. Por fim, o filósofo afirma que conhecer Deus é o limite da capacidade de conhecimento do homem, haja vista que não há algo com maior evidencia e clareza.
Que argumento é utilizado por Descartes para afirmar a existência do mundo?
Descartes afirma a existência do mundo a partir da ideia da prova ontológica de Deus, a qual afirma que Deus é um ser perfeito e sua existencia é clara e evidente. Assim, esse ser perfeito não engana, descontoi-se, portanto, a ideia do deus enganador. Logo, o mundo que se apresenta aos sentidos existe ..
Caracterize as regras que compõem o método cartesiano.
O método cartesiano parte da suspensão dos juizos, isto é, da ação de se colocar tudo o que se sabe em dúvida a fim de se chegar a um conhecimento seguro. Assim, se baseia na dúvida metódica, hiberbólica e provisória. Nesse sentido, o método é dividido em 4 etapas: Evidência - que consiste em tomar por verdade somente ideias claras e distintas, ou seja, ideias evidentes-; Análise- separar uma problema em partes menores, para melhor resolvê-lo ; Síntese- ordenar os problemas dos mais simples para os mais complexos; e Enumeração- revisar o processo para verificar se nada foi esquecido ou omitido, a fim de se chegar ao conhecimento verdadeiro.
Por que o cogito é o “primeiro princípio da filosofia” para Descartes?
O cogito ("cogito, ergo sum"), ou seja, o "penso, logo existo", é o "primeiro princípio da filosofia” para Descartes, pois se trata da primeira verdsde indubitável e é a base para se chegar aos demais conhecimentos. Assim, ele é uma ideia clara e distinta, isto é, uma ideia evidente. O cogito deriva da duvida hiperbolica, logo o ser que duvida deve existir, pois para duvidar é preciso pensar; a existência do ser pensante não pode estar sujeita à dúvida. A dúvida pressupõe o pensamento. Logo, o filosofo afirma a existencia do ser pensante, colocando a racionalidade como fonte de todo conhecimento.