Kant Flashcards
Exaplique a relação dos sentidos e da razão com a construção do conhecimento para Kant.
Kant é considerado o criador da corrente filosófica do CRITICISMO: tanto a razão, quanto os sentidos (ou sensações), são determinantes no processo de elaboração do conhecimento. Nesse sentido, todo conhecimento começa com os sentidos, porém nem todo conhecimento depende diretamente de uma experiência.
Explique a Revolução Copernicana na Filosofia operada por Kant
Consistiu em mudar o eixo de investigação do conhecimento. Nesse contexto, inspirado na teoria de Nicolau Copérnico que inverteu o centro do cosmo (geocentrismo ↦ Heliocentrismo), Kant elaborou a inversão no centro do conhecimento (que consiste na inversão da relação entre o objeto e o sujeito (razão), onde o sujeito passa a ocupar o centro da análise do
conhecimento.).
Assim, o sujeito é cognoscente: conhecedor, já o objeto é cognoscível: que pode ser conhecido. O conhecimento nada mais é do que a forma que o sujeito põe nas coisas.
Levando em consideração o idealismo transcendental de Kant, diferencie as duas modadlidades do ato de conhecer.
O Idealismo transcendental: se ocupa com a capacidade do sujeito de conhecer e não propriamente com os objetos que se encontram na experiência.
.
Fenômeno: é tudo aquilo em que se pode pensar e conhecer. Se apresenta a nós na experiencia, é, portanto,cognoscível, graças à capacidade de conhecer que é trancendental e a priori (antecede a experiencia)
Ex. Ser humano, Objetos, Sentimentos
.
Coisa em si (nôumenon): penso, mas não conheço. (incognoscível)
Ex. Deus, Alma e Infinito (exemplos do próprio Kant). Transcendente (ultrapassa os limites da experiência).
obs.: o transcendente não pode ser classificado como a priori nem aposteriori
Diferencie a capacidade racional e os coteudos de conhecimento quanto ao inatismo.
A estrutura racional é inata, a priori e não depende da experiência para existir. Porém não se pode confundir a posse dessas ferramentas, com a existência de conteúdos inatos. Os conteúdos do conhecimento são a posteriori
O que é sensibilidade para Kant?
A sensibilidade que é a estrutura racional (a priori) formada pelo espaço e tempo (estruturas que organizam os dados recebidos da experiência), atua junto com o entendimento para que seja possível conhecer os objetos na experiência.
Diferencie os tipos de juízos para Kant
Para Kant, o ato de conhecer se dá pela formulação de juízos
Analíticos:
A PRIORI
. Universal e necessário (verdadeiro e válido em qualquer lugar)
. Explicação ou elucidação (esclarecimento)
Não acrescenta novos conhecimentos ao sujeito (com identidade: há relação de identidade entre sujeito e predicado, um está implicito no outro)
Sintéticos
A PRIORI
. Universal e necessário (verdadeiro e válido em qualquer lugar)
. Ampliação
. Permite a construção de novos conhecimentos. (sem identidade, ent acrescenta novas informações).
. É a espécie de juízo mais importante, pois são com eles que opera a ciência, especialmente a física e a matemática.
geram conhecimentos puros, que não dependem da experiencia.
Todo juizo sintetico a priori, um dia já foi a posteriori (mas nem todo juizo a posteriori irá se tornal a priori-universal e necessario)
A POSTERIORI
. Particular
Só serão considerados verdadeiros se comprovados pela experiência. Se verdadeiros, geram novo conhecimentos, mas não universais e necessários
Levando em consideração a teoria kantiana, relacione os sentidos, a sensibilidade e o entendimento no processo de construção do conecimento.
Kant é o criador do criticismo, uma corrente filosófica que considera tanto os sentidos quanto a razão importantes para a construção de conhecimento.
Nesse contexto, por meio dos sentidos, o sujeito tem contato com os objetos que se apresentam na experiencia. Os dados advindos da experiencia (a posteriori) são levados à sensibilidade, uma estrutura inata da razão, a qual organiza os dados por meio das ferramentas racionais a priori de espaço e tempo. Posteriormente, os dados organizados são levados ao entendimento ou intelecto (faculdade intelectiva) uma estrutura racional inata que formula os juízos (ou conceitos), ou seja, leva à construção do conhecimento, uma vez que, segundo Kant, o ato de conhecer se dá pela formulação de juízos.
Qual a diferença entre intuições e conceitos para Kant?
Intuições e conceitos são representações de diferentes faculdades para Kant.
Nesse sentido, a intuição é uma ferramenta da sensibilidade (estrutura racional inata possuidora das estruturas a priori de espaço e tempo) que organiza os dados da experiencia e leva o individuo à busca do conhecimento, mediante a formação de conceitos.
Nesse contexto, os conceitos são os juizos elaborados pelo entendimento ou intelecto (faculdade intelectiva)