Síndromes Respiratórias - IRA com Taquipneia e Sem Estridor Flashcards
Pode ser definida como uma inflamação do parênquima pulmonar que, na maioria das vezes, é causada por agentes infecciosos.
pneumonia
Os 03 principais fatores de risco que estão associados às IRA de uma maneira em geral, mas especialmente às pneumonias, incluem a
desnutrição,baixa idade e presença de comorbidades.
Sobre o RX de pacientes com PNM, é um padrão encontrado nas pneumonias por microrganismos típicos, seja pelo pneumococo, pelo estafilococo ou por outras bactérias. É caracterizado por consolidação alveolar multifocal, isto é, as imagens não respeitam a segmentação pulmonar, podem ser únicas ou múltiplas, dispersas ou confluentes, de limites irregulares, uni ou bilaterais.
infiltrado alveolar broncopneumônico
São processos inflamatórios comprometendo homogeneamente um lobo, lobos ou segmentos pulmonares. Geralmente, são causadas pelo S. pneumoniae, mas podem ser causadas por outras bactérias. Podem ser visualizadas as condensações com broncogramas aéreos. São mais frequentes em lactentes acima de seis meses de idade e, principalmente, em crianças maiores.
consolidação alveolar
O quadro de pneumonia recorrente é caracterizadopor:
a. dois ou mais episódios de pneumonia em um ano OUb. três ou mais episódios em qualquer momento.
Qual é o principal agente etiológico da Pneumonia bacteriana?
Streptococcus pneumoniae (pneumococo) em todas as faixas etárias (exceto no período neonatal).
Na Pneumonia bacteriana, o que é encontrado na radiografia de tórax?
consolidação lobar oubroncopneumonia.
Quais são as principais características clínicas da Pneumonia bacteriana?
A apresentação é mais aguda e violenta do que nas demais formas de pneumonia (viral ou por germes atípicos). Nas crianças maiores, o início é hiperagudo, com febre alta, calafrios, toxemia.A taquipneia está presente, como nas demais infecções das vias aéreas inferiores.
Na Pneumonia bacteriana, quais são os principais critérios de internação?
- Menores de dois meses.2. Sinais de gravidade respiratória - SpO2 < 92%, FR > 70 3. Sinais de comprometimento do estado geral - sinais de toxemia, falha da terapêutica ambulatorial.4. Presença de comorbidades graves.5. Presença de complicações - derrame pleural
Na Pneumonia bacteriana, qual é o tratamento para < 2 meses?
ampicilina ou penicilina+ aminoglicosídeo.
Na Pneumonia bacteriana, qual é o tratamento ambulatorial para > 2 meses?
amoxicilina VO
Na Pneumonia bacteriana, qual é o tratamento hospitalar para > 2 meses?
penicilina cristalina IV.* Nas pneumonias muito graves usar oxacilina + ceftriaxona ou cloranfenicol.
Qual é a principal complicação da Pneumonia bacteriana?
Derrame Pleural
Definição de Taquipneia em < 2 meses:
FR ≥ 60 irpm
Definição de Taquipneia entre 2-12 meses:
FR ≥ 50 irpm
Definição de Taquipneia em > 12 meses:
FR ≥ 40 irpm
Os principais sinais que indicam uma maior gravidade do quadro são:
- Tiragem subcostal2. Batimento de asa nasal3. Gemência4. Cianose
Menina, 2 anos, é trazida ao Pronto-Socorro com febre e tosse há 4 dias. A hipótese diagnóstica formulada pelo plantonista é de pneumonia bacteriana. O ACHADO NO EXAME FÍSICO QUE JUSTIFICA ESTA HIPÓTESE É:a) Roncos e estertores subcrepitantes.b) Obstrução nasal.c) Dor à palpação abdominal.d) Aumento da frequência respiratória.
D
Quais seriam as principais utilidades do RX de tórax?
• Confirmar o diagnóstico;• Avaliar a extensão do processo;• Identificar a presença de complicações
Um pré-escolar de três anos é atendido comquadro de febre (39,9ºC), recusa alimentar etosse emetizante. Ao exame físico apresentauma frequência respiratória de 42irpm, tiragemsubcostal e, na ausculta, estertores crepitantesem base direita com diminuição do murmúriovesicular. Para o tratamento deste paciente amelhor opção terapêutica é:
Penicilina cristalina.
Menina, 8a, previamente hígida, tratada porpneumonia em Unidade Básica de Saúde comamoxicilina baseada em quadro clinico de tosse,febre, queda do estado geral e presença deestertores crepitantes em base pulmonar direita.Evolui com melhora do estado geral e desaparecimentoda febre, com persistência detosse. A pedido da mãe realizado radiogramade tórax, duas semanas após início do quadro,que revelou opacidade homogênea em basedireita. A CONDUTA É:a) Prescrever antibiótico oral de maior espectro.b) Internar para antibiótico endovenoso.c) Iniciar investigação para tuberculose.d) Acompanhamento ambulatorial.
D
Sobre o manejo clínico da pneumonia nainfância, atribua V (verdadeiro ) ou F(falso ) às afirmativas a seguir. ( ) A presença de taquipneia em crianças com históriade febre e tosse é sugestiva de pneumonia;( ) Para o controle de cura de crianças com pneumonias comunitárias, é recomendadaa realização de radiografia de tórax ao final do tratamento; ( ) A idade do lactente não é fator de risco para pneumonia grave;( ) A radiografia de tórax apresenta boa sensibilidadee especificidade para diferenciar pneumonias virais de bacterianas; ( ) A dor abdominal pode ser um dos sintomas dacriança com pneumonia.
VFFFV
Lactente de sete meses de idade apresentase com febre alta, tosse há dois dias, além de recusar alimentos e líquidos oferecidos. O exame físico revela tiragem subcostal moderada e frequência respiratória de 58 incursões por minuto. Estertores crepitantes noterço médio e murmúrio vesicular abolido no terço inferior foram notados à ausculta do hemitórax direto. Diante desse quadro, os dados que indicam a necessidade do tratamento hospitalar são:a) Recusa alimentar, frequência respiratóriae os achados na ausculta.b) Recusa alimentar, esforço respiratório e osachados na ausculta.c) Idade, frequência respiratória e os achadosna ausculta.d) Idade, frequência respiratória e recusa alimentar.
B
Qual é o agente mais encontrado em crianças com derrame pleural?
S. pneumoniae
Os principais agentes etiológicos são os mesmos encontrados em pneumonias não complicadas?
S. pneumoniaeH. influenzae e S. aureus.
Os critério de Light são tradicionalmente utilizados para a distinção entre exsudato e transudato no Derrame Pleural. Por esses critérios, podemos identificar um exsudato pela presença de qualquer um dos seguintes parâmetros:
• Relação proteína do líquido pleural/proteínasérica > 0,5;• Relação LDH do líquido pleural/LDH sérico> 0,6;• LDH no líquido pleural > 2/3 do limite superiordo LDH sérico ou > 200 IU/l.
Quando se identifica a presença de um derrame pleural, devemos realizar a toracocentese (desde que a lâmina de líquido seja ≥ 1 cm) para a avaliação microbiológica e bioquímica do líquido, permitindoque se diferencie o exsudato não complicado do empiema. O empiema existe quando 4 fatores estão presentes:
• Aspecto purulento;• pH < 7,2;• Glicose < 40 mg/dl;• Gram e/ou cultura positivos.
Criança de seis anos, com síndrome de Lennox-Gastaut, é internada com quadro de pneumonia,sendo iniciada antibioticoterapia venosaadequada. Após 96 horas do tratamento,apresenta melhora parcial da taquidispneia,porém mantém febre de 39°C, sendo encontradoao exame físico diminuição do murmúriovesicular à direita. A radiografia revelou velamentode hemitórax ipsolateral. Nesse momento,a conduta adequada é:
Toracocentese.
Criança de 11 meses de idade é levada a uma consulta no Pronto Atendimento por ter iniciado há 48 horas quadro de febre alta, tosse, taquidispneia e muita prostração. Criança hígida, cartão de vacinas em dia. Exame físico: criança estado geral ruim, prostrada, hipocorada +++/4, hipoativa, acianótica, desidratada.Frequência cardíaca 160 bpm, frequência respiratória de 70 irpm, murmúrio vesicular abolido em todo hemitórax esquerdo. Necessitou reposição volêmica ainda na sala de emergência do Pronto Atendimento. Raio X de tórax com velamento total do hemitórax esquerdo, desvio do mediastino contralateral. Considerando o caso apresentado, qual a conduta?
Internação + iniciar ceftriaxona + oxacilina + coleta hemocultura + toracocentese e/ou drenagem do derrame pleural.
Menino, 4a, iniciou tratamento de pneumonia bacteriana com amoxicilina há 48 horas em uma unidade básica de saúde. Radiograma de tórax inicial compatível com pneumonia lobar superior direita. Retorna sem melhora clínica, mantendo febre (T = 39°C), porém sem sinais de insuficiência respiratória. Novo radiograma de tórax mostrou consolidação nolobo superior direito com pequeno derrame pleural. A CONDUTA É:
Internar; penicilina cristalina.
Menina de quatro anos se apresenta com tosse e febre há três dias. Ao exame, MV abolido em 2/3 inferiores de hemitórax esquerdo. Radiografia de tórax evidencia opacificação, o que provoca suspeita de derrame pleural. Após toracocentese, fica indicada drenagem do tórax caso o líquido pleural evidencie:a) pH < 7,2.b) pH = 7,4 / 7,6.c) Glicose normal.d) Relação LDH pleural/sérica < 0,6.e) Relação proteína pleural/sérica < 0,5.
A
São lesões cavitárias de conteúdo aéreo, formadas por paredes finas, podendo ou não conter nível hidroaéreo em seu interior. Podem aparecer no curso de uma pneumonia bacteriana grave de qualquer etiologia
Pneumotocele
Lactente de quatro meses, sexo feminino, internadacom febre alta há três dias, dispneiae gemente. Radiografia de tórax: infiltrado noterço superior do pulmão esquerdo e imagemde hipotransparência de permeio com nívelhidroaéreo. Exame físico: hipoativa, tiragemsubcostal e impetigo bolhoso no pé direito. Amelhor opção inicial de antimicrobiano entreas citadas abaixo, é:
Oxacilina.
É uma infecção das vias aéreas inferiores quecaracteristicamente provoca o primeiro episódiode sibilância em uma criança com menosde dois anos de idade, associado a sinais esintomas de uma infecção viral.
Bronquiolite Viral Aguda
Qual é o principal agente etiológico da Bronquiolite?
vírus sincicial respiratório (VSR)
Qual é o tratamento da Bronquiolite?
Suporte. Oxigenoterapia, Suporte nutricional. PosturaNão fazer corticoides e nem fisioterapia respiratória.
O que pode ser observado na radiografia de tórax da Bronquiolite?
Hiperinsuflação pulmonar e atelectasias
Um lactente que apresenta pródromos de infecção viral das vias aéreas superiores e evolui com taquipneia e sibilância sugere fortemente
Bronquiolite Viral Aguda
A bronquiolite é uma doença respiratória predominantemente viral e pode causar surtos hospitalares. O agente responsável por mais de 50% dos casos é o vírus respiratório sincicial. A melhor medida de prevenção dos surtos hospitalares, nestes casos, consiste em:
c) Lavagem meticulosa das mãos.
Lactente com 6 meses de vida, previamente sadio, dá entrada no pronto atendimento com quadro de febre (38°C), irritabilidade, dificuldade para mamar, tosse, coriza hialina, desconforto respiratório com retrações intercostais de moderada intensidade e sibilânciadifusa. Qual o agente etiológico mais provável desse quadro:
Vírus sincicial respiratório