Síndromes mielodisplásicos Flashcards

1
Q

Defenição

A

E um grupo de distúrbios clonais das células-tronco hematopoéticas, caracterizados por insuficiência progressiva da medula óssea com alterações displásicas em uma ou mais linhagens celulares. Um aspecto fundamental dessas doenças é a proliferação e a apoptose simultâneas de células hematopoéticas (hematopoese ineficaz), provocando o paradoxo de medula hipercelular com pancitopenia no sangue periférico. Há uma tendência à progressão para leucemia mieloide aguda (LMA),em um quarto a um terço dos casos embora a morte ocorra com frequência antes que ela se desenvolva.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

EPIDEMIOLOGIA

A

A SMD idiopática é uma doença do idoso; a idade média para sua manifestação é acima dos 70 anos. Há ligeiro predomínio masculino. A SMD é uma forma
relativamente comum de insuficiência medular, com taxas de incidência de 35 a > 100 por milhão de pessoas na população geral e de 120 a > 500 por milhão na população idosa. A SMD é rara em crianças, mas podem ocorrer casos de leucemia monocítica. A SMD associada à terapia ou secundária não está relacionada com a idade. As taxas de SMD aumentaram ao longo do tempo devido ao melhor reconhecimento da síndrome pelos médicos e ao envelhecimento da população.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Etiologia

A

Na maioria dos casos, a doença é primária, porém, em
uma significativa proporção de pacientes, é secundária à quimioterapia e/ ou à radioterapia utilizadas previamente como tratamento de outra doença maligna. Este último tipo é denominado SMD relacionada à terapia (SMD-t) e, atualmente, é classificado com a LMA relacionada à terapia.

O risco de mielodisplasia primária aumenta conforme a idade do paciente. Exposição ao benzeno e à radiação ambiental (aumentada em certas localidades) são os fatores que mais consistentemente se associam à mielodisplasia primária. Outras exposições ambientais têm associação causal menos consistente, como a exposição a certos pesticidas.

A forma secundária possui uma chance maior de evoluir para leucemia mieloide aguda e, portanto, guarda um pior prognóstico. As drogas quimioterápicas mais comumente associadas são os agentes alquilantes (clorambucil, bussulfan, melfalan, nitrosureias e ciclofosfamida),(com um período latente de 5-7 anos) também chamados de agentes “radiomiméticos” (por produzirem quebras na cadeia de DNA, à semelhança da radiação ionizante), e os inibidores da topoisomerase.(dois anos de latência) Foi relatada uma incidência de até 15% de mielodisplasia secundária na primeira década após tratamento combinado com agentes alquilantes +
radioterapia. Após transplantes autólogos de medula, nos quais se utiliza quimio e radioterapia para obter aplasia total da medula, as SMD acometem mais de 20% dos pacientes!

A anemia aplásica adquirida, a anemia de Fanconi e outras doenças de insuficiência medular constitucional podem evoluir para SMD

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q
A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly