Hematopoiese Flashcards
O que é a Hematopoiese?
A hematopoiese refere-se ao processo de produção dos elementos figurados do sangue.
O processo é regulado por meio de uma série de etapas que começa com a célulatronco hematopoiética. As células-tronco têm a capacidade de produzir eritrócitos,
granulócitos de todas as classes, monócitos, plaquetas e células do sistema imune.
Em que locais ocorre a Hematopoiese ao longo da vida?
Em que orgão se dá a Hematopoiese?
Como evolui esse orgão ao longo da vida?
A medula óssea é o órgão produtor das células sanguíneas. Até os cinco anos de idade, a medula de todos os ossos do corpo participa desse processo. À medida que os anos avançam, ocorre uma substituição gordurosa na medula dos ossos longos, até que, na idade adulta, somente os ossos da pelve, (como o ilíaco), o esterno, os ossos do crânio, os arcos costais, vértebras e as epífises femorais e umerais são capazes de gerar células sanguíneas…
A medula óssea com atividade hematopoiética é denominada medula óssea vermelha, devido à presença de grande quantidade de hemácias e precursores eritroides.
O restante dos ossos contém a denominada medula óssea amarela, preenchida por tecido adiposo, porém com potencial para voltar a produzir células sanguíneas sob determinados estímulos.
De que célula derivam todos os elementos figurados do sangue?
Quais as caracteristicas diferenciadoras destas células?
Sabemos que todos os elementos do sangue (hemácias, plaquetas e leucócitos) originam- -se de uma única célula progenitora, denominada célula-tronco (stem cell) ou célula totipotente.
Medula óssea: Maior reservatório de CE do adulto: Hematopoiéticas e Mesenquimatosas Origina células do SI Constante turnover ** As células estaminais - características: auto renovação e diferenciação; expressão activa de telomerase; activação de vias de sinalização celular anti-apoptóticas; \> actividade dos transportadores de membrana (GL-P); capacidade de migrar e metastizar Pela sua longevidade, estão mais sujeitas à acumulação de mutações ou nas suas descendentes**
Quais as caracteristicas morfológias da Célula estaminal Hematopoiética?
Qual a primeira divisão da célula estaminal?
Inicialmente, a célula-tronco se diferencia em
dois tipos, cada um comprometido com a formação de uma grande linhagem hematológica:
a linhagem mieloide – que dará origem às hemácias, plaquetas, granulócitos e monócitos
– e a linhagem linfoide – que dará origem aos
linfócitos
Em que se diferencia a célula progenitora mieloide?
A célula progenitora mieloide se diferencia em mais dois tipos: um comprometido com a linhagem eritroide-megacariocítica (formação de hemácias e plaquetas)
e a outra comprometida com a linhagem granulocítica monocítica (formação dos granulócitos e monócitos).
Em que se diferencia o precursor eritroide-megacariocítico?
O precursor eritroide-megacariocítico finalmente se diferencia, dando origem aos progenitores eritroides (os eritroblastos) e aos progenitores da linhagem megacariocítica (os megacarioblastos).
Cada eritroblasto sofre um processo de maturação,
transformando-se no final em uma hemácia
(ou eritrócito). Cada megacarioblasto origina
um megacariócito, célula grande (a maior da
medula óssea), multinucleada, de cujo citoplasma
se desprenderão várias plaquetas.
Em que se diferencia o precursor granulocítico-monocítico?
O precursor granulocítico-monocítico finalmente se diferencia nos progenitores granulocíticos (os mieloblastos) e monocíticos (os monoblastos).
Existem três tipos de mieloblasto, cada um originando um dos três tipos de granulócito: neutrófilo, eosinófilo ou basófilo. O monoblasto dá origem ao monócito. Esta célula transforma-se em macrófago (histiócito) quando penetra no tecido conjuntivo dos diversos órgãos.
Em que se diferencia a célula progenitora linfoide?
A célula progenitora linfoide se diferencia em dois tipos celulares: um comprometido com a formação dos linfócitos B e outro comprometido com a formação dos linfócitos T.
O precursor B, ou célula pré-B, origina o linfócito B maduro na própria medula óssea, enquanto o precursor T caminha através da corrente sanguínea até o timo, onde termina a sua maturação em linfócito T maduro. Os linfócitos maduros (tanto B quanto T) irão se concentrar nos tecidos linfoides do organismo (linfonodos, baço e MALT – Tecido Linfoide Associado à Mucosa).
Qual a duração de vida média dos elementos maduros do sangue?
Os elementos maduros do sangue possuem uma vida limitada, devendo ser constantemente repostos.
Diariamente, cerca de meio trilhão de células hematopoiéticas diferenciadas, incluindo 200 bilhões de hemácias, participam deste turnover. A vida média de uma hemácia gira em torno de 120 dias.
As plaquetas vivem cerca de 7-10 dias, e os granulócitos, 6-8 horas.
Os linfócitos possuem uma vida média prolongada,
comumente de muitos anos.
Quais são os reguladores da hematopoiese?
A produção de cada linhagem celular hematológica (hemácias, plaquetas, leucócitos) é regulada de forma independente, de acordo com a necessidade fisiológica do organismo. As interleucinas e os fatores de crescimento denominados CSF (Fatores Estimuladores de Colônia ou Colony Stimulating Factors) são os principais mediadores da hematopoiese, existindo, para cada linhagem celular, interleucinas ou fatores específicos.
Qual o papel do ambiente medular na hematopoiese?
Ambiente apropriado à sobrevivência, crescimento e desenvolvimento da stem cell
Células: adipócitos, fibroblastos, células endoteliais, macrófagos
Matriz extracelular: colagénio, glicoproteínas (fibronectina, trombospondina), glicosaminoglicanos (ácido hialurónico, derivados da condroitina)
Moléculas de adesão:
- Superfamília das Igs
- Selectinas: adesão de leucócitos e plaquetas ao endotélio durante a inflamação e coagulação
- Integrinas: adesão célula-matriz extracelular
Sistema vascular:
Quais as caracteristicas dos factores de crescimento mielóides e linfoides? (7)
Papel de cada factor hematopoético