Semiologia Ortopédica Flashcards
Quais as queixas sistêmicas importantes na reumatologia e por que são importantes?
Febre, anorexia, perda de peso, mal estar, fadiga, fraqueza. São sinais/sintomas RED FLAGS, pois levantam a suspeita de algo mais grave, pois bursites, entorses, tendinites e doenças traumáticas não se manifestam com sintomas sistêmicos.
Quais as principais queixas relacionadas aos ossos?
Dor e deformidades.
Explique a dor relacionada ao osso.
É uma dor originada no periósteo (tecido conjuntivo que reveste o osso e é altamente inervado - dor) e tecidos adjacentes. O osso em si possui pouca ou nenhuma sensibilidade. Ocorre em neoplasias, traumas e infecções (osteomielite). Osteoporose e raquitismo, apesar de alterarem o metabolismo ósseo, raramente causam dor.
Explique as deformidades ósseas.
Apresentam diferentes aspectos (caroços, tumefações) e são identificadas na inspeção e palpação. Devemos delimitar a deformidade e identificar no que ela consiste. Exemplos: doença de Paget e tibia em sabre (sífilis congênita).
Qual a diferença da tíbia na doença de Paget e na sífilis congênita?
A doença de Paget é uma doença osteometabólica com proliferação da parte mais externa do osso (da cortical óssea), fazendo com que não haja diminuição da densidade óssea. Já na tíbia em sabre (sífilis congênita), o arqueamento é o mesmo, mas o osso está rarefeito (a cortical não está espessada, mas há uma periostite causada pela sífilis).
Imagem doença de Paget
..
Imagem tibia em sabre (sífilis congênita)
.
Qual achado no exame físico contribui muito para o diagnóstico de raquitismo? Explique esse achado.
As pontas de rosário localizadas no tórax da criança, em que a falta de vitamina D promove atraso na calcificação óssea da criança e a parte cartilaginosa das costelas crescem mais, formando essas ondulações.
Imagem pontas de rosário
.
Quais as principais causas de queixas nas articulações?
Osteoartrose, artrite reumatóide, artrite gotosa, moléstia reumática (febre reumática), bursites e tendinites, entorses, colagenoses, tensão nervosa.
Quais as principais queixas nas articulações?
Dor, rigidez, fraqueza muscular, sinais inflamatórios (artrite) e crepitações e estalidos articulares.
Quais aspectos da dor (artralgia) nas articulações devem ser conferidos?
Aguda ou crônica/? localizada ou irradiada? há atrofia muscular? há espasmo muscular? parestesia? horário pior da dor? movimentos que desencadeiam a dor?
Comente sobre a atrofia muscular e o horário da dor nas artralgias.
Atrofia muscular: está muito relacionada a inflamação nas articulações, pois a pessoa deixa de movimentar o membro por causa da dor. Horário da dor: doenças inflamatórias das articulações geralmente começam no início do dia pelo frio e imobilidade -> ficar muito tempo parado piora a dor quando vamos voltar a movimentar. Doenças degenerativas começam a dor no final do dia pelo uso dessa articulação.
Explique a rigidez das articulações.
Pode ocorrer por inflamação ou com uma dor protocinética: por inflamação ocorre uma rigidez pós-repouso, enquanto que a dor protocinética ocorre a dor no início do movimento (muito associada a doenças degenerativas).
Explique a fraqueza muscular.
Ocorre em miopatias (polimiosite, dermatomiosite -> fazem fraqueza sem dor muscular), atrofia e dor (neste caso, o paciente tem a sensação de fraqueza mas é pois ele para de fazer força por causa da dor). Muitas vezes esta é a fraqueza msucular objetiva (que o paciente trouxe para eu ver).
Explique os sinais inflamatórios (artrite).
Aqui é ocorre a sinusite (inflamação da membrana sinovial), havendo edema, calor, rubor e dor. Pode ser traumática (lesão pontual com derrame articular -> sem tanto calor ou rubor), imunológica, infecciosa (muito eritema e muito doloroso) e neoplásica (crônica). Normalmente está associada a limitação do movimento.
Imagem sinovite. Explique
Pode-se visualizar, à esquerda, uma membrana sinovial normal com apenas uma camada de célula e pouco líquido. Já à direita, visualiza-se uma membrana espessada (várias camadas de células), angiogênese, células inflamatórias e aumento no líquido sinovial.
Explique a crepitação e estalidos articulares.
Ocorre em casos de degeneração da cartilagem (é diferente de “estralar” as articulações).
Explique os aspectos importantes a serem abordados na dor da coluna vertebral.
Deve-se abordar se é segmentar ou localizada, identificar a localização e irradiação dela (compressão nervosa) e o horário e desencadeante da dor. Aqui a artrose (degeneração) é um importante causador de dor, bem como as infecções.
Quais as principais causas de cervicalgia, dorsalgia, lombalgia ou lombociatalgia?
Posturas viciosas, desvio da posição das vértebras (cifose ou escoliose), deterioração discal, hérnia de disco, artrose interapofisária (espondiloartrose), artrite reumatoide, osteoporose, TB vertebral, neoplasias, …
Explique a formação da hérnia discal e seus sintomas.
Ocorre quando há proliferação do núcleo pulposo em direção ao anel fibroso, degenerando-o. Aqui há rigidez pós-repouso.
Como diferenciar rigidez pós-repouso entre inflamatória e degenerativa?
A rigidez de causa inflamatória deve, por definição, demorar mais que 1h para melhorar, enquanto que a por degeneração é aquela protocinética, ou seja, após alguns minutos do movimento ela melhora.
Imagem fases da formação da hérnia de disco.
.
Qual a função das bursas e quais as principais queixas relacionadas a elas?
Permitem o deslizamento de um tecido sobre o outro. As principais queixas são dor e limitação do movimento (principalmente pela dor).
Como é a dor da bursite e por que ocorre?
Ocorre pelo estresse causado pela repetição, levando ao processo inflamatório. Aqui a dor é súbita, bem localizada (pode ser palpada com o dedo), intensa e piora com o movimento e compressão.
Imagem bursas.
.
Quais as principais queixas relacionadas aos músculos?
Fraqueza muscular, dificuldade de marcha, atrofia muscular, espasmos musculares, dor.