Espondilite Anquilosante Flashcards
Quais as espondiloartropatias soronegativas e por que são agrupadas juntas?
Espondilite anquilosante, artrite reativa, artrite psoriásica, artrite enteropática. São agrupadas juntas pois apresentam o mesmo tipo de lesão patológica básica, formas clínicas de apresentação semelhantes e achados laboratoriais característicos.
Quais os fatores que reunem as espondiloartropatias soronegativas em um mesmo grupo?
Entesite, acometimento do esqueleto axial, lesões sistêmicas, superposição de formas clínicas, tendência à hereditariedade, HLA-B27, AUSÊNCIA DE FATOR REUMATOIDE.
O que é êntese?
É o local no osso em que os ligamentos, cápsulas fibrosas articulares, tendões e aponeuroses se juntam ao tecido ósseo.
Qual a definição de espondilite anquilosante (EA)?
É uma doença inflamatória crônica em há inflamação e fusão das vértebras e sempre há acometimento sacroilíaco (sacroileíte).
Qual a epidemiologia da EA?
É uma das poucas doenças reumatológicas que acometem predominantemente homens. Homens, principalmente no início da vida adulta, sendo raros os casos de início após os 40 anos.
Qual gene está associado à EA? Comente essa relação.
HLA-B27, estando presente em 90% dos pacientes com EA. Não possui relação com a gravidade da doença. Responde por 50% do risco genético da EA.
Qual a patogenia da EA?
Por algum motivo desconhecido, inicia-se um processo inflamatório nas ênteses, promovendo entesite. Essa entesite se torna crônica com erosão do osso adjacente (osteíte) e subsequente neoformação óssea e evolução para anquilose (fusão). Radiograficamente há ossificação das ênteses.
Quais as principais articulações acometidas pela EA?
São as articulações do esqueleto axial, sendo que a sacroilíaca está em todos os casos. Vale ressaltar que o acometimento axial se dá de forma progressiva e ascendente, iniciando-se pelas articulações sacroilíacas -> coluna lombar -> torácica -> cervical. *Qualquer articulação pode ser acometida.
Imagem radiografia das entesopatias.
Comente sobre a fisiopatologia da EA na coluna.
A entesite se inicia pelos discos intervertebrais, na região anterior da coluna vertebral, na inserção do ânulo fibroso do disco. Com o tempo, o osso neoformado se transforma em uma protuberância óssea, sendo chamado de sindesmófito. Esses sindesmófitos, com o passar da doença, se fundem e formam uma “ponte” entre uma vértebra e outra. Há postura típica adotada pelo paciente, com hipercifose e perda da lordose lombar.
Imagem sindesmófitos sendo formados.
Como se dá o envolvimento da coluna vertebral na EA?
Se dá de forma ascendente e progressiva. A ossificação das sínfises vertebrais é conhecida como “coluna em bambu”, havendo perda quase que total da mobilidade.
Qual o primeiro sintoma da EA? Comente sobre ele.
Dor lombar. Ocorre pela sacroileíte, se dá unilateralmente no início da doença, é insidiosa e profunda e é acompanhada de rigidez matinal que melhora com o movimento, atividade física e calor (banho quente).
Qual a evolução da EA após os primeiros meses da doença?
Após alguns meses de doença, há piora da dor, se tornando bilateral e persistente. Torna-se muito mais exuberante no repouso noturno (pcte às vezes precisa levantar para melhorar) e há redução na amplitude do movimento lombar (principalmente AP e L-L). Esta redução ocorre inicialmente por espasmo da musculatura espinhal, mas depois ocorre pela anquilose.
Quais manobras podem evidenciar a sacroileíte (imagem)?