AR Flashcards
Qual o começo e curso da AR?
Início insidioso e variável, sendo uma doença inflamatória de curso crônico e intermitente, alternando períodos de remissão com períodos de atividade da doença e com uma destruição progressiva dos tecidos.
Qual a região articular acometida pela AR?
A membrana sinovial (sinóvia).
Qual o marco fundamental da doença?
O marco fundamental é a sinovite (processo inflamatório da membrana sinovial) que promove degeneração articular e erosão óssea, promovendo a deformidade articular.
Qual a epidemiologia? (quem é esse paciente e quais os FR).
Mulheres jovens (25-55 anos), tendo como principal fator de risco o tabagismo. Outros incluem: parente de 1° grau com AR, exposição ocupacional à silica, asbesto e madeira.
Qual a relação genética da AR?
Relação com genes do HLA, promovendo apresentação de auto-antígenos nas moléculas do MHC II.
Qual a lesão básica da AR?
A lesão básica da AR é a sinovite.
Imagem anatomia da articulação diartrodial.
Cavidade revestida pela membrana sinovial e preenchida pelo líquido sinovial (líquido transparente, incolor e viscoso produzido pela sinóvia).
Qual a patogênese da AR?
O elemento fundamental é a sinovite, promovendo formação do pannus (sinóvia inflamada em proliferação). O pannus reveste as estruturas asticulares internas (cartilagem articular e osso subjacente) e às lesa por contiguidade (a inflamação crônica do pannus lesa essas estruturas). Uma vez iniciada a resposta autoimune, ela nunca mais é interrompida, levando expansão progressiva do pannus. Além disso, há ativação de LyB com produção de autoanticorpos que formarão imunocomplexos e se depositarão nos diversos tecidos do corpo (DOENÇA SISTÊMICA).
Qual fato explica a grande relação da AR com LyT CD4?
Remissão da doença em pacientes com imunossupressão por HIV.
Como é a artrite da AR?
É uma artrite simétrica que acomete, característicamente, as pequenas articulações das mãos (metacarpofalangianas - MCF - e interfalangianas proximais - IFP) e dos punhos, mas pode acometer outras com a progressão da doença. *Curiosamente, as IFD são quase sempre poupadas, levantando outras hipóteses Dx (como artrite psoriásia e osteoartrite) quando estiverem acometidas.
Como o paciente com AR abre o quadro?
Geralmente com um quadro insidioso de dor e rigidez articulares, muitas vezes acompanhado de sintomas constitucionais (fadiga, mal-estar, mialgia, anorexia). Porém, pode abrir de forma extremamente variada, desde uma artrite indiferenciada (1 artic., curta duração, baixa intensidade e mínimas deformidades articulares) até uma poliartrite fulminante evoluindo rapidamente para sequelas irreversíveis, até com manifestações extra-articulares.
Qual a relação da AR com febre?
Incomum febre maior que 38°, devendo levantar a suspeita de infecção.
Qual a principal causa de óbito nos pacientes com AR?
As manifestações cardiovasculares, sendo as principais: ICC, doença coronariana e aterosclerose. A AR é um fator de risco CV INDEPENDENTE.
Qual a relação da AR com a aterosclerose?
Como qualquer doença inflamatória crônica, a AR aumenta a velocidade de formação da placa de aterosclerose por oxidação dos lipídeos circulantes, o que facilita sua deposição na íntima dos vasos.
Qual doença óssea é frequentemente presente e associada à AR? Por que ocorre essa relação?
Osteoporose, ocorrendo tanto pelas citocinas estimulando osteoclastos, quanto pela imobilização prolongada e terapêutica com glicocorticoides.
Qual câncer está bem associado com a AR?
Linfoma (principalmente de células B).
Qual o principal sintoma e o principal sinal articulares da AR? Comente sobre as outras manifestações articulares também.
Dor e aumento do volume articular, respectivamente. Outras manifestações incluem, rigidez articular, calor local (principalmente joelhos). O eritema é incomum, devendo levantar a suspeita de artrite séptica ou induzida por cristais.
Por que ocorre a dor? Qual posição o paciente adota por causa dela?
A dor ocorre por distensão da cápsula articular, fazendo com que o paciente adote posições de flexão das articulações para diminuir essa distensão.
Por que ocorrem as deformidades articulares?
Ocorrem por fibrose das estruturas periarticulares, anquilose das superfícies ósseas, degeneração da cartilagem articular (com formação de cistos) e contratura e atrofia muscular.
Qual a sequência estereotipada do acometimento articular?
Mãos e pés -> punhos -> joelhos -> cotovelos -> tornozelos -> quadril (coxofemoral) -> ombro -> ATM, atlantoaxial, cricoaritenoides (raro).
Qual a diferença articular da AR e das espondiloartropatias?
A AR poupa praticamente todo o esqueleto axial, exceto na coluna cervical alta (atlantoaxial). Ou seja, não há acometimento de coluna torárica e lombar e não há sacroileíte.
Como é a rigidez articular da AR?
É uma rigidez inflamatória: duração mais de 1h (quando matinal), geralmente matinal (decorrente do repouso noturno) e melhora com o movimento.
Quais as alterações articulares da AR nas mãos?
Sempre simétricas:tumefação das IFP, acometimento das MCF com desvio ulnar dos quirodáctilos (subluxações) e proeminências ósseas, deformidade tipo pescoço de cisne (hiperextensão das IFP e flexão das IFD), deformidade tipo abotoadura (hiperflexão das IFP e hiperextensão das IFD).
Quais as alterações articulares da AR nos punhos?
Punho em dorso de camelo (deformidade nos punhos + deformidade nas MCF), Síndrome do túnel do carpo.
Como precipitar a sd do túnel do carpo nesses pacientes?
Através das manobras de TInel e Phalen.
Quais as alterações articulares da AR nos joelhos?
Sinal da tecla (compressão da patela com percepção flutuante dela), cistos de Baker (sinais e sintomas de TVP - dor e edema por dissecção das fáscias dos músculos da panturrilha).