Imunologia na Reumatologia Flashcards
Em linhas gerais, quais os 2 tipos de sistema imune?
Específico e o Inespecífico.
Quais as vantagens e desvantagens do SI inespecífico? Dê exemplos.
Ele é extremamente rápido e pode atuar contra qualquer antígeno, porém, exatamente por esta capacidade, ele não é muito eficaz e pode acabar lesando componentes do próprio organismo. Ex: resposta inflamatória, complemento, PCR, …
Qual o maior exemplo do SI específico? Qual sua maior desvantagem?
São os linfócitos T e B. A sua maior desvantagem é que levam tempo para se proliferarem e produzirem uma resposta organizada contra determinado antígeno.
O que pode ser antígeno?
Substâncias estranhas externas ou substâncias estranhas internas (que foram alteradas, como células tumorais ou infectadas por vírus).
O que é hapteno?
São antígenos muito pequenos que, por si só, não produzem uma resposta imunogênica, precisando estar ligados a uma molécula maior, geralmente uma proteína, para se tornarem imunogênicos.
O que é necessário para uma substância funcionar como antígeno?
Tamanho adequado (quanto maior, melhor), complexidade química (polímeros geralmente são menos imunogênicos), concentração adequada (intermediária, nem muito nem pouco), via da administração adequada.
O que são epítopos? Como podem ser chamados também?
Chamados também de determinantes antigênicos, são as regiões específicas dos antígenos que se ligam aos receptores dos linfócitos.
Qual a origem das siglas linfócito T e B?
LyT: precisam passar pelo timo para completarem sua maturação.
LyB: precisam passar pela mov para completarem sua maturação.
Qual o requisito para que o LyT reconheça um antígeno?
Este deve estar ligado à molécula HLA correspondente, devendo ser apresentado por uma outra célula (geralmente um macrófago, o qual é chamado de APC).
Quais os tipos de moléculas HLA? Quais antígenos cada uma apresenta?
HLA classe I e II. A HLA I se liga aos antígenos intracelulares (ex: virais e tumorais) e são reconhecidas pelos LyT CD8 (citotóxicos). A HLA II se liga aos antígenos extracelulares (solúveis) e são reconhecidos pelos LyT CD4 (helper).
Quais as 2 fases essenciais para ativação dos LyT? Como é o nome dessas ligações?
A ligação do antígeno ao HLA correspondente e uma coestimulação entre a APC e o LyT que ocorre com outras moléculas. Isso é chamado de sinapse imunológica. Algumas drogas contra dç autoimunes atuam nessa coestimulação (estímulo secundário, porém essencial).
Quais os tipos de LyT de acordo com os receptores de antígenos em sua superfície? Quais os tipos de antígenos que cada um reconhece?
CD4 (helper) e CD8 (citotóxico). Os CD4 reconhecem antígenos solúveis (extracelulares) com o HLA II e os CD8 reconhecem antígenos intracelulares (eg, virais e tumorais) com o HLA I.
Quais os tipos de LyT helper? Por que são diferentes?
Th1, Th2, Th17 Th regulador (reg). São diferentes em relação ao tipo de citocinas que produzem e aos antígenos que respondem.
Quais as funções dos LyTh1?
São responsáveis pelas respostas a bactérias intracelulares (micobactérias, por exemplo), estimulando a fusão do lisossomo com o fagossomo dos macrófagos além de recrutar mais macrófagos para a região. Ou seja, são importantes para a destruição de patógenos intracelulares (imunidade celular).
Quais as funções dos LyTh2?
Auxilia o LyB a fabricar os anticorpos, estando relacionado, então, à resposta humoral.
Quais as funções dos LyTh17?
Atua contra microrganismos extracelulares, como parasitas e bactérias.