AIJ Flashcards
Qual a manifestação essencial da AIJ?
Artrite crônica (duração maior que 6 semanas).
Quais os tipos de AIJ? Frequência de cada um.
Oligoarticular (40-60%), poliarticular (20-35%) e de início sistêmico (10-20%), que é a doença de Still.
Qual a epidemiologia da AIJ?
Depende da forma: a oligoarticular e poliarticular acometem principalmente meninas na idade de 2-4 anos para a oligo e de 2-4, 10-14 para a poli. Já para a doença de Still, não há predileção por sexo e incidência homogênea por todas as idades.
Qual o mecanismo etiopatogênico da AIJ?
Ocorre por uma interação entre fatores genéticos (HLA, como o HLA-B27) e ambientais (principalmente infecções).
Qual a fisiopatogenia da AIJ?
Há uma hiperatividade de linfócitos T com liberação de citocinas do tipo Th1 (principalmente), havendo ativação tanto celular quanto humoral. Esses LyT hiperativados infiltram-se na cápsula articular e promovem uma inflamação nesse local, havendo uma sinovite crônica com hiperemia, edema e proliferação vilosa que pode culminar na formação do pannus (tecido inflamatório que promove destruição dos tecidos periarticulares) e artrite destrutiva. Pode haver, também, formação de imunocomplexos.
Qual a diferença fisiopatogênica da doença de Still para as outras formas de AIJ?
A doença de Still é mais uma doença autoinflamatória do que autoimune, havendo hiperatividade do sistema imune inato (monócitos e macrófagos) do que do adaptativo (LyT). Por isso as drogas anti-interleucinas atuam melhor nesse tipo de AIJ e a SAM é uma complicação possível.
Qual o critério OBRIGATÓRIO para definir AIJ?
Artrite.
Qual a definição de artrite?
Derrame sinovial OU pelo menos 2 dos seguintes: dor à mobilização da articulação, hiperemia, eritema e limitação do movimento.
Qual a relevância da AIJ para o crescimento da criança?
Esse processo inflamatório crônico na articulação promove vasodilatação dos vasos que irrigam a placa de crescimento, havendo, em um primeiro momento, maior crescimento do membro com a articulação acometida. Porém, essa inflamação também promove fechamento precoce da placa epifisial, fazendo com que esse membro se torne menor, com o passar do tempo, do que o esperado para a idade, podendo promover distúrbios de marcha na criança.
Como é a artrite da AIJ?
Depende da forma da AIJ, mas ocorre edema, dor, rigidez matinal e hiperemia. O eritema é raro no início da doença, levantando outros ddx (artrite séptica e por deposição de cristais). Em todas as formas, são comuns queixas de fadigas e sono de má qualidade.
Como é a forma oligoarticular da AIJ?
Acometimento de 1-4 articulações, principalmente nos MMII. É raro haver acometimento isolado de MMSS ou de quadril.
O que são as oligoartrites estendida e persistente e o que influenciam no prognóstico do paciente?
Após 6 meses, a AIJ oligoarticular pode se manter entrre 1-4 articulações acometidas ou ultrapassar 4, adquirindo nomes e prognósticos diferentes. Caso ultrapasse 4 articulações, chama-se AIJ oligarticular estendida, apresentando pior prognóstico. Caso se mantenha entre 1-4, chama-se AIJ oliarticular persistente e possui melhor prognóstico (maior chance de remissão e menor chance de artrite destrutiva).
Quais condições extraarticulares estão relacionadas com a AIJ?
Fadiga, sono de má qualidade e UVEÍTE ANTERIOR CRÔNICA (principalmente na forma oligoarticular, em que acomete 20% dessas crianças).
Em quais crianças as uveíte anterior crônica é mais comum?
Forma oligarticular, meninas, quando a doença se iniciou antes dos 6 anos e com FAN positivo. Ou seja, sempre devo pedir FAN e rastrear uveíte anterior para os pacientes com AIJ (FAN se relaciona com uveíte anterior).
Como é a forma poliarticular da AIJ?
Acometimento de mais de 4 articulações, podendo inclusive acometer ATM (micrognatia) e coxofemoral (dor no quadril), além da coluna cervical, com risco de luxação/subluxação atlantoaxial.