ROUBO Flashcards
No crime contra o patrimônio em que a coisa é subtraída e a violência é praticada com a intenção de matar a vítima, sem que esta chegue a morrer, a conduta é tipificada como tentativa de latrocínio, e não como roubo consumado, nem como latrocínio consumado (art. 157 do CP), conforme definido pela jurisprudência dominante no STJ.
CERTO
há crime de latrocínio, quando o homicídio se consuma, ainda que não realize o agente a subtração de bens da vítima.
certo
Como acontece em caso de que a pessoa usando de arma branca entra em um onibus e realiza assalto de pertences de quadro pessoas. O assaltante deve responder por quatro crimes de roubo?
sim, pq em uma única ação violou vários patrimônios - concurso formal de crimes
José entra na casa de Chico, que estava vazia, e subtrai o dinheiro que estava no cofre. Quando já estava prestes a sair, foi flagrado por Chico, que voltava de viagem. Para assegurar a posse do dinheiro, José apontou o revólver para Chico e o ameaçou. Que crime ele cometeu?
ROUBO IMPRÓPRIO pq queria garantir a impunibilidade e detenção da coisa.
Marcelo, simulando portar arma de fogo, subtraiu para si dois aparelhos celulares, pertencentes a pessoas diversas, amedrontando as vítimas. Nessa situação, Marcelo deve responder por crime de roubo, em concurso formal.
certo
Mévio, mediante grave ameaça, subtraiu um telefone celular de Maria Rosa, avaliado em R$ 2.000,00 (dois mil reais), mantendo-a em seu poder, restringindo sua liberdade por duas horas, com o propósito de garantir o êxito da empreitada criminosa. Mévio responderá por
roubo circunstanciado, o agente =, mediante grave ameaça, subtraiu coisa alheia móvel. Além disso, manteve a vítima em seu poder, restringindo a sua liberdade de locomoção por tempo juridicamente relevante, motivo pelo qual incide a causa de aumento de pena na forma do Art. 157, § 2º, V, do Código Penal
a prática do delito de roubo contra vítimas diferentes em um mesmo contexto e mediante uma só ação configurou concurso material.
falso. concurso material. Vai responder por cada rouba. ex: roubou de 4 pessoas? vai responder por 4 crimes de roubo.
No crime de roubo, se a arma utilizada no crime fosse de brinquedo e, ainda assim, tivesse causado fundado temor nas vítimas, deveria ser aplicada majorante do crime de roubo.
A alternativa está errada, pois arma de brinquedo não é arma e, portanto, não pode ser causa de aumento de pena.
No crime de porte de arma será absorvido pelo crime de roubo, ante os fatos de haver nexo de dependência entre as duas condutas e de os delitos terem sido praticados em um mesmo contexto fático.
certo, pq ele usou a arma para praticar o crime de roubo.
A competência para o processo e julgamento de latrocínio é do Juiz singular e não do Tribunal do Júri.
CERTO
Há crime de latrocínio, quando o homicídio se consuma, mas é necessário que agente tenha realizado a subtração de bens da vítima
falso. Há crime de latrocínio, quando o homicídio se consuma, ainda que não realize o agente a subtração de bens da vítima
É inadmissível aplicar, no furto qualificado, pelo concurso de agentes, a majorante do roubo
certo