DAS PENAS Flashcards
As medidas socioeducativas não são passíveis de prescrição penal, pois o menor inimputável não pratica crimes.
ERRADO.
Conforme entendimento da Súmula nº 338/STJ: “A prescrição penal é aplicável nas medidas sócio-educativas”.
A frequência a curso de ensino formal ou não, é causa de remição de parte do tempo de execução penal em qualquer dos três regimes.
ERRADO.
Somente a frequência em curso de ensino formal é capaz de remir a pena na execução penal nos regimes fechado e semiaberto. Conforme redação do Art. 126, LEP e Súmula nº 341/STJ
O período de suspensão do prazo prescricional é regulado pelo máximo da pena cominada
CERTA.
Conforme a previsão da Súmula nº 415/STJ: “O período de suspensão do prazo prescricional é regulado pelo máximo da pena cominada.”
Não cabe o regime semiaberto aos reincidentes condenados a pena igual ou inferior a quatro anos, mesmo que favoráveis as circunstâncias judiciais.
ERRADO.
Conforme entendimento da Súmula nº 269/STJ: “ É admissível a adoção do regime prisional semiaberto aos reincidentes condenados a pena igual ou inferior a quatro anos se favoráveis as circunstâncias judiciais.”
na condenação igual ou inferior a um ano, a substituição pode ser feita por multa ou por uma pena restritiva de direitos; se superior a um ano, a pena privativa de liberdade pode ser substituída por uma pena restritiva de direitos e multa ou por duas restritivas de direitos.
certo
Em relação à dosimetria, segundo consta no entendimento da Súmula 443 do Superior Tribunal de Justiça, o aumento na terceira fase de aplicação da pena no crime de roubo circunstanciado não exige fundamentação efetiva, sendo suficiente para sua exasperação a indicação da quantidade de majorantes.
O item julgado está errado.
Conforme a redação da Súmula nº 443/STJ: “O aumento na terceira fase de aplicação da pena no crime de roubo circunstanciado exige fundamentação concreta, não sendo suficiente para a sua exasperação a mera indicação do número de majorantes.”
Inquéritos policiais e ações penais em curso podem servir para agravar a pena-base do condenado a título de maus antecedentes e de personalidade desajustada ou voltada para a criminalidade.
item julgado está errado.
De acordo com a Súmula nº 444/ STJ: “É vedada a utilização de inquéritos policiais e ações penais em curso para agravar a pena base”
A incidência da circunstância atenuante não pode conduzir à redução da pena abaixo do mínimo legal
certo
É possível, na segunda fase da dosimetria da pena, a compensação da atenuante da confissão espontânea com a agravante da reincidência, não havendo preponderância.
CERTA.
Conforme posicionamento do STJ, em regra, reincidência e confissão se COMPENSAM. Exceção: se o réu for multirreincidente, prevalece a reincidência.
A pessoa condenada em regime aberto e que exerce atividade em trabalho externo, pode descontar a pena aplicada dos dias de trabalho.
ERRADA.
Conforme o Art. 126, Lei de Execução Penal (Lei 7.210/1984), apenas o condenado que cumpre a pena em regime FECHADO ou SEMIABERTO poderá remir por trabalho parte do tempo de execução da pena.
As causas de aumento e de diminuição da pena devem ser computadas na primeira fase da operação pelo sistema trifásico
falso. é na 3 fase
1 fase - pena base
2 fase - atenuantes e agravantes
3 fase - aumento e diminuição
a reincidência não pode ser considerada como agravante e, simultaneamente, como circunstância judicial.
CERTA.
Conforme redação da Súmula nº 241/STJ: “A reincidência penal não pode ser considerada como circunstância agravante e, simultaneamente, como circunstância judicial.”
pode pena restritiva de direito em caso de lei de drogas?
sim.
No caso de prestação de serviços à comunidade, se a pena substituída for superior a um ano, é facultado ao condenado cumprir a pena substitutiva em menor tempo, nunca inferior à metade da pena privativa de liberdade fixada.
certo
A limitação de fim de semana consiste na obrigação de permanecer, aos sábados e domingos, por 5 (cinco) horas diárias, em casa de albergado ou outro estabelecimento adequado.
certo
A pena restritiva de direitos converte-se em privativa de liberdade quando ocorrer o descumprimento injustificado da restrição imposta, devendo o condenado cumpri-la, integralmente, sem deduzir o tempo cumprido da pena restritiva de direitos.
O item julgado está errado.
A segunda parte do art. 44, § 4º, do CP, estabelece que no cálculo da pena privativa de liberdade a ser executada será deduzido o tempo cumprido da pena restritiva de direitos, respeitado o saldo mínimo de 30 (trinta) dias de detenção ou reclusão.
O Superior Tribunal de Justiça posiciona-se no sentido de que a reincidência genérica não impede, por si só, a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos, podendo o juiz aplicar a substituição, desde que, em face da condenação anterior, a medida seja socialmente recomendável e a reincidência não tenha se operado em virtude do mesmo crime.
certo
Tratando-se de concurso de crimes, a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos será possível mesmo que o total das reprimendas ultrapasse quatro anos.
O item julgado está errado.
Existindo concurso de crimes, a substituição da pena privativa de liberdade só será cabível quando o total das penas não ultrapassarem o limite de 04 (quatro) anos previstos no art. 44, inciso I, do CP.