RIISPOA Flashcards
Segundo o RIISPOA, requeijão a granel é o produto lácteo intermediário, de uso exclusivamente industrial, cozido ou não, dessorado e lavado, que se obtém por meio da coagulação ácida ou enzimática do leite, destinado à elaboração de requeijão ou de outros produtos, quando previsto em RTIQ.
FALSO
Conforme o art. 399 do RIISPOA, essa é a definição de massa coalhada.
Conforme o RIISPOA, nos suídeos a carcaça pode ou não incluir pele, cabeça e pés.
CERTO
Segundo o RIISPOA, doce de leite é o produto lácteo ou produto lácteo composto obtido por meio da concentração do leite ou do leite reconstituído sob ação do calor à pressão normal ou reduzida, com adição de sacarose - parcialmente substituída ou não por monossacarídeos, dissacarídeos ou ambos - com ou sem adição de sólidos de origem láctea, de creme e de outras substâncias alimentícias.
CERTO
Em relação à inspeção de suínos, quando for encontrado um único cisto viável, considerando a pesquisa em todos os locais de eleição examinados, rotineiramente, e na carcaça correspondente, esta pode ser liberada para consumo humano direto, depois de removida e condenada a área atingida.
FALSO
Conforme o §3º art. 197 do RIISPOA, nesse caso, a carcaça deve ser destinada ao aproveitamento condicional pelo uso do frio ou da salga, depois de removida e condenada a área atingida.
A critério do SIF, podem ser destinadas à salga, ao tratamento pelo calor ou à condenação as carcaças com alterações por estresse ou fadiga dos animais.
CERTO
Art. 168. As carcaças com infecção intensa por Sarcocystis spp (sarcocistose) devem ser condenadas.
CERTO
§1º Entende-se por infecção intensa a presença de cistos em incisões praticadas em várias partes da musculatura.
§ 2º Entende-se por infecção leve a presença de cistos localizados em um único ponto da carcaça ou do órgão, devendo a carcaça ser destinada ao cozimento, após remoção da área atingida.
Segundo o RIISPOA, é vedada a extração de mel diretamente por produtor rural.
FALSO
Conforme o parágrafo único do art. 267 do RIISPOA é possível a extração da matéria-prima por produtor rural, desde que em local próprio que possibilite os trabalhos de manipulação e acondicionamento da matéria-prima em condições de higiene.
Entende-se por processo de esterilização o tratamento térmico aplicado ao leite a uma temperatura entre 130ºC e 150ºC pelo prazo de vinte a quarenta minutos, em equipamentos próprios.
FALSO
Conforme o art. 257 do RIISPOA, na esterilização, o tratamento térmico aplicado ao leite é de 110ºC a 130ºC.
Poderá ser permitida a retirada da contaminação sem a remoção completa da área contaminada, conforme estabelecido em normas complementares.
CERTO
Segundo o RIISPOA, farinha láctea é o produto resultante da dessecação, em condições próprias, da mistura de farinhas de cereais ou de leguminosas com leite, nas suas diversas formas e tratamentos, com adição ou não de outras substâncias alimentícias.
CERTO
A pasteurização lenta consiste no aquecimento indireto do leite entre 63°C e 65°C pelo período de trinta minutos, mantendo-se o leite sob agitação mecânica, lenta, em aparelhagem própria.
CERTO
Fica dispensada a obrigatoriedade de higienização e desinfecção de veículos, contentores ou compartimentos utilizados para trânsito de leite cru refrigerado, antes e após o transporte, caso a transferência entre carros-tanques isotérmicos ocorra em sistema fechado, o local intermediário conste formalmente do programa de autocontrole do estabelecimento industrial a que está vinculado e não ocorra medição ou transferência em ambiente que o exponha a contaminações.
CERTO
Art. 245. A transferência de leite cru refrigerado entre carros-tanques isotérmicos das propriedades rurais até os estabelecimentos industriais pode ser realizada em um local intermediário, sob controle do estabelecimento, desde que este comprove que a operação não gera prejuízo à qualidade do leite.
§ 1º O local intermediário de que trata o caput deve constar formalmente do programa de autocontrole do estabelecimento industrial a que está vinculado. (Redação dada pelo Decreto nº 10.468, de 2020)
§ 2º A transferência de leite cru refrigerado entre carros-tanques isotérmicos deve ser realizada em sistema fechado.
§ 3º É proibido medir ou transferir leite em ambiente que o exponha a contaminações.
§ 4º Fica dispensada a obrigatoriedade estabelecida no § 1º do art. 483, caso as demais disposições deste artigo sejam atendidas. (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)
…
Art. 483. O trânsito de matérias-primas e de produtos de origem animal deve ser realizado por meio de transporte apropriado, de modo a garantir a manutenção de sua integridade e a permitir sua conservação.
§ 1º Os veículos, os contentores ou os compartimentos devem ser higienizados e desinfetados antes e após o transporte.
Segundo o RIISPOA, ricota fresca é o queijo obtido pela precipitação ácida a quente de proteínas do soro de leite, com adição de leite até vinte por cento do seu volume.
CERTO
Segundo o artigo 185 do RIISPOA, na pesquisa de cisticercose bovina, são locais de eleição examinados na linha de inspeção os músculos da mastigação, língua, coração, diafragma e seus pilares, esôfago e fígado.
CERTO
Segundo o RIISPOA, bacon é o produto cárneo obtido do corte da parede tóraco-abdominal de suínos, que vai do esterno ao púbis, com ou sem costela, com ou sem pele, com adição de ingredientes, curado e defumado.
Verdadeiro
Ainda que não confirmada a suspeita de doença infectocontagiosa, após a necrópsia, o animal morto e os seus resíduos devem ser incinerados ou autoclavados em equipamento próprio.
Conforme o §2º art. 99 do RIISPOA, a incineração ou autoclavagem são para os casos de confirmação da suspeita de doença infectocontagiosa.
Entende-se por processo de ultra-alta temperatura - UAT ou UHT o tratamento térmico aplicado ao leite a uma temperatura entre 110ºC e 130ºC, pelo período de dois a quatro segundos, mediante processo de fluxo contínuo, imediatamente resfriado a temperatura inferior a 32ºC e envasado sob condições assépticas em embalagens esterilizadas e hermeticamente fechadas.
Conforme o art. 256 do RIISPOA, no processamento do leita UAT ou UHT a temperatura é de 130ºC a 150ºC, pelo período de dois a quatro segundos, mediante processo de fluxo contínuo, imediatamente resfriado a temperatura inferior a 32ºC.
É permitido, segundo o RIISPOA, o emprego de envoltórios artificiais em embutidos, desde que previamente aprovados pelo órgão regulador da saúde.
Verdadeiro’
Durante a ordenha, manual ou mecânica, o leite deve ser filtrado por meio de utensílios específicos previamente higienizados.
LOGO APÓS A ORDENHA, manual ou mecânica, O LEITE DEVE SER FILTRADO por meio de utensílios específicos previamente higienizados.
Segundo o RIISPOA, considera-se leite o produto que apresente, entre outras características físico-químicas, índice crioscópico entre -0,530°C a -0,555°C.
-0,512°C e -0,536°C.
A infecção intensa por Sarcocystis spp (sarcocistose) em ovinos é caracterizada pela presença de cistos em dois ou mais pontos da carcaça ou dos órgãos.
FALSO
MAIS DE DOIS pontos da carcaça ou dos órgãos.
Se o reconhecimento, no caso carbúnculo hemático, ocorrer após evisceração, impõe-se imediatamente a esterilização de todos os locais que possam ter tido contato com resíduos do animal, tais como áreas de sangria, pisos, paredes, plataformas, facas, serras, ganchos, equipamentos em geral, uniformes dos funcionários e qualquer outro material que possa ter sido contaminado.
FALSO
DESINFECÇÃO
As carcaças de aves ou os órgãos que apresentem evidências de processo inflamatório ou lesões características de, entre outras, artrite, aerossaculite, coligranulomatose, quando as lesões forem restritas a uma parte da carcaça ou somente a um órgão, apenas as áreas atingidas devem ser condenadas.
CERTO
Art. 175. As carcaças de aves ou os órgãos que apresentem evidências de processo inflamatório ou lesões características de artrite, aerossaculite, coligranulomatose, dermatose, dermatite, celulite, pericardite, enterite, ooforite, hepatite, salpingite e síndrome ascítica devem ser julgados de acordo com os seguintes critérios: (Redação dada pelo Decreto nº 10.468, de 2020)
I - quando as lesões forem restritas a uma parte da carcaça ou somente a um órgão, apenas as áreas atingidas devem ser condenadas; ou
II - quando a lesão for extensa, múltipla ou houver evidência de caráter sistêmico, as carcaças e os órgãos devem ser condenados.
§ 1º Para os estados anormais ou patológicos não previstos no caput a destinação será realizada a critério do SIF. (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)
§ 2º O critério de destinação de que trata o § 1º não se aplica aos casos de miopatias e de discondroplasia tibial, hipótese em que as carcaças de aves devem ser segregadas pelo estabelecimento para destinação industrial.
É vedada a retirada da contaminação sem a remoção completa da área contaminada, conforme estabelecido em normas complementares.
ERRADO
Art. 147. As carcaças, as partes das carcaças e os órgãos que apresentem área extensa de contaminação por conteúdo gastrintestinal, urina, leite, bile, pus ou outra contaminação de qualquer natureza devem ser condenados quando não for possível a remoção completa da área contaminada.
§ 1º Nos casos em que não seja possível delimitar perfeitamente as áreas contaminadas, mesmo após a sua remoção, as carcaças, as partes das carcaças, os órgãos ou as vísceras devem ser destinados à esterilização pelo calor.
§ 3º Poderá ser permitida a retirada da contaminação sem a remoção completa da área contaminada, conforme estabelecido em normas complementares.
Nos casos contaminação por conteúdo gastrintestinal, urina, leite, bile, pus ou outra contaminação de qualquer natureza que não seja possível delimitar perfeitamente as áreas contaminadas, mesmo após a sua remoção, as carcaças, as partes das carcaças, os órgãos ou as vísceras devem ser destinados à esterilização pelo calor.
CERTO
Em relação à inspeção de suídeos, as carcaças que apresentem afecções de pele, tais como eritemas, esclerodermia, urticárias, hipotricose cística, sarnas e outras dermatites devem ser destinados ao aproveitamento condicional pelo uso do calor, depois de removidas e condenadas as áreas atingidas.
ERRADO
Pode ser liberado para consumo desde que não tenha acometimento da musculatura e depois de removida e condenada a área atingida.
Os estabelecimentos que recebem produtos da produção primária devem exigir a implementação de programas de melhoria da qualidade da matéria-prima pelos produtores.
FALSO
Conforme o §2º do art. 267 do RIISPOA, os estabelecimentos que recebem produtos da produção primária são responsáveis pela implementação de programas de melhoria da qualidade da matéria-prima e de educação continuada dos produtores.
O exame ante mortem deve ser realizado no menor intervalo de tempo possível antes do abate.
FALSO
O exame AM deve ser realizado no menor tempo possível APÓS a CHEGADA dos animais.
No caso de lesões provenientes de canibalismo, não havendo comprometimento sistêmico, as carcaças devem ser destinadas ao aproveitamento condicional pelo calor.
FALSO
Nesse caso podem ser liberadas pra consumo após a retirada da área atingida.
O leite beneficiado, para ser exposto ao consumo como integral, deve apresentar os mesmos requisitos do leite normal, com exceção do teor de sólidos não gordurosos e de sólidos totais, que devem atender ao RTIQ.
CERTO
Nos casos de tuberculose, depois de removidas e condenadas as áreas atingidas, as carcaças podem ser destinadas à esterilização pelo calor quando os órgãos apresentem lesões caseosas discretas, localizadas ou encapsuladas, limitadas a linfonodos do mesmo órgão.
CERTO
As carcaças dos bovinos e dos equinos, reagentes positivos ou não reagentes a testes diagnósticos para brucelose, que apresentem lesão localizada, devem ser destinadas ao aproveitamento condicional pelo uso do calor, depois de removidas e condenadas as áreas atingidas.
FALSO
nesse caso podem ser liberadas para consumo em natureza.
suínos, dos caprinos, dos ovinos e dos búfalos, reagentes positivos ou não reagentes a testes diagnósticos para brucelose, que apresentem lesão localizada, devem ser destinadas ao aproveitamento condicional pelo uso do calor, depois de removidas e condenadas as áreas atingidas.
É permitida a destinação industrial do pescado que se apresentar injuriado, mutilado, deformado, com alterações de cor, com presença de parasitas localizados ou com outras anormalidades que não o tornem impróprio para o consumo humano na forma em que se apresenta, nos termos do disposto em normas complementares ou, na sua ausência, em recomendações internacionais.
CERTO
As carcaças julgadas em condições de consumo devem receber as marcas oficiais previstas no RIISPOA, aplicadas exclusivamente por funcionários responsável pelo Serviço de Inspeção Federal.
FALSO
Art. 131. As carcaças julgadas em condições de consumo devem receber as marcas oficiais previstas neste Decreto, sob supervisão do SIF.
As carcaças de animais com sorologia positiva para anemia infecciosa equina podem ser liberadas para consumo, desde que não sejam encontradas lesões sistêmicas no exame post mortem.
CERTO
Os produtos da pesca e da aquicultura infectados com endoparasitas transmissíveis ou não ao homem não podem ser destinados ao consumo cru sem que sejam submetidos previamente ao congelamento à temperatura de -20° por vinte e quatro horas ou a -35°C durante quinze horas.
FALSO
ENDOPARASITAS TRANSMISSÍVEIS AO HOMEM
As carcaças, as partes das carcaças e os órgãos que apresentem área extensa de contaminação por conteúdo gastrintestinal, urina, leite, bile, pus ou outra contaminação de qualquer natureza devem ser condenados quando não for possível a remoção completa da área contaminada.
CERTO
Segundo os RIISPOA, no caso de linfadenite caseosa, as carcaças de animais com lesões calcificadas discretas nos linfonodos devem ser destinados ao aproveitamento condicional pelo uso do calor, depois de removidas e condenadas as áreas atingidas.
FALSO
…depois de removida e condenada a área de drenagem destes linfonodos.
O tratamento pelo frio das carcaças acometidas de Trichinella spirallis (Triquinelose) deve atender, entre outros possíveis, ao binômio de tempo e temperatura de doze dias vinte e nove graus Celsius negativos
CERTO
I - por trinta dias, a -15ºC (quinze graus Celsius negativos);
II - por vinte dias, a -25ºC (vinte e cinco graus Celsius negativos); ou
III - por doze dias, a -29ºC (vinte e nove graus Celsius negativos).
As carcaças com infecção leve por Sarcocystis spp (sarcocistose) devem ser destinadas ao cozimento, após remoção da área atingida.
CERTO
Na inspeção ante mortem, quando forem identificados animais suspeitos de zoonoses ou enfermidades infectocontagiosas, ou animais que apresentem reação inconclusiva ou positiva em testes diagnósticos para essas enfermidades, o abate deve ser realizado em separado dos demais animais, adotadas as medidas profiláticas cabíveis.
CERTO
As aves podem ser depenadas a seco, após escaldagem em água previamente aquecida e com renovação contínua ou por outro processo autorizado pelo DIPOA.
CERTO
A existência de animais mortos ou impossibilitados de locomoção em veículos transportadores que estejam nas instalações para recepção e acomodação de animais ou em qualquer dependência do estabelecimento deve ser levada ao conhecimento do SIF até o início do abate, para que sejam providenciados a necropsia ou o abate de emergência e sejam adotadas as medidas que se façam necessárias, respeitadas as particularidades de cada espécie.
ERRADO
…deve ser IMEDIATAMENTE levada ao conhecimento do SIF.
Sem prejuízo da avaliação das características sensoriais, moluscos são considerados como pescado fresco quando as bases voláteis total inferiores a 30 mg de nitrogênio/100g de tecido muscular e pH da carne inferior a 6,5.
ERRADO
pH 6,85
Os estabelecimentos classificados como casa atacadista serão vinculados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento mediante procedimento de relacionamento.
CERTO
São condições básicas e comuns que os estabelecimentos de produtos de origem animal devem dispor, dentre outras, equipamentos e utensílios resistentes à corrosão, de fácil higienização e atóxicos que não permitam o acúmulo de resíduos e equipamentos ou instrumentos de controle de processo de fabricação no mínimo aferidos.
ERRADO
calibrados e aferidos
Na avaliação dos atributos de frescor dos moluscos cefalópodes devem ser verificadas características sensoriais como, entre outras, cor rosa pálida na carne, branca nas proximidades das articulações.
ERRADO
moluscos cefalópodes devem apresentar carne firme e elástica; pele lisa e úmida. Cor rosa pálida na carne, branca nas proximidades das articulações é uma característica a ser avaliada nos anfíbios.
Segundo o RIISPOA, o aproveitamento condicional dos produtos, através da esterilização pelo calor úmido, deve ocorrer com um valor de F0 igual ou maior que cinco minutos ou a redução de doze ciclos logarítmicos (12 log 10) de Clostridium botulinum, seguido de resfriamento imediato.
ERRADO
3 minutos
Conforme disposto no RIISPOA, o envase do leite para consumo humano direto só pode ser realizado em granjas leiteiras, fabricas de laticínios e em usinas de beneficiamento de leite.
ERRADO
só pode ser realizado em GRANJAS LEITEIRAS E EM USINAS DE BENEFICIAMENTO DE LEITE.
As carcaças e os órgãos de animais parasitados por Oesophagostomum sp (esofagostomose) devem ser condenados.
ERRADO
Apenas quando houver caquexia
As lesões de tuberculose são consideradas generalizadas quando, além das lesões dos aparelhos respiratório, digestório e de seus linfonodos correspondentes, forem encontrados tubérculos numerosos distribuídos em um dos pulmões e, simultâneamente, encontradas lesões no baço, nos rins, no útero, no ovário, nos testículos, nas cápsulas suprarrenais, no cérebro e na medula espinhal ou nas suas membranas.
ERRADO
as lesões são generalizadas quando… tubérculos numerosos distribuídos em ambos os pulmões ou encontradas lesões no baço…, e não – simultaneamente como é afirmado.
Os produtos de abelhas sem ferrão devem ser procedentes de criadouros, na forma de meliponários, autorizados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.
ERRADO
os meliponários são autorizados pelo órgão ambiental competente.
As características físico-químicas a que se refere o artigo 211 são aplicáveis ao pescado fresco, resfriado ou congelado, no que couber.
CERTO
No caso de abate de aves, a realização da necropsia será compulsória sempre que a mortalidade no período de espera para abate for superior 10%.
ERRADO
§ 2º A necropsia de aves será realizada, por Auditor Fiscal Federal Agropecuário com formação em Medicina Veterinária ou por médico veterinário integrante da equipe do serviço de inspeção federal, na hipótese de suspeita clínica de enfermidades e sua realização será compulsória quando estabelecida em normas complementares.
Nos casos em que a avaliação sensorial revele dúvidas acerca do frescor do pescado, deve-se recorrer a exames microbiológicos complementares.
FALSO
exames físico-químicos
Todo estabelecimento que realize o comércio intermunicipal de produtos de origem animal deve estar registrado no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal.
FALSO
comércio interestadual ou internacional
Em relação à inspeção de suínos, quando for encontrado um único cisto viável de Cysticercus celullosae (cisticercose suína) , considerando a pesquisa em todos os locais de eleição examinados, rotineiramente, e na carcaça correspondente, esta deve ser destinada ao aproveitamento condicional pelo uso do frio ou da salga, depois de removida e condenada a área atingida.
CERTO
1 cisto calcificado = LIBERA
A infecção intensa por Sarcocystis spp (sarcocistose) em ovinos é caracterizada pela presença de cistos em mais de dois pontos da carcaça ou dos órgãos.
CERTO
Os suídeos que apresentem casos agudos de erisipela, com eritema cutâneo difuso, devem ser abatidos em separado.
FALSO
ARTIGO REVOGADO
As carcaças de animais que tenham morte acidental nas dependências do estabelecimento, desde que imediatamente sangrados, podem ser liberadas para o consumo após exame post mortem, a critério do Auditor Fiscal Federal Agropecuário com formação em Medicina Veterinária ou do médico veterinário integrante da equipe do serviço de inspeção federal.
FALSO
Podem ser destinadas para tratamento condicional
Os estabelecimentos de ovos e derivados devem executar a classificação dos ovos e a verificação das condições de higiene e integridade da embalagem.
CERTO
Nos casos de dúvida no diagnóstico de processo septicêmico, o SIF deve realizar coleta de material para análise laboratorial, exceto quando houver inflamação dos intestinos, do úbere, do útero, das articulações, dos pulmões, da pleura, do peritônio ou das lesões supuradas e gangrenosas, devendo nesses casos condenar os animais sumariamente.
FALSO
…principalmente quando houver esses sinais clínicos que deve realizar coleta de material para análise laboratorial.
Será proibida a matança de suínos que não tenham permanecido pelo menos 8 horas em descanso, jejum e dieta hídrica, nas pocilgas de matança do estabelecimento. Este repouso, a juízo da Inspeção Federal, poderá ser dilatado até 24 horas no máximo, nos casos em que os animais provenham de zonas distantes ou tenham efetivado viagem acidentada.
CERTO
O leite beneficiado, para ser exposto ao consumo como semidesnatado ou desnatado, deve satisfazer às exigências do leite normal, com exceção dos teores de gordura, de sólidos não gordurosos e de sólidos totais, que devem atender ao RTIQ.
CERTO
É vedado o congelamento do leite em qualquer hipótese.
FALSO
§1º É permitido o congelamento do leite para aquelas espécies em que o procedimento seja tecnologicamente justificado, desde que estabelecido em regulamento técnico específico.
Nos casos em que o pescado tiver infestação por endoparasitas da família Anisakidae, os produtos poderão ser destinados ao consumo cru somente após serem submetidos ao congelamento à temperatura de -10oC por sete dias ou a -20oC durante quinze horas.
FALSO
-20ºC/ 7 dias ou -35ºC / 15hs
A inspeção post mortem consiste no exame da carcaça, das partes da carcaça, das cavidades, dos órgãos, dos tecidos e dos linfonodos, realizado por visualização, palpação, olfação, incisão e análise laboratorial, quando necessário, e demais procedimentos definidos em normas complementares específicas para cada espécie animal.
FALSO
Análises laboratoriais NÃO constam da inspeção post mortem
Entende-se por produto ou derivado o produto ou a matéria-prima de origem animal e vegetal.
FALSO
apenas ANIMAL
As carcaças de suínos que apresentem lesões de linfadenite granulomatosa localizadas e restritas a apenas um sítio primário de infecção, tais como nos linfonodos cervicais ou nos linfonodos mesentéricos ou nos linfonodos mediastínicos, julgadas em condição de consumo, podem ser liberadas após condenação da região ou do órgão afetado.
CERTO
As carcaças bovinas com infecção leve por Sarcocystis spp (sarcocistose) podem ser liberadas ao consumo após remoção da área atingida.
FALSO
Devem ser destinadas ao COZIMENTO
Será suspenso o registro ou o relacionamento do estabelecimento que não realizar comércio interestadual ou internacional pelo período de um ano.
FALSO
Essa exigência estava presente no § 1º do Art. 35, porém foi revogada.
Art. 35. Qualquer estabelecimento que interrompa seu funcionamento por período superior a seis meses somente poderá reiniciar os trabalhos após inspeção prévia de suas dependências, suas instalações e seus equipamentos, observada a sazonalidade das atividades industriais.
§ 1º (Revogado pelo Decreto nº 10.468, de 2020)
§ 2º O registro do estabelecimento que interromper, voluntariamente, seu funcionamento pelo período de um ano será cancelado. (Redação dada pelo Decreto nº 10.468, de 2020)
As carcaças bovinas com infecção leve por Sarcocystis spp (sarcocistose) podem ser liberadas ao consumo após remoção da área atingida.
FALSO
COZIMENTO
Os programas de controle oficial contemplarão a coleta de amostras para as análises físicas, microbiológicas, físico-químicas, de biologia molecular, histológicas e demais que se fizerem necessárias para a avaliação da conformidade de matérias-primas e produtos de origem animal.
CERTO
É proibido o emprego de substâncias químicas na conservação do leite.
CERTO
São condições básicas e comuns que os estabelecimentos de produtos de origem animal devem dispor, dentre outras, água fria, morna e quente nas dependências de manipulação e preparo de produtos, e vestiários e sanitários em número proporcional ao tamanho da indústria.
FALSO
água quente e fria e vestiários e sanitários proporcional ao número de funcionários
De acordo com o RIISPOA, entende-se por termização ou pré-aquecimento a aplicação de calor ao leite em aparelhagem própria com a finalidade de reduzir sua carga microbiana, sem alteração das características do leite cru.
CERTO
A gema invisível à ovoscopia, movendo-se ligeiramente em caso de rotação do ovo, mas regressando à posição central é uma das características qualitativas que os ovos da categoria “A” devem apresentar.
ERRADO
A gema deve ser visível somente sobre a forma de sombra
No caso de lesões inespecíficas discretas e circunscritas de linfonodos, sem repercussão no estado geral da carcaça, a área de drenagem deste linfonodo deve ser condenada, com o aproveitamento condicional da carcaça para esterilização pelo calor.
FALSO
carcaça pode liberar
As carcaças de animais com sorologia positiva para anemia infecciosa equina podem ser liberadas para consumo, desde que não sejam encontradas lesões sistêmicas no exame post mortem.
CERTO
Segundo o RIISPOA, em seu artigo 172, o aproveitamento condicional dos produtos, através do tratamento pelo frio, deve ocorrer em temperatura não superior a -18°C por dez dias.
Sua resposta está incorreta.
Conforme o inciso I do art. 172 do RIISPOA, a temperatura deve ser não superior a -10ºC por 10 dias.
Não será permitida a utilização de instalações e equipamentos destinados à fabricação de produtos de origem animal para a elaboração e armazenagem de produtos que não estejam sujeitos ao registro no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal.
Art. 51. Será permitida a utilização de instalações e equipamentos destinados à fabricação ou ao armazenamento de produtos de origem animal para a elaboração ou armazenagem de produtos que não estejam sujeitos à incidência de fiscalização de que trata a Lei nº 1.283, de 1950, desde que não haja prejuízo das condições higiênico-sanitárias e da segurança dos produtos sob inspeção federal, ficando a permissão condicionada à avaliação dos perigos associados a cada produto. (Redação dada pelo Decreto nº 10.468, de 2020)
Parágrafo único. Nos produtos de que trata o caput não podem ser utilizados os carimbos oficiais do SIF.
As carcaças de suínos acometidos de peste suína devem ser destinadas à esterilização pelo calor, depois de removidas e condenadas as áreas atingidas, quando as lesões forem discretas e circunscritas a um órgão ou tecido, inclusive nos rins e nos linfonodos.
Certo
As carcaças suínas em bom estado, com lesões em linfonodos que drenam até dois sítios distintos, sendo linfonodos de órgãos distintos ou com presença concomitante de lesões em linfonodos e em um órgão, podem ser liberadas para consumo, depois de removidas e condenadas as áreas atingidas.
Errado
As carcaças de suínos que apresentem lesões de linfadenite granulomatosa localizadas e restritas a apenas um sítio primário de infecção, tais como nos linfonodos cervicais ou nos linfonodos mesentéricos ou nos linfonodos mediastínicos, julgadas em condição de consumo, podem ser liberadas após condenação da região ou do órgão afetado.
Parágrafo único. As carcaças suínas em bom estado, com lesões em linfonodos que drenam até dois sítios distintos, sendo linfonodos de órgãos distintos ou com presença concomitante de lesões em linfonodos e em um órgão, devem ser destinadas ao aproveitamento condicional pelo uso do calor, após condenação das áreas atingidas.
Segundo o RIISPOA, os estabelecimentos devem possuir responsável técnico na condução dos trabalhos de natureza higiênico-sanitária e tecnológica, cuja formação profissional deverá ser Medicina Veterinária.
Sua resposta está incorreta.
Muito cuidado com esse tipo de questão, visto que, apesar de ser regra geral as empresas contratarem responsável técnico com formação em Medicina Veterinária, essa regra não está delimitada pelo RIISPOA.
Conforme o art. 77 do RIISPOA, os estabelecimentos devem possuir responsável técnico… cuja formação profissional deverá atender ao disposto em legislação específica.
Art. 77. Os estabelecimentos devem possuir responsável técnico na condução dos trabalhos de natureza higiênico-sanitária e tecnológica, cuja formação profissional deverá atender ao disposto em legislação específica.
Parágrafo único. O SIF deverá ser comunicado sobre eventuais substituições dos profissionais de que trata o caput.
No caso do adquirente, locatário ou arrendatário se negar a promover a transferência, o fato deverá ser comunicado em até 30 dias por escrito ao SIF pelo alienante, locador ou arrendador.
FALSO
imediatamente
As carcaças de suídeos com erisipela que apresentem lesão de pele discreta e localizada, sem comprometimento de órgão ou da carcaça podem ser liberados para consumo, depois de removidas e condenadas as áreas atingidas.
FALSO
aproveitamento condicional pelo uso do calor, após remoção da área atingida.
De acordo com o RIISPOA, nenhuma manipulação pode ser iniciada antes que o sangue tenha escoado o máximo possível, respeitado o período mínimo de sangria de três minutos.
FALSO
Nenhuma manipulação pode ser iniciada antes que o sangue tenha escoado o máximo possível, respeitado o período mínimo de sangria previsto em normas complementares.
Os estabelecimentos de produtos de origem animal que realizem comércio interestadual e internacional, sob inspeção federal, são classificados em estabelecimentos de carnes e derivados, de pescado e derivados, de ovos e derivados, de leite e derivados, de produtos de abelhas e derivados, de armazenagem e de produtos não comestíveis.
FALSO
De acordo com o RIISPOA (Decreto Nº 9.013, de 29 de março de 2017), foi revogado o inciso que indicava a classificação de estabelecimento de PRODUTOS NÃO COMESTÍVEIS.
Art. 16. Os estabelecimentos de produtos de origem animal que realizem comércio interestadual e internacional, sob inspeção federal, são classificados em:
I - de carnes e derivados;
II- de pescado e derivados;
III - de ovos e derivados;
IV- de leite e derivados;
V- de produtos de abelhas e derivados;
VI- de armazenagem; e
VII - (Revogado pelo Decreto nº 10.468, de 2020).
As carcaças e os órgãos de animais que apresentem mastite aguda, quando não houver comprometimento sistêmico, depois de removida e condenada a glândula mamária, serão destinadas à esterilização pelo calor.
CERTO
As carcaças de animais com sorologia positiva para anemia infecciosa equina devem ser condenadas, ainda que não sejam encontradas lesões sistêmicas no exame post mortem.
FALSO
Podem ser liberadas se não forem encontradas lesões sistêmicas.
A critério do SIF devem ser condenados ou destinados ao tratamento pelo calor as carcaças e os órgãos de animais mal sangrados.
CERTO
O pré-beneficiamento do leite compreende de forma isolada ou combinada, as etapas de filtração sob pressão, clarificação, bactofugação, microfiltração, padronização do teor de gordura, termização (pré-aquecimento), homogeneização, pasteurização e refrigeração.
FALSO
pasteurização NÃO faz parte do pré-beneficiamento.
Segundo RIISPOA, considera-se leite o produto que apresente, entre outras características físico-químicas, teor máximo de lactose anidra de 4,3g/100g.
FALSO
Teor MÍNIMO…
O processo de sanitização é a aplicação de agentes químicos aprovados ou de métodos físicos nas superfícies das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, posteriormente aos procedimentos de limpeza, com vistas a assegurar nível de higiene microbiologicamente aceitável.
CERTO
As carcaças, o trato genital, o úbere e o sangue de animais que apresentem sinais de parto recente ou de aborto, ainda que não haja evidência de infecção, devem ser condenados.
FALSO
as carcaças devem ser destinadas ao aproveitamento condicional pelo uso do calor
devendo ser condenados o trato genital, o úbere e o sangue destes animais.
Segundo o RIISPOA, considera-se leite o produto que, entre outros requisitos, não apresente quaisquer resíduos de produtos de uso veterinário e contaminantes.
FALSO
NÃO DEVEM ESTAR ACIMA DOS LIMITES MÁXIMOS PREVISTOS em normas complementares.
Segundo o RIISPOA, carne mecanicamente separada é o produto obtido da remoção da carne dos ossos que a sustentam, após a desossa de carcaças de aves, de bovinos, de suínos ou de outras espécies autorizadas pelo MAPA, utilizados meios mecânicos que não provocam a perda ou modificação da estrutura das fibras musculares.
FALSO
Provoca a perda ou modificação da estrutura das fibras musculares.
Podem ser utilizados como envoltórios os estômagos, o peritônio visceral, a serosa do esôfago, o epíplon e a pele de suíno depilada.
FALSO
PERITÔNIO PARIETAL (dica: PP)
Os suídeos que apresentem casos agudos de erisipela, com eritema cutâneo difuso, devem ser abatidos em separado.
FALSO
artigo revogado
De acordo com o RIISPOA, tratando-se de equídeos, são considerados miúdos: coração, língua, fígado, rins e estômago.
CERTO
DICA: RECOLIF
Rins
Estômago
COração
LÍngua
Fígado
Nos casos contaminação por conteúdo gastrintestinal, urina, leite, bile, pus ou outra contaminação de qualquer natureza que não seja possível delimitar perfeitamente as áreas contaminadas, mesmo após a sua remoção, as carcaças, as partes das carcaças, os órgãos ou as vísceras devem ser condenados.
FALSO
esterilização pelo calor.
As carcaças, as partes das carcaças e os órgãos que apresentem área extensa de contaminação por conteúdo gastrintestinal, urina, leite, bile, pus ou outra contaminação de qualquer natureza devem ser condenados quando não for possível a remoção completa da área contaminada.
§ 1º Nos casos em que não seja possível delimitar perfeitamente as áreas contaminadas, mesmo após a sua remoção, as carcaças, as partes das carcaças, os órgãos ou as vísceras devem ser destinados à esterilização pelo calor.
É permitida a produção de leite cru refrigerado, leite fluido a granel de uso industrial, leite pasteurizado, leite submetido ao processo de ultra-alta temperatura - UAT ou UHT, leite esterilizado e proibida a produção de leite reconstituído.
FALSO
Leite reconstituído É PERMITIDO!
Segundo o RIISPOA, pururuca é o produto cárneo obtido da pele de suínos, com adição ou não de ingredientes, submetido ao processamento térmico adequado, e que pode ser fabricado com gordura ou carne aderidas.
CERTO
Não devem ser coletadas amostras fiscais em triplicata quando se tratar de análises fiscais realizadas durante os procedimentos de rotina de inspeção oficial
CERTO
Fica dispensada a aposição de rótulos em produtos não comestíveis comercializados a granel, quando forem transportados em veículos cuja lacração não seja viável ou nos quais o procedimento não confira garantia adicional à inviolabilidade dos produtos
CERTO
A farinha láctea deve ter no mínimo vinte por cento de leite massa/massa do total de ingredientes do produto.
CERTO
Para os fins deste Decreto, farinha láctea é o produto resultante da dessecação, em condições próprias, da mistura de farinhas de cereais ou de leguminosas com leite, nas suas diversas formas e tratamentos, com adição ou não de outras substâncias alimentícias.
…
§ 2º A farinha láctea deve ter no mínimo vinte por cento de leite massa/massa do total de ingredientes do produto.
Segundo o RIISPOA, para os diferentes tipos de leite em pó, fica estabelecido o teor de proteína mínimo de 34% massa/massa com base no extrato seco desengordurado.
CERTO
LEITE EM PÓ: >34% DE PROTEÍNA
Podem ser utilizados como envoltórios os estômagos, o peritônio parietal, a serosa do esôfago, o epíplon e a pele de suíno depilada.
CERTO
Segundo o RIISPOA, farinha láctea são os produtos lácteos obtidos por separação física das caseínas e das proteínas do soro por meio de tecnologia de membrana ou por meio de outro processo tecnológico com equivalência reconhecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
FALSO
essa definição refere-se a produtos lácteos proteicos.
Segundo os RIISPOA, no caso de linfadenite caseosa, quando as carcaças apresentem lesões localizadas, caseosas ou em processo de calcificação devem ser condenadas.
Sua resposta está incorreta.
Conforme o §1º art. 193 do RIISPOA, nesse caso, as carcaças devem ser destinadas à esterilização pelo calor , desde que permitam a remoção e a condenação da área de drenagem dos linfonodos atingidos.
Segundo o RIISPOA, pescado em semiconserva é aquele obtido pelo tratamento específico do pescado por meio do sal, com adição ou não de ingredientes, envasado em recipientes hermeticamente fechados, esterilizados pelo calor, conservado sob refrigeração.
Para os fins deste Decreto, pescado em semiconserva é aquele obtido pelo tratamento específico do pescado por meio do sal, com adição ou não de ingredientes, envasado em recipientes hermeticamente fechados, não esterilizados pelo calor, conservado ou não sob refrigeração.
A resposta correta é:
Errado
Os estabelecimentos devem possuir programa periódico de controle integrado de pragas e vetores.
FALSO
O programa deve ser eficaz e contínuo.
As carcaças de animais com sorologia positiva para anemia infecciosa equina devem ser condenadas, ainda que não sejam encontradas lesões sistêmicas no exame post mortem.
FALSO
Podem ser liberadas se não forem encontradas lesões post mortem.
Segundo o RIISPOA, surimi é o produto resfriado obtido a partir de carne mecanicamente separada de peixe, submetida a lavagens sucessivas, drenagem e refino, com adição de aditivos.
FALSO
SURIMI É CONGELADO!!!
Os animais de abate que apresentem hipotermia ou hipertermia devem ser sempre condenados, exceto no caso de animais pecilotérmicos.
FALSO
Podem ser condenados, levando-se em consideração as condições climáticas, de transporte e os demais sinais clínicos.
Os estabelecimentos de produtos não comestíveis são classificados como unidade de beneficiamento de produtos não comestíveis.
FALSO
Essa classificação foi revogada.
Segundo o RIISPOA, produtos cárneos são aqueles obtidos de carnes, de miúdos e de partes comestíveis das diferentes espécies animais, com as propriedades originais das matérias-primas mantidas por meio de tratamento físico, químico ou biológico, ou ainda pela combinação destes métodos em processos que podem envolver a adição de ingredientes, aditivos ou coadjuvantes de tecnologia.
FALSO
…as propriedades da matéria-prima são MODIFICADAS por meio dos tratamentos…
Em relação à inspeção de suínos, quando for encontrado um único cisto calcificado, considerados todos os locais de eleição examinados rotineiramente na carcaça correspondente, esta pode ser liberada para consumo humano direto, depois de removida e condenada a área atingida.
CERTO
O interessado deve ser notificado sobre a data, a hora e o laboratório definido pela autoridade competente de Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em que se realizará a análise pericial na amostra de contraprova, com antecedência mínima de setenta e duas horas.
CERTO