EPIDEMIOLOGIA Flashcards
O estudo de coortes é a observação de determinado grupo de indivíduos ao longo do tempo, com o objetivo de estabelecer as possíveis associações entre a exposição e a frequência no aparecimento da doença em foco.
SIM
Entre outras, são limitações do estudo de coortes o acompanhamento de um grande número de indivíduos e interpretação dificultada pela presença de fatores de confundimento.
CERTO
Sensibilidade e especificidade são propriedades inerentes ao teste e não variam substancialmente, a não ser por mudanças na técnica ou por erros na sua aplicação. O mesmo não ocorre com o valor preditivo do teste, que depende da prevalência.
CERTO
Quanto maior a verdadeira prevalência da enfermidade, maior o valor preditivo positivo do teste.
CERTO
Para sensibilidade e especificidade constantes, o valor preditivo positivo aumenta conforme aumenta a prevalência, pois quanto menor a prevalência, maior a possibilidade de que o número de positivos seja superestimado, ou seja, menor o valor preditivo positivo.
CERTO
Já o valor preditivo negativo diminui conforme aumenta a prevalência.
CERTO
Entres outras, é uma limitação do estudo seccional que em condições de alta prevalência exigem amostra de grande tamanho, o que implica dificuldades operacionais.
ERRADO (BAIXA prevalência)
Entre outras, é uma desvantagem do ensaio clínico randomizado a baixa credibilidade como produtor de evidências científicas.
FALSO.
Uma das vantagens ensaio clínico randomizado é a alta credibilidade como produtor de evidências científicas.
Precisão é a capacidade do teste de fornecer resultados que, na média, se aproximam do valor verdadeiro, embora possam apresentar variação entre si.
ERRADO
Precisão é a capacidade do teste de fornecer medições consistentes quando repetido, isto é, capacidade de apresentar elevada reprodutibilidade.
Em relação ao Índice vital de Pearl, quando for maior do que 1 indica que a população está aumentando e resultado menor do que 1 indica que o tamanho da população está estacionado.
ERRADO
Resultado igual a 1 indica que o tamanho da população está estacionado; e resultado menor do que 1 indica que a população está diminuindo.
O Índice vital de Pearl expressa a dinâmica populacional e é obtido pela relação entre o número de nascidos vivos e o número de óbitos observados em determinada população, em determinado período de tempo.
CERTO
Em relação a detecção das variações temporais, o método das médias móveis reduz a variação devida ao acaso, no entanto, inconvenientemente, a média é afetada pelos valores extremos.
CERTO
Foco índice é o primeiro foco da enfermidade registrado.
CERTO
Em relação à determinação do tamanho da amostra, o nível de confiança representa a probabilidade de que a estimativa seja verdadeira.
CERTO
Os erros que provêm da amostragem são: erro de medida, erro de não resposta, erro de processamento e erro de seleção das unidades.
FALSO
Esses são erros que não provêm da amostragem.
Qualquer desequilíbrio no estado de algum dos elementos da tríade epidemiológica pode desencadear uma série de eventos que podem resultar em doença. A sucessão de eventos, necessária para que a enfermidade ocorra, denomina-se processo epidêmico.
CERTO
Os elementos que constituem a chamada tríade epidemiológica podem coexistir em determinado ecossistema, sem que ocorra a enfermidade. Entretanto, qualquer desequilíbrio no estado de algum deles pode desencadear uma série de eventos que podem resultar em doença, como explica a figura abaixo. A essa sucessão de eventos, necessária para que a enfermidade ocorra, denomina-se processo epidêmico, e ao estudo das relações entre o agente etiológico e os demais componentes do ecossistema denomina-se história natural da doença.
O Estudo de casos-controles é o tipo de pesquisa que parte de casos já diagnosticados da doença em foco e ao mesmo tempo seleciona outro grupo de indivíduos que não apresentam aquele agravo. Da comparação desses grupos, em relação a determinados fatores ou atributos, procura-se obter as informações desejadas.
CERTO
O estudo prospectivo é menos oneroso, e os resultados são mais demorados, mas as informações são menos completas, e a exposição ao fator em estudo nem sempre podem ser bem controlada.
FALSO
O estudo prospectivo é mais oneroso, e os resultados são mais demorados, mas as informações são mais completas, e a exposição ao fator em estudo pode ser mais bem controlada.
O Estudo de casos-controles é aquele em que, sem levar em conta os acontecimentos passados ou futuros, mede-se a suposta causa e o respectivo efeito em um dado momento ou lapso de tempo. O fator em estudo e o efeito são estudados simultaneamente, em um mesmo momento histórico.
FALSO
A definição apresentada refere-se ao estudo seccional (e não ao estudo de casos-controles).
Com base nas informações obtidas no estudo descritivo, procura-se formular e investigar hipóteses com a finalidade de explicar o fenômeno como, entre outros, causas da doença.
2- FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES
Com base nas informações obtidas no estudo descritivo, procura-se formular e investigar hipóteses com a finalidade de explicar o fenômeno: - causas da doença; - mecanismos de transmissão do agente; - medidas de controle.
A resposta correta é ‘Verdadeiro’.
Influem sobre a susceptibilidade às enfermidades diversas características do hospedeiro, que podem ser próprias e variáveis. As características variáveis são aquelas sujeitas a modificações por influência do agente e/ou do meio, como estado fisiológico, utilização e densidade.
CERTO
Hospedeiro intercalado é um invertebrado que não participa ativamente na transmissão, mas que pode ser indispensável para o ciclo evolutivo do agente ou pode desempenhar importante papel na sua proteção durante a permanência no meio exterior.
Exemplo de hospedeiro intercalado são os caracóis Lymnaea no caso da fasciolose.
A resposta correta é ‘Verdadeiro’.
O estudo seccional é aquele em que, sem levar em conta os acontecimentos passados ou futuros, mede-se a suposta causa e o respectivo efeito em um dado momento ou lapso de tempo. O fator em estudo e o efeito são estudados simultaneamente, em um mesmo momento histórico.
A resposta correta é ‘Verdadeiro’.
Entende-se por vigilância sanitária a observação dos comunicantes pelo período máximo de incubação da doença, contado a partir do último contato com a fonte de infecção.
CERTO
Difere da quarentena porque os indivíduos não são isolados.