Puericultura Flashcards
Os primeiros “mil dias” – compreendidos entre o tempo do nascimento até 3 anos de idade – são importantes para a redução da mortalidade e morbidade, incluindo danos ao crescimento ponderoestatural e ao neurodesenvolvimento da criança. V ou F?
F
Os primeiros 1.000 dias de vida compreendem desde o momento da concepção do indivíduo até os dois anos de idade da criança. São 270 dias da gestação, mais 365 dias do primeiro ano de vida somados aos 365 dias do segundo ano. É um período apresenta uma “janela de oportunidades” para adoção de hábitos e atitudes que irão influenciar o futuro do da criança, baseado principalmente no conceito da epigenética, que diz que os efeitos do ambiente tais como alimentação, estresse, atividade física, exposição ao fumo e álcool, entre outros hábitos e atitudes, neste período, irão causar um impacto nos indicadores de saúde e doença em curto e longo prazo. Portanto, nestes primeiros 1.000 dias de vida é possível determinar um futuro de vida saudável para todos os indivíduos, garantindo a melhora da estatura final e a redução das doenças crônico-degenerativas como obesidade, hipertensão e diabetes tipo 2. As principais ações realizadas nessa fase são com relação à adequada nutrição maternoinfantil com enfoque na correção e na prevenção da deficiência de micronutrientes e apoio ao alietamento exclusivo por 6 meses e complementado até os 2 anos, além da orientação correta da introdução alimentar, sem o consumo de açúcar ou alimentos ultraprocessados.
Que cuidado, dentre os abaixo, deve-se ter ao plotar, nos gráficos contidos na Caderneta da Criança, as medidas antropométricas de uma criança de 20 meses, nascida com 35 semanas de idade gestacional (pré-termo)?
Utilizar as curvas de crescimento para crianças de 0-2 anos, descontando da idade cronológica 5 semanas.
O perímetro cefálico aumenta no primeiro trimestre de vida, na criança hígida nascida a termo, em cm/mês:
2
O fechamento precoce da fontanela pode ser considerado pela palpação quando ocorre antes dos seis meses. V ou F?
V
O atraso no fechamento da fontanela pode ter como causa raquitismo, hipertireoidismo e desnutrição. V ou F?
F
O atraso no fechamento da fontanela pode ser causado por uma série de condições, incluindo hipotireoidismo, e não o hipertireoidismo. A causa mais comum de fechamento tardio da fontanela é a síndrome de Down, mas outras condições, como o raquitismo, também podem causar isso. Desnutrição grave também pode retardar o fechamento da fontanela, mas o hipertireoidismo geralmente não tem esse efeito.
A Hipervitaminose A, as meningites e a hidrocefalia podem levar ao abaulamento da fontanela anterior. V ou F?
V
A desidratação aguda e desnutrição acentuada podem levar à depressão da fontanela. V ou F?
V
Rafael, 4 anos passou com a pediatra em consulta de rotina, sendo que permaneceu 2 anos sem vir, devido a pandemia. O seu peso antes da pandemia era próximo z escore 0, mas agora está pouco acima do z escore +2. Qual a classificação nutricional segundo o peso e as Curvas da Organização Mundial da Saúde?
Peso elevado para a idade.
Menino de 4 anos de idade é trazido à consulta de puericultura na UBS com a queixa que tem acordado, à noite, agitado, com choro agudo e reclamando de dores nas pernas. Refere que sente dor na perna toda, sem localização exata. A mãe faz massagem local e compressas com água morna. No outro dia, a criança acorda bem, sem queixas e, principalmente, sem qualquer manifestação de dor. Nasceu de parto normal, a termo, AIG, não necessitando de observação e alta da unidade neonatal com a mãe. Com relação ao quadro de dor em membros inferiores dessa criança, pode-se dizer que
Após realizar uma investigação clínica postural detalhada e de todo sistema músculoesquelético, pode-se atribuir inicialmente a dores do crescimento, mas é obrigatório o seguimento.
Se um bebê de seis a nove meses se senta com apoio, vira-se sozinho e rola de um lado para outro, volta-se para o som, mas ainda não repete sons, ele está com desenvolvimento normal para a sua faixa etária. V ou F?
F
A vocalização começa em torno dos 4 meses de vida e aos 7 meses espera-se que a criança já repita algumas sílabas e sons, o que chamamos de lalação. Portanto, não seria considerado normal uma criança que entre 6 e 9 meses de vida ainda não repete sons.
A ausência de deambulação independente se torna um sinal de alerta por volta de um ano de idade, assim como o sinal de alerta de ausência do sorriso social se torna relevante entre seis e nove meses. V ou F?
F
O sorriso social deve aparecer entre 1 e 3 meses de vida, sendo esse o limite para o seu aparecimento e que deve motivar a investigação do atraso. Em contrapartida, andar sem apoio (chamada na alternativa de deambulação independente) pode acontecer entre 12 e 15 meses, de forma a não ser considerado um atraso se a a criança ainda não anda com 1 ano.
Os marcos do desenvolvimento, estabelecidos por testes e/ou escalas, como o teste de triagem Denver II, são utilizados para avaliar se há atrasos de características de acordo com cada faixa etária. V ou F?
V
É considerado sinal de alerta para o desenvolvimento se a criança de 18 a 24 meses junta duas palavras e inicia frases curtas, testa limites, tem vontade própria e deseja se vestir. V ou F?
F
Na verdade, os marcos descritos (juntar duas palavras, testar limites, ter vontade própria e desejar se vestir sozinho) são considerados esperados, e não anormais, para uma criança de 18 a 24 meses de vida.