Propulsão e mescla de alimentos no tubo digestivo Flashcards
Qual é o nervo responsável pelos movimentos de mastigação?
É a porção motora de ramo do nervo trigêmeo = nervo mandibular.
Onde fica e qual é a função do centro do paladar ?
Esse centro do paladar fica no tronco encefálico e é ele que promove o ritmo dos movimentos da mastigação por eferências coordenadas sobre o N. Trigêmeo.
Só o centro do paladar consegue gerar estímulos à mastigação?
Não.
Amigdala, hipotálamo e cortex cerebral (próximo às áres sensoriais de paladar/olfato) TAMBÉM podem -> encaminham comandos ao N. Trigêmeo.
O que é o reflexo da mastigação?
Quando a presença de alimento na cavidade bucal promove descenço dos músculos da mastigaçào, portanto, estes relaxam. Nesse momento, eles tem uma contração reflexa de fechar a mandíbula contra os alimentos, e isso se repete a todo momento ao longo da mastigação.
Como se divide o processo de deglutição segundo suas partes voluntárias e involuntárias?
No primeiro estágio, oral, a deglutição é voluntária; Na farínge e no esôfago, o processo de deglutição é involuntário.
Como é o estado voluntário da deglutição?
No estágio voluntário, há elevação da língua associada a elevação do pálato mole, de maneira a evitar refluxo de alimentos ao nariz; O pálato mole elevado excita um ramo do trigêmeo, que conduz aferências até o centro da deglutição no TE, que encaminha eferência via glossofaríngeo e vago para contrair musculatura da farínge e do esôfago.
Como é o estágio involuntário da deglutição?
Por reflexo, as pregas palatofaríngeas se aproximam para promover passgem só de alimentos relativamente menores; há fechamento das cordas vocais e da epiglote, que se aproxima da laringe. Há um movimento ascendente da laringe para aumentar a abertura do esôfago, e associado a isso, tem-se o relaxamento do esfincter esofágico superior. Nesse momento, é etimulada uma onda contrátil propulsionando o alimento ao estômago.
Quais as funções básicas do estômago?
-Armazenar alimento
-Misturar o alimento
Quando o estômago está muito cheio, há reflexo vago-vagal ao relaxamento do estíncter pilorico, para esvaziar o estômago.
O que ocorre nos movimentos peristálticos estomacais quando o alimento entra no estômago?
Primeiro, tem-se uma onda progressivamente mais forte evouindo do fundo do estômago em direção ao piloro. Quando o alimento se aproxima do esfincter pilórico, este contrai com mais força, deixando o alimento comprimido, promovendo a sua mistura.
Logo após, se inicia uma onda de retropulsão, que faz com que o alimento volte para o fundo gástrico.
O que é o quimo?
Substância semilíquida feita de aliemento digerido com enzimas estomacais.
O que são contrações de fome?
Contrações peristálticas rítmicas do corpo gástrico até aqui isso so resulta num encomodo, conforme esses estímulos contráteis ficam mais frequêntes, acabam como que se fusionando (=onda de tetanização), gerando uma contração contínua de 2~3 minutos, gerando dor.
Essas contraçòes promovem sensação de fome/apetite, aparece mais conforme os níveis glicêmicos se reduzem.
Como se dá o esvaziamento gástrico?
Se dá quando há relaxamento do esfincter pilorico; tem-se movimento de quimo ao duodeno, e logo o esfincter se oclui novamento pelo reflexo enterogástrico.
O que promove esse relaxamento inicial do piloro é o aumento do volume de alimentos no estômago, e também o aumento de gastrina estomacal, que promove efeito motor gástrico
O que inibe esvaziamento gástrico é distenção duodenal, irritação na mucosa duodenal, acidez do quimo duodenal, osmolaridade desse quimo (quimo c/ muita glicose, ptn,…), produtos de degradação de ptn/lipídios. = fatores que ativam reflexo enterogástrico, mediado principalmente pela colecistocinina.
Qual o estímulo que mais promove peristaltismo?
Distenção duodenal/intestinal
Como o alimento/ quilo é conduzido ao longo do intestino grosso? Qual o tipo de peristaltismo lá presente?
É o peristaltismo em massa. Esse movimento promove propulsão e mescla simultaneamente.