Processo Civil Flashcards
Acerca das intimações no código de processo civil é correto afirmar que a grafia dos nomes das partes pode conter abreviaturas, desde que não prejudique a identificação das partes.
Errado.
ART. 272. §3. A grafia dos nomes das partes não deve conter abreviaturas.
Sob pena de nulidade, é indispensável que da publicação constem os nomes das partes e de seus advogados, com o respectivo número de inscrição na ordem dos advogados do Brasil, ou se assim requerido, da sociedade de advogados.
Correto. Literalidade do Art. 272. §2.
Ainda que constebpedido expresso para que as comunicações processuais sejam feitas em nome de advogados indicados, o seu desatendimento não implicará a nulidade quando for comprovado que na publicação há indicação de advogado com poderes para representação da parte.
Errado.
Art. 272. §5. Constando nos autos pedido expresso para que as comunicações dos atos processuais sejam feitas em nome dos advogados indicados, o seu desatendimento implicará nulidade.
A retirada dos autos do cartório ou da secretaria em carga pelo advogado, por pessoa credenciada a pedido do advogado ou da sociedade de advogados, pela advocacia pública pela defensoria pública ou pelo ministério Público implicará intimação de qualquer decisão contida no processo retirado, desde que já publicada em órgão oficial.
Errado.
Art. 272, §6. A retirada dos autos do cartório ou da secretaria em carga pelo advogado, por pessoa credenciada a pedido do advogado ou da sociedade de advogados, pela advocacia pública pela defensoria pública ou pelo ministério Público implicará intimação de qualquer decisão contida no processo retirado, ainda que pendente de publicação
A retirada de autos por meio de preposto independe de credenciamento por parte do advogado e da sociedade de advogados.
Errado.
Art . 272, §3. O advogado e a sociedade de advogados deverão requerer o respectivo credenciamento para a retirada de autos por preposto
O direito de rever, reformar ou invalidar a tutela antecipada extingue-se após 2 anos contados da data em que a decisão que extinguiu o processo foi proferida
Errado.
Artigo 304. §5. O direito de rever, reformar ou invalidar a tutela antecipada, previsto no §2 deste artigo, extingue-se após dois anos, contados da ciência da decisão que extinguiu o processo, nos termos do §1
A decisão que concede a tutela não fará coisa julgada, mas a estabilidade dos respectivos efeitos só será afastada após o trânsito em julgado de decisão que a revir, reformar ou invalidar.
Errado.
Artigo 304. §6. A decisão que concede a tutela não fará coisa julgada, mas a estabilidade dos respectivos efeitos só será afastada por decisão que a revir, reformar ou invalidar, preferida em ação ajuizada por uma das partes, nos termos do parágrafo segundo deste artigo.
Mariana e Romeu mantinham um relacionamento amoroso cerca de seis meses quando Mariana engravidou. Apesar da gravidez, o casal não estava em um relacionamento sério e Romeu não demonstrava interesse em assumir a paternidade, alegando que não tinha certeza de que a criança era dele e que não estava pronto para ser pai. Mariana propôs uma ação de reconhecimento de paternidade manifestando desinteresse na composição consensual. Romeu devidamente citado manifestou interesse na audiência de conciliação. Nesse caso, é correto afirmar que a audiência deverá ser designada pelo juiz com antecedência mínima de 30 dias, devendo Romeu ser citado com pelo menos 15 dias de antecedência.
Errado.
Art. 334. Se a petição inicial preencher os requisitos essenciais e não for o caso de improcedência liminar do pedido, o juiz designará a audiência de conciliação ou mediação com antecedência mínima de 30 dias, devendo ser citado o réu com pelo menos 20 dias de antecedência.
Incumbe ao escrivão ou chefe de secretaria verificar se o serventuário excedeu, sem motivo legítimo os prazos estabelecidos em lei.
Errado.
Art. 233. Incumbe ao juiz verificar se o serventuário excedeu, sem motivo legítimo, os prazos estabelecidos em lei.
Se o advogado exceder o prazo legal, será intimado para devolver os autos no prazo de 5 (cinco) dias, sob pena de perder o direito á vista fora de cartório.
Errado.
Art. 234. § 2º Se, intimado, o advogado não devolver os autos no prazo de 3 (três) dias, perderá o direito à vista fora de cartório e incorrerá em multa correspondente à metade do salário-mínimo.
Os atos postulatórios são declarações de vontade das quais a parte dispõe sobre o objeto do processo.e
Errado. Atos postulatórios são aqueles que possuem alguma solicitação ao juiz.
Atos reais são os atos não postulatórios, tais como o pagamento das custas judiciais.
Correto. Atos reais são atos materiais, de pagamento, depósito…etc
Quando a lei ou o juiz não determinar prazo, as intimações somente obrigarão a comparecimento após decorridas 72 (setenta e duas) horas.
Errado.
Art. 218. § 2º Quando a lei ou o juiz não determinar prazo, as intimações somente obrigarão a comparecimento após decorridas 48 (quarenta e oito) horas.
A tutela provisória pode fundamentar-se em urgência ou evidência e será concedida se houver probabilidade do direito e perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo.0
Errado.
Art. 311. A tutela da evidência será concedida, independentemente da demonstração de perigo de dano ou de risco ao resultado útil do processo, quando:
O rol das tutelas de urgência de natureza cautelar contido o artigo 301 do Código de Processo Civil é meramente exemplificativo.
Correto.
Cautelar é tudo que o juiz puder conceder para garantir a frutuosidade do processo. Existem medidas que não estão previstas no Código e elas são chamadas de atípicas.
A ação em que o incapaz for réu será proposta em seu foro de domicílio próprio.
Errado.
Art. 50. A ação em que o incapaz for réu será proposta no foro de domicílio de seu representante ou assistente.
A curatela especial será exercida pelo Ministério Público, nos termos da lei.
Errado.
Art. 72. […] Parágrafo único. A curatela especial será exercida pela Defensoria Pública, nos termos da lei.
Em quais hipóteses o juiz poderá limitar o litisconsórcio em relação ao número de litigantes?
Quando:
1) O litisconsórcio for facultativo
2) comprometer a rápida solução do litígio
3) dificultar a defesa
4) Dificultar o cumprimento da sentença
No prazo de 15 (quinze) dias, a contar do conhecimento do fato, a parte alegará o impedimento ou a suspeição, em preliminar de mérito, oportunidade em que indicará o fundamento da recusa, podendo instruí-la com documentos em que se fundar a alegação e com rol de testemunhas.
Errado.
Art. 146. No prazo de 15 (quinze) dias, a contar do conhecimento do fato, a parte alegará o impedimento ou a suspeição, em petição específica dirigida ao juiz do processo, na qual indicará o fundamento da recusa, podendo instruí-la com documentos em que se fundar a alegação e com rol de testemunhas.
A prática eletrônica de ato processual pode ocorrer em qualquer horário até as 23 horas e 59 minutos do último dia do prazo.
Errado.
Art. 213 . A prática eletrônica de ato processual pode ocorrer em qualquer horário até as 24 (vinte e quatro) horas do último dia do prazo.