Poder Judiciário Flashcards
É obrigatória a promoção do juiz que figure por três vezes consecutivas ou cinco alternadas em lista de merecimento.
C
A elevação da entrância da comarca promove automaticamente o Juiz, desde que demonstrado merecimento.
E
Súmula 40 do STF: A elevação da entrância da comarca não promove automaticamente o Juiz, mas não interrompe o exercício de suas funções na mesma comarca.
É constitucional norma que adote tempo de serviço em cargos públicos como critério de desempate para promoção na magistratura.
E
STF: A utilização do critério de tempo de serviço público favoreceria injustamente o magistrado com trajetória profissional exercida de modo preponderante no setor público. 2021 (Info 1027).
No mesmo julgado: Compete ao STF a iniciativa para propor projeto de lei que disponha sobre critério de desempate para promoção na carreira da magistratura.
Os cargos vitalícios não estão sujeitos à aposentadoria compulsória.
E
VITALICIEDADE
Limite: aposentadoria compulsória – 75 anos
Membros dos Tribunais de segundo grau adquirem a vitaliciedade com a posse.
C
O CNJ pode declarar a perda do cargo de magistrados vitalícios.
E
Não pode, já que seus atos são administrativos e não judiciais.
Ministros do STF, embora gozem de vitaliciedade, podem perder o cargo por decisão do Senado Federal, em caso de crime de responsabilidade.
C
O magistrado, detentor da inamovibilidade, pode ser removido por intresse público, por decisão da maioria absoluta do respectivo tribunal ou do CNJ.
C
Art. 93, VIII
A inamovibilidade do magistrado só é garantida após o estágio probatório.
E
Apenas a garantia da vitaliciedade é após o estágio probatório.
A prerrogativa de foro para membros dos TJs e TRFs independem de o crime possuir relação com a função.
c
Suponha que determinado magistrado esteja sendo processado e julgado no Superior Tribunal de Justiça, por supostamente ter cometido crime comum. Suponha, ainda, que, no curso do processo, ele se aposente voluntariamente.
Nessa situação, a competência para processá-lo e julgá-lo será do primeiro grau de jurisdição.
C
Cespe 21
PCPB
Compete ao CNJ o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes, com exceção do STF.
C
Art. 103-B, §4
O CNJ não pode suspender, reformar ou fiscalizar decisão judicial, pois não exerce função jurisdicional.
C
Art. 103-B, §4, II
Compete ao CNJ apreciar, de ofício ou mediante provocação, a legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou órgãos do Poder Judiciário, podendo desconstituí-los, revê-los ou fixar prazo para que se adotem as providências necessárias ao exato cumprimento da lei.
Insere-se entre as competências constitucionalmente atribuídas ao CNJ a possibilidade de afastar, por inconstitucionalidade, a aplicação de lei no caso concreto, de forma restrita à área de atuação do Conselho, por maioria absoluta dos seus membros.
C
STF