Funções Essenciais à Justiça Flashcards

1
Q

O MP foi incluído como função essencial à Justiça pela CF88.

A

C
Cespe 17

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Princípios instiucionais do MP?

A

Unidade: instituição única, sendo a divisão existente meramente funcional.
*Só existe unidade dentro de cada Ministério Público, inexistindo entre o MP Federal e os dos Estados

Indivisibilidade: quando um promotor atua, é a própria Instituição que está a atuar, de modo que os seus membros não se vinculam pessoalmente aos feito, podendo ser substituídos;

Independência funcional: ausência de subordinação, livre convicção

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A nomeação do PGR se dá pelo PR, após a aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, assim como a sua destituição, que também é de iniciativa do PR e depende de autorização da maioria absoluta do Senado Federal.

A

C

Art. 127

§ 1º O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, nomeado pelo Presidente da República dentre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de dois anos, permitida a recondução.

§ 2º A destituição do Procurador-Geral da República, por iniciativa do Presidente da República, deverá ser precedida de autorização da maioria absoluta do Senado Federal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, nomeado pelo Presidente da República dentre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de dois anos, permitida sucessivas reconduções.

A

C
No caso do PGJ, a CF fala “permitida uma recondução”

No PGR é “permitida a recondução”, se entendendo que é ilimitada

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Leis complementares da União e dos Estados, cuja iniciativa é facultada aos respectivos Chefes do Executivo, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto de cada Ministério Público.

A

E

Art. 128, §5
(…) cuja iniciativa é facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto de cada Ministério Público.

+

Art. 61, § 1º São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que:

d) organização do Ministério Público e da Defensoria Pública da União, bem como normas gerais para a organização do Ministério Público e da Defensoria Pública dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios;

*Legitimidade concorrente PGR e PR

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

É vedado ao promotor, assim como ao juiz, após exoneração do cargo, exercer a advocacia no mesmo tribunal ao qual estava vinculado pelo prazo de 3 anos.

A

C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

São funções institucionais do Ministério Público:

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

É função institucional do Ministério Público defender judicialmente os direitos e interesses das populações indígenas.

A

C
Art. 129

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Aos membros do Ministério Público junto aos Tribunais de Contas, enbora não integrem a estrutura do Ministério Público, aplicam-se as mesmas disposições pertinentes a direitos, vedações e forma de investidura.

A

C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Compete ao Conselho Nacional do Ministério Público o controle da atuação administrativa e financeira do Ministério Público e do cumprimento dos deveres funcionais de seus membros.

A

C
Art. 130-A, §2

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Compete ao CNMP receber e conhecer das reclamações contra membros ou órgãos do MPU e MPEs, inclusive contra seus serviços auxiliares, sem prejuízo da competência disciplinar e correicional da instituição, podendo avocar processos disciplinares em curso, determinar a remoção, a disponibilidade ou a aposentadoria e aplicar outras sanções administrativas, assegurada ampla defesa.

A

E

Art. 130-A, §2, III - receber e conhecer das reclamações contra membros ou órgãos do Ministério Público da União ou dos Estados, inclusive contra seus serviços auxiliares, sem prejuízo da competência disciplinar e correicional da instituição, podendo avocar processos disciplinares em curso, determinar a remoção ou a disponibilidade e aplicar outras sanções administrativas, assegurada ampla defesa; (EC 103/2019)

Excluiu a menção à aposentadoria

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Compete ao CNMP dirimir conflitos de atribuição entre membros do MPF e de Ministérios Públicos estaduais.

A

C
STF, 2020 (Info 985)

Para conflito de ATRIBUIÇÃO! Tabém se aplica entre MPs de estados diferentes.

Se for conflito de competência é STJ
Ex.: MPBA pede declínio de IPL e Juiz Estadual aceita e declina. Juiz federal abre vistas ao MPF que discorda e diz ser competência estadual. JF concorda -> suscite conflito de competência – STJ julga.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O Ministério Público Militar não dispõe de legitimidade para atuar, em sede processual, perante o Supremo Tribunal Federal.

A

C

STF: Isso porque a representação institucional do Ministério Público da União, nas causas instauradas na Suprema Corte, cabe ao Procurador-Geral da República, que é, por definição constitucional (art. 128, § 1º), o Chefe do Ministério Público da União, que abrange também o Ministério Público Militar. 2019

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Afronta à independência do Ministério Público norma estadual que permite que a Secretaria de Fazenda do estado retenha, na fonte, as contribuições previdenciárias devidas pelo órgão ministerial, e por seus membros e servidores.

A

C
STF, 2023

A autonomia financeira e orçamentária do MP impede retenções ou contingenciamentos pelo Poder Executivo, devendo o repasse dos duodécimos abranger a integralidade das verbas destinadas ao órgão autônomo, ao qual cabe gerenciar os próprios recursos.

Assim, compete ao Parquet calcular o montante destinado à quitação das contribuições e recolhê-las para o fundo de previdência em relação aos seus membros e servidores. A retenção será realizada pelo próprio órgão autônomo antes de realizar o pagamento dos subsídios e remunerações.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

São constitucionais normas estaduais que impõem a vinculação do Ministério Público ao regime próprio de previdência social daquela unidade federativa.

A

C

STF 2023

A inclusão de servidores e membros do Ministério Público estadual no regime próprio de previdência social do estado é uma imposição da própria Constituição Federal. O art. 40, § 20, da CF/88, inserido pela EC 41/2003, estabeleceu a unicidade de regime previdenciário e de unidade gestora em cada ente federativo, vedando a existência de leis que privilegiem determinadas categorias do serviço público.

Art. 40 (…)
§ 20. É vedada a existência de mais de um regime próprio de previdência social e de mais de um órgão ou entidade gestora desse regime em cada ente federativo, abrangidos todos os poderes, órgãos e entidades autárquicas e fundacionais, que serão responsáveis pelo seu financiamento, observados os critérios, os parâmetros e a natureza jurídica definidos na lei complementar de que trata o § 22. (Redação dada pela EC 103/2019)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

É inconstitucional a atribuição de iniciativa privativa a Governador de estado para leis que disponham sobre a organização do Ministério Público estadual.

A

STF
2022

17
Q

É inconstitucional emenda à Constituição estadual que trate sobre normas gerais para a organização do Ministério Público e sobre atribuições dos órgãos e membros do Parquet.

A

C
STF
A referida emenda é formalmente inconstitucional porque: a) usurpou a iniciativa reservada pela CFRB ao Presidente da República para tratar sobre normas gerais para a organização do MP estadual (art. 61, § 1º, II, “d”, da CF/88).
2021 (Info 1016)

18
Q

É consitucional a previsão, em Constituição Estadual, que determina que membro do Ministério Público participe de banca de concurso público voltado à seleção de servidores para cargos externos aos quadros do Parquet.

A

E
STF
Essa não é uma atribuição compatível com as finalidades constitucionais do Ministério Público. 2020 (Info 985).

19
Q

A Advocacia-Geral da União tem por chefe o Advogado-Geral da União, de livre nomeação pelo Presidente da República dentre integrantes da carreira, de notável saber jurídico e reputação ilibada.

A

Art. 131, §1
E

“dentre cidadãos maiores de trinta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada”.

NÃO precisa ser integrante da carreira, diferente do PGR.

20
Q
A
21
Q

É constitucional o recebimento de honorários sucumbenciais por procuradores do Estado, desde que o somatório dos honorários com as demais verbas remuneratórias recebidas mensalmente não exceda o teto remuneratório constitucional.

A

C

STF 2022: (…) a Constituição Federal, ao estabelecer o regramento da advocacia pública, não institui incompatibilidade que justifique vedação ao recebimento de honorários, à exceção do que prevê para a magistratura e o Ministério Público. ADPF 596, 2022

22
Q

É constitucional norma da CE que confere autonomia funcional, administrativa e financeira à Procuradoria Estadual.

A

E

STF: na condição de órgão administrativo, deve a PGE ser subordinada ao Chefe do Executivo e, portanto, a concessão de autonomia viola o princípio da hierarquia reinante na organização do Executivo, bem como violaria o paradigma constitucional existente para a AGU (ADI 217).

23
Q

O advogado é inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão.

A

C
Art. 133, CF
Não engloba desacato

24
Q

Em caso de condenação criminal, o advogado tem direito a cumprir a pena privativa de liberdade em prisão especial em
sala de Estado Maior.

A

E

Direito a prisão especial - apenas para prisão cautelar - até o trânsito em julgado de decisão condenatória.

25
Q

É inconstitucional a exigência de inscrição do Defensor Público nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil.

A

C
STF
2021

26
Q

É inconstitucional norma estadual que confere à Defensoria Pública o poder de requisição para instaurar inquérito policial.

A

C
STF 2023

27
Q

É inconstitucional lei complementar estadual que confere à Defensoria Pública a prerrogativa de requisitar, de quaisquer autoridades públicas e de seus agentes, certidões, perícias, processos, documentos, informações, esclarecimentos e demais providências necessárias ao exercício de suas atribuições.

A

E
STF, 2022, Info 1067
Constitucional - desde que observados os parâmetros de razoabilidade e proporcionalidade.

28
Q

Municípios podem instituir a prestação de assistência jurídica à população de baixa renda, para atuar em paralelo à Defensoria Pública.

A

C

Municípios podem instituir a prestação de assistência jurídica à população de baixa renda, a qual não substituirá a atividade prestada pela Defensoria Pública. O serviço municipal atua de forma simultânea. Trata-se de mais um espaço para garantia de acesso à jurisdição (art. 5º, LXXIV, da CF/88). Os municípios detêm competência para legislar sobre assuntos de interesse local, decorrência do poder de autogoverno e de autoadministração. Além disso, a competência material para o combate às causas e ao controle das condições dos vulneráveis em razão da pobreza e para a assistência aos desfavorecidos é COMUM a todos os entes federados (art. 23, X). 2021 (Info 1036).

29
Q

A Defensoria Pública pode propor ação civil pública na defesa de direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos, que sejam titulares, em tese, pessoas necessitadas.

A

C

STF
Os interesses discutidos na ação devem ter pertinência com as suas finalidades institucionais. 2016
A legitimação da Defensoria Pública para o ajuizamento de ações civis públicas somente pode ser afastada em situações extremas, que fujam por completo da missão institucional do órgão.

STJ: a Defensoria Pública não tem legitimidade para ajuizar ACP em favor de consumidores de plano de saúde particular. Trata-se de grupo que, ao demonstrar capacidade para arcar com assistência de saúde privada, presume-se em condições de arcar com as despesas inerentes aos serviços jurídicos de que necessita, sem prejuízo de sua subsistência, não havendo que se falar em hipossuficiência. 2014

30
Q

O princípio da indivisibilidade é o que fundamenta a possibilidade de substituição de membros do Ministério Público uns pelos outros em processos.

A

C
Cespe PCPE 23

31
Q

Os membros do Ministério Público são regidos pelo regime estatutário dos servidores públicos em geral.

A

E
Cespe PCPE 23

32
Q

Conforme a CF, o controle externo da atividade policial será exercido pelo Ministério Público, na forma disciplinada em lei complementar.

A

C
Cespe PCPE 23

33
Q

São princípios institucionais aplicáveis ao Ministério Público a vitaliciedade, a inamovibilidade e a irredutibilidade de subsídios.

A

E
São garantias!

Princípios institucionais são:
1. Unidade
2. Indivisibilidade
3. Independência funcional