Pneumologia Flashcards
Para o tratamento da pneumonia não hospitalizada adquirida na comunidade, que não utiliza antibiótico há 3 meses e sem comorbidades é apropriado utilizar: Amoxicilina (1 g c/8h), ou algum Macrolídeo como a azitromicina 500 mg e depois 250 mg c/24 h x 5 dias, ou Doxiciclina 100 mg c/12 h x 5 dias. Se eles têm comorbidades (como doenças cardíacas, diabetes mellitus, alcoolismo ou medo de resistência pneumocócica): alguns de Amoxicilina + Clavulanato ou Cefuroxime 1 g c / 24 h adicionados à azitromicina. Normalmente, a duração é de 5 dias. Se você suspeitar de gripe: Oseltamivir. Os esteróides estão em debate, mas podem ajudar. Algumas mudanças radiográficas e tosse podem levar 1,5 meses para melhorar, é normal.
Que tratamento você deve usar em caso de pneumonia adquirida na comunidade em alguém sem comorbidades? E se você tiver comorbidades como diabetes mellitus?
A gripe é um RNA vírus, classificado de acordo com seu componente H (hemaglutinina) e N (neuraminidase). São 18 e 11, respectivamente. Existem três tipos: influenza A (causando a maioria das infecções no mundo), gripe tipo B e gripe C. Algumas das cepas encontradas em circulação são: A H1N1, A H3N2, B Victoria e B Yamagata. Sua transmissão ocorre por 3 mecanismos: aerossol, gotículas ou Fomites.
O que significa H e N no vírus da gripe? Quais são as cepas circulantes atuais?
Idealmente, o tratamento da gripe deve ser administrado em < 48 horas de início dos sintomas. Com inibidores da neuraminidase, como o oseltamivir (Tamiflu) a 75 mg c/12 h x 5 dias. Amantadina e outros Adamanthans não são mais recomendados por causa de sua alta resistência. As complicações da gripe variam de pneumonia, otite média, sinusite, exacerbações de outros. Mas a tosse e o desconforto podem durar até > 2 semanas.
O que é o tratamento da gripe? Quanto tempo? Por quanto tempo a tosse pode persistir?
Frio comum, rinite aguda ou nasofaringite é a mesma coisa. Podemos defini-lo como uma infecção de vias aéreas altas com congestão, rinorreia, tosse, dor de cabeça, dor de garganta. Provavelmente a doença mais comum de todas, estima-se que um adulto terá entre 2-4 episódios por ano. O estresse e o tabagismo são os maiores fatores de risco, mas mesmo a privação do sono é a causa mais comum de rinovírus com 50%. Outros são o coronavírus (no inverno), a gripe (15% - embora isso seja melhor definido como “gripe”, não resfriado comum). Outros vírus que podem causar são enterovírus e adenovírus.
Como você descreveria um resfriado? Quais são seus maiores fatores de risco? Qual é a sua causa mais comum?
O diagnóstico de rinite aguda ou resfriado comum é clínico. Seu DDX mais importante é a sinusite bacteriana, eles sugerem: > 14 dias com sintomas, > 1 dos seguintes: dor facial, corrimento purulento, febre ou dor ao mover a cabeça. Outro importante é a faringite bacteriana por S. pyogenes, eles sugerem: linfadenopatia, ausência de tosse, exudato faríngeo e 5-15 anos de idade.
Quais são os efeitos mais importantes do resfriado comum? Quando pensar neles?