Dermatologia Flashcards
A sarna é uma infestação ectoparasítica relativamente contagiosa, também chamada de “Sarna”. Ela deriva do verbo latino scabere: scratch. Causada pelo ácaro feminino de Sarcoptes scabiei. É espalhado por contato próximo e estendido de pessoa para pessoa (raramente por Fomites porque sobrevive apenas 1-15 dias). 1-3 semanas de incubação. É endêmico para locais subdesenvolvidos com prevalência de até 50%. Existem 3 tipos: o comum (para 5-15 ácaros femininos, coceira à noite afetando a família), o de crostas ou sarna da Noruega (com pouca ou nenhuma coceira, crostas largas nos pés e nas mãos, imunossuprimidas e por milhões de ácaros) e o nodular (que é uma reação alérgica às fezes de ácaro na realidade).
Quem causa sarna? Por que é chamada de sarna? Quais são os 3 tipos?
A pitiríase versicolor ou tinea versicolor ou “doença do amor” é uma micose superficial causada por Malassezia spp (M. furfur, M. restrictta, M. obtusa, M. globosa); é obviamente caracterizada por várias máculas e manchas de várias cores (geralmente hipocromáticas). Tem prevalência de até 40% em regiões tropicais e 4% em tem perados; porque a transpiração, o uso de bloqueadores e a imunossupressão são fatores de risco. É uma das principais causas de consulta dermatológica.
Quem causa a piedade versicolor? Como ela se manifesta?
A mucormicose é uma infecção pelo grupo de fungos mofo/mucorais; é agressiva, angioinvasiva, mortal. 50% são Rhizopus (50%), Mucor 20% mas existem 9 famílias principais. A apresentação clínica varia de acordo com o imunocomprometimento; pessoas com malignidades hematológicas, diabetes mellitus, transplante de órgãos (até 2% em todos eles) estão em alto risco. A forma mais comum de transmissão é a inalação simples; a inoculação direta (como o trauma) pode ser feita.
Como é chamado o grupo de fungos causadores de mucormicose? Quais são os fatores de risco? Que mecanismo de transmissão tem?