Infectologia Flashcards
Para o tratamento do resfriado, a educação do paciente é muito importante. Descanso relativo, comer / dirigir bastante água (embora não haja muita evidência) são recomendados. Quanto ao tóx médico, AINEs para dor de cabeça e málgias, anti-histamínicos com descongestionantes para rinorreia são recomendados. Para tossir algumas intervenções com evidências são: mel, dextrometorfano, guaifenesina, bromhexina e nada mais. A oximetazolina (Afrin) é muito boa para a rinorreia por apenas <5 dias. Basicamente, sintomático. Não prescreva antibióticos, eles não têm utilidade.
Quais são as opções de tratamento para o resfriado? Qual é a evidência para a tosse?
A artrite séptica é uma emergência ortopédica. Nem toda artrite aguda é infecciosa ou séptica. O agente causador mais comum em geral é o Staphylococcus aureus, e se você usa drogas IV ou é hospitalizado, o MRSA é ainda mais comum. Em jovens sexualmente ativos, o agente causador mais comum é a Neisseria gonorrhoeae (eles também têm vesículas na pele). O segundo mais comum é o estreptococos (importante em recém-nascidos). Em pacientes com próteses, o mais comum é a estafilocococcus coagulase negativa (como a S. epidermidis).
Qual é a causa mais comum de artrite séptica em geral? Em jovens sexualmente ativos com artrite séptica e erupção cutânea, qual é o agente mais comum? Em caso de prótese?
A dengue, também chamada de “febre de quebra óssea”, é transmitida pela mosca do Aedes, especialmente o Aedes aegypti. É causada pelo vírus da dengue (um arbovírus), tecnicamente um flavivírus de RNA do qual existem 5 sorotipos. Essa é praticamente a única forma de infecção (embora a transmissão vertical e de transfusão de sangue tenha sido relatada). O vírus infecta células dendríticas na pele e depois viaja para o sistema linfático para se replicar.
Qual mosca a dengue se espalha? (Mnemo: há muita dengue no Egito) É RNA ou DNA? Quantos sorotipos de dengue existem?
A maioria das infecções por dengue é assintomática. Alguns sintomas e sinais clássicos: febre, náuseas, málgias e artralgia (eles chamam de “febre de quebra óssea”), dor retroocular. Na exploração há erupção cutânea em 50-80%, sendo maculopapular e típico como “ilhas brancas no Mar Vermelho”, 3 dias após a febre. Pode haver petéquias ou você pode causar-lhes com o teste de torniquete (inflar um baumanômetro entre pressão sistólica e diastólica por 5 minutos e, em seguida, esperar o máximo 2 para > 20 petéquias para aparecer em 2 cm2 de pele). Sintomas graves ou alarmantes de dengue: dor abdominal, vômitos persistentes, sangramento muco, letargia, hepatomegalia > 2 cm.
Quais são os sintomas clássicos/sinais da dengue? O que é dito para se assemelhar a erupção cutânea? Como você faria o teste de torniquete?
Estudos paraclínicos na dengue mostrarão leucopenia, trombocitopenia, mas hematócrito alto para vazamento extravagascular. Embora o período de incubação seja de 1 semana, o antígeno NS1 tem especificidade muito boa, útil em estágios iniciais. Há também IgM a partir de 5 dias e por 2 meses, e há IgG em 7 dias e para a vida.
Como você espera ver uma biométrica de sangue em caso de dengue? Qual antígeno é usado nos estágios iniciais? Quando a IgM é positiva?
O tratamento da dengue descomplicada é com paracetamol (evitar AINEs devido ao possível aumento do vazamento vascular e alteração nas plaquetas), hidratação adequada e cuidados com dados de alarme, como dor abdominal, vômitos persistentes, sangramento ou letargia. Ainda assim, a OMS sugere que os pacientes retornem 24-48 horas depois para monitorar sua condição. Existem várias vacinas sob investigação, mas por enquanto elas são recomendadas apenas se você já teve dengue confirmada. Além disso, é extremamente importante para recipientes de água vazios onde o Aedes aegypti pode se reproduzir.
Como é o tratamento da dengue em geral? Quando a vacina é recomendada? Qual é a medida de prevenção mais importante?
A esporotricose é uma micose subcutânea causada por Sporothrix schenckii. É relativamente comum no México. É adquirido inoculando você com algo contaminado, como plantas, solo (a jardinagem é um fator de risco). Na verdade, eles também chamam isso de “doença do jardineiro” ou “doença da pitada”), ou arranhões de animais (especialmente gatos). Pode ter várias formas clínicas: linfocutânea (75%), pele fixa (20-30%), disseminada (1%), extracutânea (principalmente pulmonar). Linfocutâneos são nódulos que seguem o caminho linfático.
Qual patógeno causa esporotricose? Por que eles chamam isso de doença do jardineiro? Qual é a forma clínica mais comum?
A ciguatera é uma intoxicação alimentar interessante por peixes tropicais (mera, agulha, peixe-marinho, por exemplo), mesmo que não cheire mal. Tecnicamente por uma ciguatoxina, embora a patogênese exata não seja conhecida. Com sintomas gastrointestinais típicos e parestesias, especialmente alodinia fria (disestesia ao tocar em objetos frios), ou sentir frio ao tocar quente. Eles também podem sentir seus dentes caindo. O tratamento é de suporte (como a gabapentina para sintomas neuropáticos).
Qual clínica pode causar envenenamento por ciguatoxina? Em que tipo de peixe ele está?
A intoxicação alimentar mais comum dos peixes é a escombroidose, que se parece com uma alergia porque as bactérias em peixes mimados liberam histamina. Normalmente essas bactérias são: Escherichia coli, Vibrio spp, Proteus, Klebsiella, Clostridioides ou Salmonella. O diagnóstico é inteiramente clínico. É tratado com anti-histamínicos, ou epinefrina, se grave; mas apenas medidas de suporte.
Qual é a intoxicação alimentar mais comum? Qual é a sua patogênese? Mnemônicos: um peixe com detritos causou a minha alergia
A clínica de febre reumática inclui uma história de amigdalite de faringe ou pioderma 3 semanas antes. Posteriormente, com os critérios de Jones é feito o diagnóstico (nem: CANCER), principal: Cardite (80%, onde a válvula mais afetada é a mitral), Artrálgias - poliartrite (85%), nódulos subcutâneos Meynet (10%), Sydenham Korea (15%), eritema do anel marginalizado (em tronco violeta 5%). Critérios menores: Febre, leucocitose, alto VSG, alta PCR. 2 maiores ou 1 maior + 2 menores são diagnósticos.
Quais são os critérios de Jones (lembre-se de CANCER)? Válvula cardíaca mais afetada?
A febre reumática pode ser evitada erradicando S. pyogenes a tempo, com Amoxicilina 500 mg a cada 8h x 10 dias (em caso de alergia: cefalosporinas ou azitromicina são opções). No entanto, se você já teve febre reumática não há nada específico ou para evitar a valvulopatia; embora o ácido acetilsalicílico melhore muito os sintomas (tanto que, se não melhorar, você deve duvidar do diagnóstico). O restante é sintomático, para cardite: como se fosse insuficiência cardíaca com esteróides, diuréticos e / ou IECAs; para artrite: AINEs, para coreia: Carbamazepina 15 mg / kg / dia ou valproato.
Existe tratamento para a febre reumática? Qual droga deve melhorar muito os sintomas? Quais são as opções para a Coreia?
Clostridium difficile (agora Clostridiodes difficile) é uma das causas mais comuns de diarreia hospitalar. Está em ascensão na incidência e gravidade globais. Eles chamam isso de colite pseudomembranosa. 1% de todas as pessoas saudáveis realmente têm isso. Mas a infecção em pacientes delicados no hospital é de cerca de 4%. Os maiores fatores de risco são o uso de antibióticos (todos), hospitalização, velhice, imunodeficiência, uso de inibidor da bomba de prótons. Mas também pode acontecer sem quaisquer fatores de risco. Para antibióticos, especialmente: clindamicina, fluoroquinolonas, cefalosporinas e carbapenemas.
Qual é o nome correto para Clostridium difficile? Quais antibióticos estão em maior risco?
Clostridium difficile (agora Clostridioides difficile) é um bacilo aeróbico gram+, que forma toxinas. As toxinas são A e B, que causam diarreia. É transmitido de pessoa para pessoa via fecal-oral; mas pode sobreviver por 5 meses em objetos inanimados. Clinicamente, pode se manifestar como diarreia ou dor abdominal leve ou grave. Pode até ser assintomático. Mas pode dar colite fulminante com inchaço grave, íleo / diarreia, sepse. O diagnóstico pode ser confirmado procurando toxinas nas fezes. É considerado grave se houver >15.000 leucócitos/mcL ou creatinina > 1,5 mg/dL.
Clostridium difficile (agora Clostridioides difficile) é um bacilo aeróbico gram+, que forma toxinas. As toxinas são A e B, que causam diarreia. É transmitido de pessoa para pessoa via fecal-oral; mas pode sobreviver por 5 meses em objetos inanimados. Clinicamente, pode se manifestar como diarreia ou dor abdominal leve ou grave. Pode até ser assintomático. Mas pode dar colite fulminante com inchaço grave, íleo / diarreia, sepse. O diagnóstico pode ser confirmado procurando toxinas nas fezes. É considerado grave se houver >15.000 leucócitos/mcL ou creatinina > 1,5 mg/dL.
O tratamento para Clostridioides diferentes não graves é a vancomicina (125 mg por via oral c/6 horas x 10 dias) ou a fidaxomicina (200 mg VO c/12h x 10 dias), ou o metronidazol (500 mg c/8 horas x 14 dias, não preferido mais). Um passo importante é parar todos os outros antibióticos desnecessários. Além disso, tome precauções para entrar em contato com um vestido e luvas para todos; lavar as mãos com água e sabão (álcool de gel não é suficiente). A cirurgia pode ser necessária se houver complicações como perfuração de megacólon ou intestino. O uso do transplante fecal é outra opção de tratamento em casos complexos.
Quais são os dois principais antibióticos usados para tratar Clostridium difficile? Como você deve lavar as mãos depois de tocar em uma fonte potencial de C. difficile?
Grama de coco + catalase positiva e coagulase positiva: Staphylococcus aureus.
Positivo e coagulase coagulase-negativo: S. epidermidis, S. hominis, S. haemoliticum, S. saprophyticus.
Coco Gram+ Catalase negativa em cadeias: Streptococcus, dos quais:
Grupo Streptoco A: Streptococcus pyogenes (beta-hemolítico), grupo B: S. agalactiae (beta-hemolítico)
Alfa-hemolítico: S. pneumoniae. Gama hemolítica: S. galolyticus (anteriormente S. bovis), S. milleri.
O que são cocos gram-positivos positivos catalase e coagulase negativa? Qual Streptococcus compõe o “Grupo A”? O que é o “grupo B”?