Neurologia Flashcards

1
Q

O estado epiléptico é definido como 5 minutos de convulsões clínicas ou EEG (convulsivas ou não convulsivas), ou > 1 convulsões recorrentes sem tempo de recuperação da consciência entre elas. Acontece em 5% dos epilépticos em algum momento. As causas são múltiplas, do mais comum ao menos: parar drogas, lesão cerebral, hipo/hipernatremia, alcoolismo, anoxia, paralisia cerebral, otite média ou febre, tumores; outras raras, como encefalite, lúpus, Still, púrpura trombocitopênica e múltiplas infecções; até mesmo drogas antiepilépticas.

A

Ele define status epilepticus? Qual é a sua causa mais comum? Pense em outras causas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A neuralgia do trigêmeo é caracterizada por episódios de dor aguda e unilateral grave de 1 ou mais ramos do nervo trigêmeo (ftálmico, maxilar e mandíbula). É mais comum em >50 e está associado à esclerose múltipla. A clínica pode ser desencadeada por coisas como lavar o rosto, fazer a barba, comer, resfriado ou calor. Os ataques podem durar de segundos a minutos, e pode haver até centenas por dia. Muitas vezes os pacientes vão ao dentista mais cedo porque a dor parece vir dos dentes.

A

Qual é a clínica de neuralgia do trigêmeo? Como os ataques podem ser desencadeados?

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O tratamento da neuralgia do trigêmeo: para dor carbamazepina (em 200-1200 mg/dia) ou oxcarbazepina, os menos utilizados são Lamotrigina ou Baclofeno e até toxina leve ou botulínica; para dor no sumatriptano agudo 3 mg subcutâneo. Se forem refratários ao tratamento, pode ser feita cirurgia descompressiva microvascular ou radiocirurgia. Fora da dor, parece não ter outras complicações.

A

Qual é o tratamento para a neuralgia do trigêmeo? E para um ataque agudo o que pode ser útil?

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly